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Parábola

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Mensagempor Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:46

Dada a parábola y^2+6y-2x+9=0, determine os valores de m para que a reta x+2y+m=0

a) Seja secante à parábola
b) Seja tangente à parábola
c) Não corte a parábola
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Qua Jun 13, 2012 10:39

Claudin escreveu:Dada a parábola y^2+6y-2x+9=0, determine os valores de m para que a reta x+2y+m=0

a) Seja secante à parábola
b) Seja tangente à parábola
c) Não corte a parábola


Basta utilizar o mesmo raciocínio que lhe foi explicado em seu outro tópico:

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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qua Jun 13, 2012 21:09

Não consegui resolver o exercício.
Encontrei essa equação quando substitui o valor do y na equação.

5x^2+7xm+7m^2-8x+36
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Qui Jun 14, 2012 14:46

Claudin escreveu:Não consegui resolver o exercício.
Encontrei essa equação quando substitui o valor do y na equação.

5x^2+7xm+7m^2-8x+36


Fazendo a substituição y = \frac{-x-m}{2}, você deveria obter:

\left(\frac{-x-m}{2}\right)^2 + 6\left(\frac{-x-m}{2}\right) - 2x + 9 = 0

\frac{x^2 + 2mx + m^2}{4} -3x - 3m - 2x + 9 = 0

x^2 + 2mx + m^2 -12x - 12m - 8x + 36 = 0

x^2 + (2m - 20)x + \left(m^2 - 12m + 36\right) = 0

Considerando isso como uma equação polinomial do 2° grau na incógnita x, calcule o discriminante \Delta . Em seguida, use a análise que lhe foi explicada em seu outro tópico.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jun 14, 2012 15:07

Mas no caso, o meu "c" da equação do segundo grau quando for calcular o delta, seria uma nova equação do segundo grau, ou seja, irei obter dois valores para c?
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qui Jun 14, 2012 20:02

Nãao. Os valores "c" da equação de 2° grau em x que foi calculada dependem dos valores "m" de acordo com a relação

c= m^{2} - 12m + 36.

Ainda, a = 1 e b=2m-20.

Com isso, o discriminate \Delta da equação é

\Delta =b^{2}-4ac = (2m-20)^{2}-4.1.(m^{2}-12m + 36) = -32m + 256.

É crucial o calculo do discriminante pois é ele que comanda o tipo de solução que a equação terá. Veja que para a reta ser secante ao gráfico devem exixtir dois pontos de intersecção, ou seja, dois valores para x. Fazendo \Delta >0 isto é garantido. Já, para a reta ser tangente deve existir apenas um ponto de intersecção que é garantido fazendo \Delta =0. Para que não exista nehuma solução real, ou seja, a reta não intersecione o gráfico, basta tomar \Delta <0.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jun 15, 2012 02:40

Valeu pela dica Russman. :y:
Irei refazer o exercício e amanha posto se consegui ou se continuo com alguma dúvida.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?