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Derivadas

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Mensagempor leha » Sáb Jun 13, 2009 19:43

Pessoal gostaria de pedir a ajuda de voçes para analizar se está certo ou não? Obrigado e fiquem com Deus

De uma longa folha retangular de metal, com 30cm de largura, deve-se fazer uma calha, dobrando as bordas perpendicularmente a folha. quantos centimetros devem se dobrados, de cada lado, de modo que a calha venha a ter capacidade maxima. Gostaria de saber se esta minha resolução está certa caso contrario peço ajuda.
Resolução: f(x)= x(30-2x)
f(x)= -2x²+30x
f'(x)=-4x+30
f''(x)= x=30/4=7,5
Teste para x=7,5 na derivada de 2°ordem f''(x)
f''(7.5)= 7,5<0
fmaximo= f(7,5)= 2(7,5)^2 + 30(7,5)
= 30+225=255
fmaximo=255
leha
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Re: Derivadas

Mensagempor leha » Ter Jun 16, 2009 00:55

E ai pessoal será que ninguem pode me ajudar a analizar essa questão para ver se esta certa?
leha
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Re: Derivadas

Mensagempor Molina » Ter Jun 16, 2009 01:03

Oi leah,

Desculpe, mas da onde você tirou esta função: f(x)= x(30-2x) ?
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Re: Derivadas

Mensagempor leha » Ter Jun 16, 2009 09:09

Meu amigo molina essa função saiu do problema postado abaixo. O negocio é tentar montar a função e derivar e ai aplicar para ver se ela é maximo e minimo. Por isso eu não sei se está função esta certa. Podes me ajudar. Abraço e fique com Deus
leha
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Re: Derivadas

Mensagempor leha » Ter Jun 16, 2009 09:10

Meu amigo molina essa função saiu do problema postado abaixo. O negocio é tentar montar a função e derivar e ai aplicar para ver se ela é maximo e minimo. Por isso eu não sei se está função esta certa. Podes me ajudar. Abraço e fique com Deus
leha
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Re: Derivadas

Mensagempor Marcampucio » Ter Jun 16, 2009 13:32

A solução que você deu está correta leha. Só para confirmar, note que a função da secção da calha é uma parábola com a concavidade para baixo, cujo vértice é o seu ponto de máximo.

f(x)=x(30-2x)\rightarrow f(x)=-2x^2+30

o vértice está em x=\frac{-b}{2a}\rightarrow x=\frac{-30}{-4}=7,5
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?