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CUBO

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Mensagempor Thassya » Seg Out 11, 2010 21:46

Por favor me ajudem com essa questão!!!
URGENTEEEEEEEEEEEEEEE

Uma fatia de 3cm de espessura é cortada de um cubo, deixando um volume de 108cm CUBICOS . Encontre o
comprimento do lado do cubo original
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Re: CUBO

Mensagempor MarceloFantini » Ter Out 12, 2010 04:21

Vamos chamar o lado do novo cubo de a. Então a^3 = 108, e o lado do volume antigo será a+3. a = \sqrt[3]{108} = 3 \sqrt[3]{2^2} e o lado a+3 = 3 \sqrt[3]{2^2} + 3 = 3(1 + \sqrt[3]{2^2})
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Re: CUBO

Mensagempor Augusto Evaristo » Sáb Out 16, 2010 01:33

Fantini escreveu:Vamos chamar o lado do novo cubo de a. Então a^3 = 108, e o lado do volume antigo será a+3. a = \sqrt[3]{108} = 3 \sqrt[3]{2^2} e o lado a+3 = 3 \sqrt[3]{2^2} + 3 = 3(1 + \sqrt[3]{2^2})


Cara Thassya e Caro Fantini,

É um prazer trazer a minha participação para essa questão.

Tenho a corrigir humildemente um tetalhe, e peço desde já sua permissão.

Quando a questão chama a figura geométrica de cubo, implica em dizer que ela tem as arestas iguais e seu volume será dado pela seguinte fórmula:

V={a}^{3}

No entanto, a questão diz que desse cubo é retirada uma fatia, observemos bem, uma fatia e tão somente uma fatia, que significa seccionar o cubo, e no tamanho de 3 cm de espessura, o que implica dizer que interfere em apenas uma das medidas da figura que passará a se chamar paralelepípedo. Corrijam-me se eu estiver errado. Logo a medida do seu volume será dada pelo produto da base com a altura e a profundidade será dada agora pela seguinte fórmula:

V=a.a.(a-3)
V={a}^{2}.(a-3)
V={a}^{3}-3a
{a}^{3}-3a=180
{a}^{3}-3a-180=0

Agora deixo para você desenvolver essa equação cúbica por Cardano.

Foi um prazer ajudar.
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Re: CUBO

Mensagempor Elcioschin » Sáb Out 16, 2010 18:50

O Augusto está com razão, com duas ressalvas:
O correto é 108 e não é 180.
Não é necessário Cardano:

a³ - 3a² - 108 = 0 ----> 108 = 2²*3³ ----> Divisores de 108: + - 1, 2, 3, 4, 6,12, 27, 36, 54, 108,

(a - 3)*a² = 108 ----> (a - 3)*a² = 3*36 ----> (a - 3)*a² = 3*6² ----> a = 6
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Re: CUBO

Mensagempor Augusto Evaristo » Dom Out 17, 2010 16:06

Elcioschin escreveu:O Augusto está com razão, com duas ressalvas:
O correto é 108 e não é 180.
Não é necessário Cardano:

a³ - 3a² - 108 = 0 ----> 108 = 2²*3³ ----> Divisores de 108: + - 1, 2, 3, 4, 6,12, 27, 36, 54, 108,

(a - 3)*a² = 108 ----> (a - 3)*a² = 3*36 ----> (a - 3)*a² = 3*6² ----> a = 6




Olá Elciochin,

Agradeço pelas suas ressalvas. É esse o espírito desse forum.

Parabéns!
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Re: CUBO

Mensagempor MarceloFantini » Dom Out 17, 2010 16:14

E eu o agradeço por ter consertado a resolução. Obrigado.
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Re: CUBO

Mensagempor Caroline Maul » Qua Out 20, 2010 21:20

Elcioschin escreveu:O Augusto está com razão, com duas ressalvas:
O correto é 108 e não é 180.
Não é necessário Cardano:

a³ - 3a² - 108 = 0 ----> 108 = 2²*3³ ----> Divisores de 108: + - 1, 2, 3, 4, 6,12, 27, 36, 54, 108,

(a - 3)*a² = 108 ----> (a - 3)*a² = 3*36 ----> (a - 3)*a² = 3*6² ----> a = 6


Perdoe minha ignorância, mas no final o que vc fez... pegou os termos elevados ao mesmo expoente e igualou???
Assim: a-3=3 -> a=6 ou a²=6²->a=6?? Caso foi isso, esse método pode sempre ser usado em multiplicações no estilo dessa??
O negócio dos divisores foi só pra encontrar valores que pudessem ser usados dessa forma??

Desde já agradeço a resposta!!
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Re: CUBO

Mensagempor MarceloFantini » Qua Out 20, 2010 21:26

Não, não pode fazer isso sempre. Ele fez isso porque assumiu que a solução era inteira.
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Re: CUBO

Mensagempor Caroline Maul » Qua Out 20, 2010 21:45

Fantini escreveu:Não, não pode fazer isso sempre. Ele fez isso porque assumiu que a solução era inteira.


Mas foi isso mesmo que ele fez, né? E sempre que eu puder assumir como sendo inteira posso usar isso???
Editado pela última vez por Caroline Maul em Qua Out 20, 2010 21:58, em um total de 1 vez.
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Re: CUBO

Mensagempor MarceloFantini » Qua Out 20, 2010 21:48

Caroline, não se bitole nisso. Não é regra geral.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?