por Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:46
Dada a parábola

, determine os valores de

para que a reta

a) Seja secante à parábola
b) Seja tangente à parábola
c) Não corte a parábola
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por LuizAquino » Qua Jun 13, 2012 10:39
Claudin escreveu:Dada a parábola

, determine os valores de

para que a reta

a) Seja secante à parábola
b) Seja tangente à parábola
c) Não corte a parábola
Basta utilizar o mesmo raciocínio que lhe foi explicado em seu outro tópico:
Elipseviewtopic.php?f=117&t=8483
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por Claudin » Qua Jun 13, 2012 21:09
Não consegui resolver o exercício.
Encontrei essa equação quando substitui o valor do

na equação.

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por LuizAquino » Qui Jun 14, 2012 14:46
Claudin escreveu:Não consegui resolver o exercício.
Encontrei essa equação quando substitui o valor do

na equação.

Fazendo a substituição

, você deveria obter:




Considerando isso como uma equação polinomial do 2° grau na incógnita
x, calcule o discriminante

. Em seguida, use a análise que lhe foi explicada em seu outro tópico.
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por Claudin » Qui Jun 14, 2012 15:07
Mas no caso, o meu "c" da equação do segundo grau quando for calcular o delta, seria uma nova equação do segundo grau, ou seja, irei obter dois valores para c?
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por Russman » Qui Jun 14, 2012 20:02
Nãao. Os valores "c" da equação de 2° grau em x que foi calculada dependem dos valores "m" de acordo com a relação

.
Ainda,

e

.
Com isso, o discriminate

da equação é

.
É crucial o calculo do discriminante pois é ele que comanda o tipo de solução que a equação terá. Veja que para a reta ser secante ao gráfico devem exixtir dois pontos de intersecção, ou seja, dois valores para x. Fazendo

isto é garantido. Já, para a reta ser tangente deve existir apenas um ponto de intersecção que é garantido fazendo

. Para que não exista nehuma solução real, ou seja, a reta não intersecione o gráfico, basta tomar

.
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por Claudin » Sex Jun 15, 2012 02:40
Valeu pela dica Russman.
Irei refazer o exercício e amanha posto se consegui ou se continuo com alguma dúvida.
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Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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