• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Geometria Analítica] - Encontrar o módulo de s.

[Geometria Analítica] - Encontrar o módulo de s.

Mensagempor Nicolas1Lane » Dom Mar 23, 2014 00:33

A questão quer que se encontre a partir de uma relação aonde o s=u+v+w sendo que u, v e w formam dois a dois ângulos de 60º e ainda que o módulo de u é 4, o de v é 3 e finalmente w igual a 1. Determinar então o módulo do vetor s. Que deve dar raiz de 35.

O que eu tentei até agora foi usar a relação de ângulo entre 2 vetores com ângulo teta 60º para pegar o resultado já que eu já tinha alguns módulos. Mas o modo como tenho os dados me deixaram incerto de como prosseguir corretamente.

s=u+v+w pensei em substituir nesta relação os módulos, mas não encontrei sentido nesta ideia e como não tenho vetor algum fica um pouco mais complicado.
Eu já estou tentando a tarde inteira nesta questão e nada do que resolvo fecha com a que supostamente deveria.
Será que poderiam me ajudar ao menos como trabalhar esta relação com o ângulo para eu fazer o resto. Estou simplesmente perdido já que o que tentei até agora não resultou no esperado.
Nicolas1Lane
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Set 11, 2013 23:25
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Exatas/Ciência da Computação
Andamento: cursando

Re: [Geometria Analítica] - Encontrar o módulo de s.

Mensagempor Russman » Dom Mar 23, 2014 18:58

Basta você lembrar que

s= \left | \overrightarrow{s} \right | = \sqrt{\overrightarrow{s} \cdot\overrightarrow{s}}

Como \overrightarrow{s} = \overrightarrow{u}+\overrightarrow{v}+\overrightarrow{w}, então

\overrightarrow{s} \cdot\overrightarrow{s} = (\overrightarrow{u}+\overrightarrow{v}+\overrightarrow{w})(\overrightarrow{u}+\overrightarrow{v}+\overrightarrow{w}) = \overrightarrow{u} \cdot\overrightarrow{u}+\overrightarrow{u} \cdot\overrightarrow{v}+\overrightarrow{u} \cdot\overrightarrow{w}+\overrightarrow{v} \cdot\overrightarrow{u}+\overrightarrow{v} \cdot\overrightarrow{v}+\overrightarrow{v} \cdot\overrightarrow{w}+\overrightarrow{w} \cdot\overrightarrow{u}+\overrightarrow{w} \cdot\overrightarrow{v}+\overrightarrow{w} \cdot\overrightarrow{w}

que simplifica-se-a ,dada configuração dos vetores,

s^2 = u^2+v^2+w^2 + \left 2(uv+uw+vw  \right )\cos 60^{\circ}
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: [Geometria Analítica] - Encontrar o módulo de s.

Mensagempor Nicolas1Lane » Dom Mar 23, 2014 19:13

Muito obrigado mesmo.
Nicolas1Lane
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Set 11, 2013 23:25
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Exatas/Ciência da Computação
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.