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[Cálculo] Introdução

[Cálculo] Introdução

Mensagempor Gabriel_DvT » Sex Mar 30, 2012 11:22

Bom dia, gente. Em primeiro lugar, estou bem satisfeito de ter encontrado este forum por acaso. Espero tirar minhas duvidas aqui e conseguir ajudar ao máximo sobre aquilo que sei.

Bom, estou começando a estudar cálculo para o curso de engenharia de computação e estou fazendo isso praticamente por conta própria. Meu professor não é nada bom. No livro "Calculo A", tem um exemplo resolvido e me surgiu uma dúvida. Primeiramente, o exemplo é:

Usando a definição, provar que:

lim_{x\to4} \left(x^2)=16

A resolução é a seguinte:
Vamoso mostrar que, dado \varepsilon>0 existe \delta>0, tal que:
|x^2-16|<\varepsilon sempre que 0<|x-4|<\delta
Da desigualdade que envolve \varepsilontemos:
|x^2-16|<\varepsilon
|x-4||x+4|<\varepsilon
Necessitamos agora substituir |x+4| por um valor constante. Neste caso vamos supor 0<\delta<=1 e então, de 0<|x-4|<\delta, seguem as seguintes desigualdades equivalentes: <--- (Eis a duvida 1): Por que fazer isso? Simplesmente não sei de onde ele tirou isso.

Continuando...
|x-4|<1
-1<x-4<1
3<x<5
7<x+4<9
Portanto, |x+4|<9
Escolhendo \delta=min(\varepsilon/9,1), temos que, se |x-4|<\delta, então <---- Também não compreendi esse \delta=min
|x^2-16|=|x-4||x+4|<\delta*9

Espero que tenham paciencia pra me ajudar.
Fico grato desde já :D
Gabriel_DvT
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Re: [Cálculo] Introdução

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 30, 2012 17:48

Gabriel_DvT escreveu:Usando a definição, provar que:

lim_{x\to4} \left(x^2)=16


Gabriel_DvT escreveu:A resolução é a seguinte:
Vamoso mostrar que, dado \varepsilon>0 existe \delta>0, tal que:
|x^2-16|<\varepsilon sempre que 0<|x-4|<\delta
Da desigualdade que envolve \varepsilontemos:
|x^2-16|<\varepsilon
|x-4||x+4|<\varepsilon
Necessitamos agora substituir |x+4| por um valor constante. Neste caso vamos supor 0<\delta<=1 e então, de 0<|x-4|<\delta, seguem as seguintes desigualdades equivalentes: <--- (Eis a duvida 1): Por que fazer isso? Simplesmente não sei de onde ele tirou isso.


Você deseja analisar o que acontece quando x está próximo de 4. Nesse sentido, podemos nos concentrar apenas no intervalo 4 - 1 < x < 4 + 1. Também poderíamos, se quiséssemos, nos concentrar apenas no intervalo 4 - 1/2 < x < 4 + 1/2. Ou ainda, nos concentrar apenas no intervalo 4 - 1/4 < x < 4 + 1/4. Em resumo, escolhendo qualquer número \delta tal que 0 < \delta \leq 1 , podemos nos concentrar apenas no intervalo 4 - \delta < x < 4 + \delta .

Em particular, por simplicidade, vamos escolher nos concentrar no intervalo 4 - 1 < x < 4 + 1. Lembrando que pela definição de limites o x não precisa ser igual a 4, essa inequação é equivalente a 0 < |x - 4| < 1 . Ou seja, olhando para definição de limite, nós estamos escolhendo \delta = 1 .

Gabriel_DvT escreveu:Continuando...
|x-4|<1
-1<x-4<1
3<x<5
7<x+4<9
Portanto, |x+4|<9
Escolhendo \delta=min(\varepsilon/9,1), temos que, se |x-4|<\delta, então <---- Também não compreendi esse \delta=min
|x^2-16|=|x-4||x+4|<\delta*9



Vamos agora somar 4 a ambas as partes da desigualdade 4 - 1 < x < 4 + 1. Desse modo, temos que 7 < x + 4 < 9. Note que o número x + 4 está no intervalo (7, 9). Isso significa que esse número é positivo e portanto podemos escrever que x + 4 = |x + 4| nesse intervalo. Desse modo, podemos dizer que |x + 4| < 9.

Fazendo então 0< |x - 4| < \frac{\varepsilon}{9} , note que podemos afirmar que:

\left|x^2 - 16\right| = |x - 4||x + 4| < \frac{\varepsilon}{9}\cdot 9 = \varepsilon

Lembrando da definição de limites, note que fazer 0< |x - 4| < \frac{\varepsilon}{9} significa que escolhemos \delta = \frac{\varepsilon}{9} .

Ora, lembre-se também que antes tínhamos escolhido \delta = 1 .

Finalmente, vamos usar qual desses dois valores de \delta ? Nós vamos usar o menor dos dois, isto é, vamos escolher \delta = \min \left\{\frac{\varepsilon}{9},\,1\right\} (aqui a notação \min \{a,\, b\} representa o menor dos dois valores a e b. Por exemplo, \min \{1,\,2\} = 1).

Mas por que escolher o menor dos dois? Escolhendo \delta como o menor dos dois valores, vamos garantir que duas relações irão acontecer:

(i) |x + 4| < 9 ;

(ii) |x - 4| < \frac{\varepsilon}{9} .

Sendo assim, para essa escolha de \delta podemos dizer que:

0 < |x - 4| < \delta \Rightarrow \begin{cases} |x + 4| < 9 \\ \\ |x - 4| < \dfrac{\varepsilon}{9} \end{cases} \Rightarrow |x + 4|\cdot |x - 4| < \dfrac{\varepsilon}{9}\cdot 9 \Rightarrow \left|x^2 - 16\right| < \varepsilon

Em resumo, provamos que dado um \varepsilon  > 0 existe um \delta > 0 (que é definido como \delta = \min \left\{\frac{\varepsilon}{9},\,1\right\} ) tal que:

0 < |x - 4| < \delta \Rightarrow \left|x^2 - 16\right| < \varepsilon

Mas isso é exatamente a definição formal para:

\lim_{x\to 4} x^2 = 16

Gabriel_DvT escreveu:Bom, estou começando a estudar cálculo para o curso de engenharia de computação e estou fazendo isso praticamente por conta própria.


Se você tiver interesse em assistir videoaulas sobre Cálculo, então eu gostaria de recomendar o meu canal no YouTube:

http://www.youtube.com/LCMAquino

Eu espero que ele possa lhe ajudar em seus estudos.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?