por Thainara » Qui Mai 19, 2016 12:08
As diagonais de um losango estão entre si na razão 1:3.Se o lado desse losango mede 5cm, a sua área, em centímetros quadrados é:
a)15 d)25\sqrt[]{10}
b)25 e)30\sqrt[]{10}
c)30
Eu sei que para calcular a área de um losango basta eu multiplicar duas diagonais e dividir por 2,mas como encontro o valor das diagonais?
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por Daniel Bosi » Qui Mai 19, 2016 14:13
Olá Thainara,
Primeiro devemos perceber que as diagonais do losango estão entre si na razão 1:3, o que significa que a diagonal maior é o triplo da menor:

Se sabemos que o lado do losango mede 5, podemos pensar que o lado do losango é uma hipotenusa cujos catetos são as metades das diagonais. Usando o Teorema de Pitágoras:

Como sabemos que

:

Se você resolver essa equação vai encontrar o valor de
![d=\sqrt[]{10} d=\sqrt[]{10}](/latexrender/pictures/bdc6256e2fe6dfea220a4abee29f6531.png)
, que é a diagonal menor. A diagonal maior é

, portanto basta multiplicar o valor de

por 3 e encontrar
![D=3\times\sqrt[]{10} D=3\times\sqrt[]{10}](/latexrender/pictures/020d6658192a05ce57cd2137b2be9ffe.png)
.
O resultado final da área do losango deve ser 15.
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por Thainara » Qui Mai 19, 2016 15:27
Muito obrigada Daniel!Agora eu consegui resolver a questão!
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Qua Jun 15, 2011 10:57
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por amanda_k » Sáb Out 14, 2017 22:28
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Sáb Out 14, 2017 22:28
Geometria Analítica
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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