por Caroline Oliveyra » Dom Jul 10, 2011 13:34
Oi! [eu de novo

]
Tem um exrcício aki numa das minhas listas que pede para eu verificar que as equações dadas são de uma circunferência, achar o centro e o raio.
Eu sei que pra uma eq. representar uma circunferência ele deve se encaixar em três condições: os coeficientes de

e de

devem existir e devem ser iguais; não pode existir coeficiente para

e

deve ser maior que 0. Na equação

eu achei o
centro (coeficiente de x

e coeficiente de

) mas não sei como achar o raio.
Eu tenho que passar essa equação para a forma reduzida? Eu não lebro se aprendi a fazer isso no ensino médio. Como posso demonstrar que essa eq. representa uma circunferência?
Na eq.

não tem nem termo independente, como se acha o raio disso?
MUITO obrigada desde já a quem puder me ajudar!!!
Grande beijo!

"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
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Caroline Oliveyra
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por Caroline Oliveyra » Dom Jul 10, 2011 15:45
Nuss, que confusão que eu fiz aqui... nem eu to entendendo mais o que eu postei... o.O'
Bom, eu já entendi o exercício em que eu estva em dúvida.
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por giulioaltoe » Dom Jul 10, 2011 21:21
caroline, acho que fica mais facil se voce tental analisar achando as possiveis multiplicaçoes da qual sairam os termos, se voce analisar primeiramente o termo elevado ao quadrado e os termos que apresentam x e fazer um produto notavel dele o termo que sobrar, ou seja oque voce nao analisou vai ser um numero solto, entao apos voce analisar o X e o Y, voce compensa a equação! ex:
x²-4x+y²+10y, sem prestar atenção no 13 uma possivel multiplicação seria (x-2)² = x²-4x+4 e (y+5)²= y²+10y+25, mas como a funcao inicial o termo C é 13 subeentende-se que o R=16 pois x²-4x+y²+10y+29=16 e quando se subtrai 16 dos dois lado para igualar a equação a 0 ela volta a equação inicial

na outra questao tem que fazer a mesma coisa.... analisar e depois ver quanto falta para zerar a função que vai ser o provavel R
ainda na lista 4?
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por Caroline Oliveyra » Ter Jul 12, 2011 14:25
Ah, eu consegui fazer depois... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu tava histérica quando postei!
Brigada assim mesmo XD
Bjo!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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