por inkz » Dom Nov 25, 2012 15:32
lim(x,y)->(0,0) x² / (sqrt(x² + y²))
tentei resolver usando teorema do confronto, mas não deu muito certo..
fiz que 0 < ou = | x² / (sqrt(x² + y²)) | = x² / (sqrt(x² + y²)) < ou igual (não consegui essa parte do confronto)
me ajudem?

obrigado!!
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inkz
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por e8group » Dom Nov 25, 2012 16:56
Pensei em fazer assim :
Seja

, de modo que

.
Assim,

. Multiplicando toda desigualdade por

temos que ,

.
Visto que ,
Temos que ,

.
Editado , erro com código .
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e8group
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por e8group » Dom Nov 25, 2012 17:48
Ficou boa a resposta não , vou tentar arrumar um pouco .
Absurdo assumir que

.Tome por exemplo

e

.
Vamos supor que existe um

, para

em uma vizinhança do zero , de forma que

seja estritamente maior que zero e menor que

.
Isto é ,

que implica

.Multiplicando toda inequação por

temos ,

.
Uma vez que ,
Implicará que

.
O que acha ?
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por inkz » Dom Nov 25, 2012 18:59
olá, agradeço a resposta!!
de fato, não podemos assumir que a sua h(x,y) seja limitada entre 0 e 1.
mas agora me veio a idéia de usar aquele teorema que diz que
seja lim x->h f(x) = 0 e g(x) limitada, então
lim x->h [f(x) * g(x)] = 0
porém quando uma função é limitada?
digo.. podemos dizer que a sua h(x,y) (do primeiro post seu) é <= 0, certo?
isso caracteriza uma função limitada? já que sua imagem é [0, +oo[ ?
quanto a sua segunda resolução, gostei do método, mas sinceramente não entendi muito bem ):
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por e8group » Dom Nov 25, 2012 19:59
Eu definir

apenas para

em uma vizinhança do zero , isto é quando

.
Vamos usar a Idéias intuitiva do limite só para compreender o comportamento de

.
Façamos ,

. Vamos pegar valores testes , como por exemplo :

.

.
É fácil ver que ,

. Pela nossa hipótese ,existe um

quando

.
Dá última inequação , multiplicando por

.

.
Vamos novamente parti da idéia intuitiva de limite :
Vamos tomar

novamente . Vamos , ter :

.
Pela nossa hipótese ,

. Façamos então ,

, é obvio que

.
Agora faça o estudo com

.
Acredito que esta solução seja valida sim .Isso por que

e

. Vamos ver que os demais usuarios do ajuda matmática acham .
OBS .: Na próxima vez utilize o editor de fórmulas do fórum .
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por inkz » Dom Nov 25, 2012 22:12
agora ficou mais claro, e pude entender!!
parece razoável que seja realmente uma solução válida.
mas será que a que sugeri, de usar o teo de função limitada daria certo?
obrigado!!
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por e8group » Seg Nov 26, 2012 11:44
inkz escreveu:agora ficou mais claro, e pude entender!!
parece razoável que seja realmente uma solução válida.
mas será que a que sugeri, de usar o teo de função limitada daria certo?
obrigado!!
inkz escreveu:
mas será que a que sugeri, de usar o teo de função limitada daria certo?
Não posso afirmar isto ,eu aconselho você conversar com seu professor sobre isto . Eu já deparei com exercícios como este , só que uma variável . Realmente para estes casos eu acredito que o
Teorema do confronto seja melhor e mais aceito que o seu método proposto . Através deste teorema ,por exemplo ,podemos mostrar que

.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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