por ARCS » Sex Fev 10, 2012 19:12
Estou estudando as demonstrações dos métodos de integração numérica, um destes métodos é a Regra do Trapézio (RT). A demostração da RT pode ser feita usando o polinômio de Newton ou de Lagrange (os mesmos usados para interpolação). O problema é que eu não entendi a seguinte passagem ( o cálculo de um simples integral) :
![\int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) dx = f[a,b] \left[ \frac{(x-a)^2}{2}\right]_{a}^{b} \int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) dx = f[a,b] \left[ \frac{(x-a)^2}{2}\right]_{a}^{b}](/latexrender/pictures/b80f2452f2b556ef7ef17cf4c9d32cb9.png)
(1)
isso não seria
![\int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) dx = f[a,b] \left[ \frac{x^2}{2}-ax\right]_{a}^{b} \int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) dx = f[a,b] \left[ \frac{x^2}{2}-ax\right]_{a}^{b}](/latexrender/pictures/397a3f7df0e51916fbb6f471852b7e8a.png)
(2)
Usando (1) chega-se a fórmula correta.
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ARCS
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por LuizAquino » Sáb Fev 11, 2012 11:34
ARCS escreveu:![\int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) \, dx = f[a,b] \left[ \frac{(x-a)^2}{2}\right]_{a}^{b} \int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) \, dx = f[a,b] \left[ \frac{(x-a)^2}{2}\right]_{a}^{b}](/latexrender/pictures/e330afc042619b15c6a40f5db4ce5575.png)
(1)
isso não seria
![\int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) \, dx = f[a,b] \left[ \frac{x^2}{2}-ax\right]_{a}^{b} \int_{a}^{b} f[a,b] (x-a) \, dx = f[a,b] \left[ \frac{x^2}{2}-ax\right]_{a}^{b}](/latexrender/pictures/cd9474e3e13e6b5f979d3375af654afc.png)
(2)
Tanto faz.
Usando a substituição u = x - a e du = dx, temos que:

Podemos ainda resolver a integral de outra forma:

Ambas as primitivas são corretas. Além disso, note que:
![\int_a^b x -a \, dx = \left[\frac{(x-a)^2}{2}\right]_a^b = \frac{(b-a)^2}{2} \int_a^b x -a \, dx = \left[\frac{(x-a)^2}{2}\right]_a^b = \frac{(b-a)^2}{2}](/latexrender/pictures/a6e866b3d2850ce7c6118ab9a7e20225.png)
![\int_a^b x - a \, dx = \left[\frac{x^2}{2} - ax\right]_a^b = \frac{b^2}{2} - ab - \frac{a^2}{2} + a^2 = \frac{b^2 -2ab + a^2}{2} = \frac{(b-a)^2}{2} \int_a^b x - a \, dx = \left[\frac{x^2}{2} - ax\right]_a^b = \frac{b^2}{2} - ab - \frac{a^2}{2} + a^2 = \frac{b^2 -2ab + a^2}{2} = \frac{(b-a)^2}{2}](/latexrender/pictures/2df6b949d8b2920bcd88c7d2a26aa64c.png)
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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