• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

DIFERENCIAIS

DIFERENCIAIS

Mensagempor Lismara » Qua Jun 22, 2011 23:27

Através de diferencias podemos calcular a derivada DX/DY , se X e Y forem funções de uma terceira variável , neste caso a derivada DX/DY da função associada a equação XY-2X+Y=5 é

x\frac{dx}{dx}+y\frac{dy}{dx}-2\frac{dx}{dx}+1\frac{dy}{dx}
\left(x-2 \right)+\left(y+1 \right)\frac{dy}{dx}
\frac{dy}{dx}=-\frac{\left(x-2 \right)}{y+1}

resolvi assim, mas não está correta, alguém pode me ajudar, para eu saber o que estou fazendo de errado?
Lismara
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Ago 31, 2009 22:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: cursando

Re: DIFERENCIAIS

Mensagempor MarceloFantini » Qua Jun 22, 2011 23:47

Você quer derivar implicitamente e encontrar \frac{\rm{d}x}{\rm{d}y} ou \frac{\rm{d}y}{\rm{d}x}? Ou é outra coisa?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: DIFERENCIAIS

Mensagempor carlosalesouza » Qui Jun 23, 2011 02:50

Me parece que nossa cara colega se confundiu um pouco na interpretação do problema...

Está com cara de um exercício simples, voltado a quem está começando a aprender sobre diferencial, não é?

Assim, creio que o que se procura seja a derivada dy/dx... o que confunde muita gente, quando está entrando nesse assunto, é entender a diferença entre derivada e diferencial...

Lismara, a diferencial dy é igual à derivada da função y em razão de x multiplicada pela diferencial dx, que é sempre igual ao \Delta x, correto?

Assim, por lógica pura e simples, se dy = y'\cdot dx\Rightarrow \frac{dy}{dx}=y', ou seja, a razão entre as duas diferenciais é a derivada da função y... ok?

Então, pra encontrar a derivada de uma funçao, podemos diferenciar cada termo e, isolando os fatores comuns dy e dx, isolando-os do mesmo lado da igualdade na forma de uma fração dy/dx teremos, por equivalência, a derivada da função...

Agora, vamos parar de conversa e demonstrar o problema? rs

xy-2x+y=5

Diferenciando cada termo:
\\
xy = f(uv)|(u=x,du=dx);(v=y,dv=dy)\Rightarrow d(uv)=u.dv+v.du = x.dy+y.dx\\
-2x \rightarrow -2dx\\
y\rightarrow dy\\
5\rightarrow 0

A expressão, então, será:
\\
xdy+ydx-2dx+dy=0\\
dx(y-2)+dy(x+1)=0\\
dy(x+1)=-dx(y-2)\\
\frac{dy}{dx}=\frac{2-y}{x+1}

Correto?

Conclusão, sua resposta final está correta, mas, eu te aconselho a observar com bastante atenção seu desenvolvimento, pois as diferenciais que vc usou não fazem sentido... ou melhor, elas não deveriam estar como frações... só existe o numerador de cada fração que aparece na primeira linha do seu desenvolvimento, afinal, se fôssemos trabalhar a partir desta primeira linha, não conseguiriamos chegar algebricamente à resposta que chegamos, concorda? a começar pelo fato que x.dx/dx = x e por aí afora... rs

Enfim... se permanecer alguma dúvida... só dar um grito, heheheh

Um abraço
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
carlosalesouza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 17:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática -LIC
Andamento: cursando

Re: DIFERENCIAIS

Mensagempor Lismara » Qui Jun 23, 2011 18:40

Obrigada Carlos Alexandre, eu achava que era essa resposta, mas não tinha ideia de como chegar nela.
Mas acho que estamos fazendo o mesmo curso, só somos de tutores diferentes não é?
De qual turma vc é?
Eu sou da turma 2 e meu pólo é Faxinal, sou de Mauá da Serra.
Lismara
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Ago 31, 2009 22:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matemática
Andamento: cursando

Re: DIFERENCIAIS

Mensagempor carlosalesouza » Sáb Jun 25, 2011 01:22

Verdade verdadeira... rs

Sou da turma 1, de Apucarana...

Minha tutora de cálculo é a Lynlia... rs
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
carlosalesouza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 17:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática -LIC
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?