por elyjunior » Seg Set 26, 2011 22:59
Professor, pode tirar uma dúvida?
Está certo essa resolução de limite no infinito?
lim x? - 2 / 2x³ + 5x =
x-> -?
(x? -2) ? 1 / 2x³ + 5x¹ =
(x? -2) ? (2x?³+ 5x?¹) =
2x¹ + 5x³ - 4x?³ - 10x?¹=
2.1/x?¹ + 5.1/x?³ - 4.1/x³ - 10.1/x¹=
2.1/x?¹= -?
5.1/x?³= -?
-4.1/x³= 0
-10.1/x¹= 0
SOL: -?
Então, está correta? se não, pode corrigir por favor?
Agradecido.
Ah, e as suas aulas são muito boas, salvam muita gente que faz disciplinas de eng., até recomendei p/ alguns amigos da sala! Obg
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elyjunior
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por Renato_RJ » Ter Set 27, 2011 13:44
Campeão, acho que o tópico não foi direcionado para mim, pois ainda não estou formado, mas posso dar uma sugestão ??
Já pensou em colocar o

em evidência ?? Veja:

Quando aplicar o limite, o numerador tenderá a 1 (pois

) e o denominador a 0 pela esquerda, isto é, pelos números menores do que zero, logo o limite tenderá a

.
Espero não ter errado nada e, com isso, ter lhe ajudado...
Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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Renato_RJ
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por LuizAquino » Ter Set 27, 2011 17:09
elyjunior escreveu:(x? -2) ? 1 / 2x³ + 5x¹ =
(x? -2) ? (2x?³+ 5x?¹) =
O seu erro começou nesse passo.
Note que se a e b são não nulos, então tipicamente teremos

.
Por exemplo, note que:
(i)

(ii)

Comparando (i) e (ii), temos que

.
Para calcular esse limite, um procedimento correto é usar o que foi indicado por Renato_RJ.
ObservaçõesEm sua mensagem você escreveu:
elyjunior escreveu:lim x? - 2 / 2x³ + 5x =
x-> -?
Interpretando ao "pé da letra" isso é o mesmo que:

Entretanto, ao que parece você deseja na verdade o limite:

Nesse caso, você deveria ter escrito algo como:
lim (x? - 2) / (2x³ + 5x)
x-> -?
Note a importância de usar os parênteses (e os outros delimitadores) de forma adequada!
Aproveito ainda para indicar que você procure usar o LaTeX na escrita das notações matemáticas. Para saber mais a respeito disso, veja o tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCodeviewtopic.php?f=9&t=74Se precisar, use também o
Editor de Fórmulas disponível na criação de suas mensagens.
Por fim, eu gostaria de lhe dar uma dica.
Não direcione a sua mensagem para um usuário específico do fórum! Lembre-se que a ideia em um fórum é que todos podem ajudar!
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LuizAquino
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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