por Emilia » Ter Fev 08, 2011 21:35
Preciso de ajuda com estes exercícios, não consegui o desenho do exercício 2.
1. Um poliedro convexo possui 2 faces hexagonais e 12 faces triangulares.
a) Determine o número de arestas desse poliedro.
b) Determine o número de vértices desse poliedro.
2 .a) Quantos planos existem passando pelo ponto médio de um segmento AB dado?
b) Quantos deles (dos planos que passam pelo ponto médio) são perpendiculares ao segmento?
c) A figura mostra representados o segmento AB e o plano alfa , passando pelo seu
ponto médio M. Que relação existe entre as distâncias entre esse plano e as
extremidades A e B, do segmento? Ou seja, que relação existe entre os segmentos AA' e
BB' ?
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por girl » Sex Fev 11, 2011 10:45
1a)
2 hexágonos = 2.6lados=12 lados
12 triangulos = 12.3lados=36 lados
total 12+36 = 48 lados
Como cada dois lados determinam uma aresta, há 48/2 = 24 arestas
b)Utilize a "Relação de Euler": V - A +F = 2
V - 24 + (2+12) = 2
V = 24 -14+2
V = 12 vértice
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por LuizAquino » Sáb Fev 12, 2011 11:38
Emilia escreveu:2 .a) Quantos planos existem passando pelo ponto médio de um segmento AB dado?
b) Quantos deles (dos planos que passam pelo ponto médio) são perpendiculares ao segmento?
c) A figura mostra representados o segmento AB e o plano alfa , passando pelo seu
ponto médio M. Que relação existe entre as distâncias entre esse plano e as
extremidades A e B, do segmento? Ou seja, que relação existe entre os segmentos AA' e
BB' ?
a) Dado um ponto qualquer, existem infinitos planos passando por ele.
b) Apenas um. Se o plano é perpendicular ao segmento, então o vetor diretor desse segmento corresponde a um vetor normal do plano. Além disso, o plano deve passar pelo ponto médio desse segmento. Dados um ponto
(x0, y0, z0) e um vetor normal
(a, b, c), determinamos apenas um plano, cuja equação é dada por

.
c) Se o plano for perpendicular ao segmento, então os segmentos AA' e BB' sempre irão representar, respectivamente, a hipotenusa dos triângulos retângulos AMA' e BMB'. Nesse caso, aplicando o Teorema de Pitágoras em ambos os triângulos, obtemos que

. Já se o plano não for perpendicular ao segmento, não há muito o que afirmar.

- Plano perpendicular a AB passando por seu ponto médio.
- plano.png (9.24 KiB) Exibido 9131 vezes
ObservaçãoDa próxima vez que a questão tiver uma figura, por favor poste-a também. Caso seja necessário, você pode criar suas figuras usando um programa como o
GeoGebra. Para esse programa em particular, você pode encontrar um curso no meu canal no YouTube, cujo o endereço é:
http://www.youtube.com/LCMAquino
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por Emilia » Sáb Fev 12, 2011 12:07
Luiz Aquino, muito obrigada.
Não coloquei a figura justamente por não saber como fazê-lo, mais uma vez agradeço a orientação.
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por LuizAquino » Sáb Fev 12, 2011 13:25
Emilia escreveu:Não coloquei a figura justamente por não saber como fazê-lo
Não tem problema. Pelo menos agora você conhece uma opção para fazê-la!
Aliás, aproveito para dizer que, na minha opinião, é quase uma "obrigação" de qualquer Professor de Matemática atual dominar uma ferramenta como o GeoGebra. Por isso, comece a estudá-lo o quanto antes!
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por Lua » Sáb Fev 12, 2011 19:13
Meu caro e querido colega, antes quero agradecer por tamanha generosidade .... olha esta figura é neste estilo, mas não nessa ordem. considerendo a mesma, vc modifica o angulo de 90° que fica A' e B' ( AA'M e BB'M ) as demais seguem, portanto a resposta muda??????????
Também estou no aguardo urgenteee da mesma.
Obrigada
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por Lua » Sáb Fev 12, 2011 19:18
A figura mostra representados o segmento AB e o plano ? , passando pelo seu ponto médio M. Que relação existe entre as distâncias entre esse plano e as extremidades A e B, do segmento? Ou seja, que relação existe entre os segmentos AA' e BB' ?
Como se faz para inserir imagem aqui ?? pois fiz a figura mas num cola aqui
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por LuizAquino » Dom Fev 13, 2011 00:07
Lua escreveu:(...) olha esta figura é neste estilo, mas não nessa ordem. considerendo a mesma, vc modifica o angulo de 90° que fica A' e B' ( AA'M e BB'M ) as demais seguem, portanto a resposta muda??????????
Sim. Obviamente a reposta muda.
De qualquer modo, considerando que A', M e B' são colineares como na figura anterior, o que irá alterar é que os triângulos AMA' e BMB' não serão mais retângulos. Ainda assim, os ângulos internos dos triângulos em M serão congruentes, já que por M temos que eles são opostos pelo vértice. O que podemos fazer é aplicar a Lei dos Cossenos:


A partir daí podemos manipular para obter alguma relação, lembrando que

.
Lua escreveu:Como se faz para inserir imagem aqui ?? pois fiz a figura mas num cola aqui
Use a opção Anexar arquivo.

- Anexar.png (15.34 KiB) Exibido 8976 vezes
Em seguida, use o botão "Colocar na linha".

- Colar na linha.png (12.76 KiB) Exibido 8976 vezes
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por Lua » Dom Fev 13, 2011 10:17
Caro amigo, acho q não me expressei direito na minha colocação sem imagem:
A figura mostra representados o segmento AB e o plano ? , passando pelo seu ponto médio M. Que relação existe entre as distâncias entre esse plano e as extremidades A e B, do segmento? Ou seja, que relação existe entre os segmentos AA' e BB' ?
A figura fica idem a postada por vc, mas modifica-se no angulo de 90° pois o angulo de 90° existe em AÂ'M e em BB'M
os triangulos são retangulos, pois os angulos A' e B' são de 90°,
ai vem a pergunta:
A figura mostra representados o segmento AB e o plano ? , passando pelo seu ponto médio M. Que relação existe entre as distâncias entre esse plano e as extremidades A e B, do segmento? Ou seja, que relação existe entre os segmentos AA' e BB' ?
Agora espero ter anexado a imagem corretamente pra vc ver.
Grata pelo carinhu e apoio.
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por Lua » Dom Fev 13, 2011 10:23
Caro amigo eu consegui achar o item de anexar arquivo, ai eu procuro nos meus doc. e então fica dentro da caixinha ai so aparece oq esta na frente que é o item adicionar um arquivo, mas clicando la num anexa e esta outra opção q vc me auxiliou "colocar na linha" num sei onde se encontra e resumindo, num consigo anexar.
me orienta pois preciso dessa resposta ate amanha,,,,,,,,,, aiii!!!!!!
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por LuizAquino » Dom Fev 13, 2011 16:43
Siga os passos para anexar uma imagem (ou qualquer outro arquivo):
- Clique em "Anexar aquivo", como ilustra a primeira figura que enviei antes.
- Clique no botão "Enviar arquivo...". Uma janela será aberta para que você possa selecionar um arquivo desejado. Após selecioná-lo, clique no botão "Adicionar um arquivo".
- Após o envio ser processado, você verá abaixo de sua janela de edição a segunda figura que enviei antes. Agora, posicione o cursor no local do texto onde você quer que a imagem seja colocada. Em seguida, clique no botão "Colocar na linha". Você verá que na sua janela de edição irá aparecer na posição que você escolheu algo como:
- Código: Selecionar todos
[attachment=1]imagem.png[/attachment]
- Por fim, basta enviar a sua mensagem que automaticamente o código acima será substituído pela imagem desejada.
Lua escreveu:A figura fica idem a postada por vc, mas modifica-se no angulo de 90° pois o angulo de 90° existe em AÂ'M e em BB'M
os triangulos são retangulos, pois os angulos A' e B' são de 90°, ai vem a pergunta:
A figura mostra representados o segmento AB e o plano ? , passando pelo seu ponto médio M. Que relação existe entre as distâncias entre esse plano e as extremidades A e B, do segmento? Ou seja, que relação existe entre os segmentos AA' e BB' ?
Acredito que essa seja a figura.

- questao2.png (10.74 KiB) Exibido 8848 vezes
Agora, como dizia no Telecurso 2000: "vamos pensar um pouco..."
Temos que

, pois esses ângulos são opostos pelo vértice. Temos também que

, pois os dois medem 90°. Por fim, sabemos que AM é igual a MB, pois M é ponto médio de AB. Conclusão: AA'M e BB'M são triângulos congruentes, pelo caso Lado-Ângulo-Ângulo Oposto. Logo,

.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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