• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor hadnet » Sáb Jan 26, 2013 19:26

Estou começando agora GA e estava pensando, por que se introduz vetores em GA ?, qual a necessidade de ensinar vetores junto com GA?. Eu percebi que muitos ensinam GA sem falar nada sobre vetores, apenas segmentos, retas, etc. Alguém poderia me explicar se realmente é necessário aprender vetores em GA ?, posso aprender GA sem saber vetores?. A minha intuição me diz que vetores deve-se aprender quando trabalharmos com GA no espaço. Espero alguém me iluminar. Grato.
hadnet
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 26, 2013 19:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor Molina » Seg Jan 28, 2013 14:12

Boa tarde, Hadnet.

Sua dúvida é comum a muitos estudantes, pois vetores no ensino médio, para a maioria dos alunos, é uma ferramenta usada apenas em física, sem aplicação nenhuma na matemática.

Fiz um curso recentemente para professores do Ensino Médio, promovido pelo IMPA, e um professor tocou bem nesta questão: Há necessidade de saber vetores para estudar GA? Ele citou que no Rio de Janeiro é muito comum o uso de vetores no ensino médio (algum usuário do RJ pode nos confirmar isso); já em São Paulo é mais presente o estudo de GA sem vetores.

O que eu pude concluir após o curso é que muitos exercícios de GA, após uma tradução vetorial, ficam mais simples de ser resolvidos. Por costume e por está mais presente no meu cotidiano, resolvia as questões propostas sem o uso de vetores, encontrando coeficientes, distância entre pontos, equação das retas, etc., porém, era apresentado uma resolução por vetores que eram mais resumidas.

Finalizando, vetores é uma ferramenta muito importante em GA, que pode te ajudar a resolver uma variedade de problemas e demonstrar alguns teoremas.

Podemos discutir mais. :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor hadnet » Seg Jan 28, 2013 18:47

Obrigado Molina, no entanto, você poderia dar um exemplo simples e mais concreto para mostrar a vantagem de usar vetores?. Pode ser uma aplicação do mundo real, até mesmo na Física.
hadnet
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 26, 2013 19:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor Molina » Seg Jan 28, 2013 19:18

Vou passar um problema e você resolva sem o uso de vetores. Posteriormente apresentarei uma solução com vetores:

O trapézio (convexo) ABCD tem bases AB e CD. Os ângulos A e D são retos, a base AB mede 2m e o lado AD mede 1m. Determine o comprimento CD para que as diagonais sejam perpendiculares.

Esta talvez seja simples. Resolvendo, depois vem a segunda parte da questão


Boa sorte! :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: o porquê de aprender vetores em Geometria Analítica

Mensagempor hadnet » Seg Jan 28, 2013 23:45

Bom, eu não estudo GA no meu curso, estou estudando porque me interessa trabalhar com computação gráfica 3D, então tô adentrando nesta matéria por conta própria durantes as férias. Sei que resolvendo com equações gerais e coeficiente angular chego a 0.5 mas gostaria que você fizesse as duas para que realmente eu possa ver a diferença usando vetor. A propósito, estou lendo o livro de Boulos, você acha que este livro é bom?, qual você me recomendaria para aprender por conta própria este assunto?. Muito Obrigado pela ajuda.
hadnet
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Jan 26, 2013 19:16
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

 



Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Balanar - Seg Ago 09, 2010 04:01

Simplifique a expressão com radicais duplos abaixo:

\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}

Resposta:
Dica:
\sqrt[]{2} (dica : igualar a expressão a x e elevar ao quadrado os dois lados)


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: MarceloFantini - Qua Ago 11, 2010 05:46

É só fazer a dica.


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Soprano - Sex Mar 04, 2016 09:49

Olá,

O resultado é igual a 1, certo?