• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor hadnet » Sáb Jan 26, 2013 19:26

Estou começando agora GA e estava pensando, por que se introduz vetores em GA ?, qual a necessidade de ensinar vetores junto com GA?. Eu percebi que muitos ensinam GA sem falar nada sobre vetores, apenas segmentos, retas, etc. Alguém poderia me explicar se realmente é necessário aprender vetores em GA ?, posso aprender GA sem saber vetores?. A minha intuição me diz que vetores deve-se aprender quando trabalharmos com GA no espaço. Espero alguém me iluminar. Grato.
hadnet
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 26, 2013 19:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor Molina » Seg Jan 28, 2013 14:12

Boa tarde, Hadnet.

Sua dúvida é comum a muitos estudantes, pois vetores no ensino médio, para a maioria dos alunos, é uma ferramenta usada apenas em física, sem aplicação nenhuma na matemática.

Fiz um curso recentemente para professores do Ensino Médio, promovido pelo IMPA, e um professor tocou bem nesta questão: Há necessidade de saber vetores para estudar GA? Ele citou que no Rio de Janeiro é muito comum o uso de vetores no ensino médio (algum usuário do RJ pode nos confirmar isso); já em São Paulo é mais presente o estudo de GA sem vetores.

O que eu pude concluir após o curso é que muitos exercícios de GA, após uma tradução vetorial, ficam mais simples de ser resolvidos. Por costume e por está mais presente no meu cotidiano, resolvia as questões propostas sem o uso de vetores, encontrando coeficientes, distância entre pontos, equação das retas, etc., porém, era apresentado uma resolução por vetores que eram mais resumidas.