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Parábola

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Mensagempor manuel_pato1 » Qui Nov 29, 2012 21:12

Encontrar uma equação da parábola e suas interseções com os eixos coordenados, sendo dados:
a) F(0,0) eixo y=0 e passa por A(3,4)
b) F(0,-1) eixo x=0 e passa por A(4,2)

Então , não entendi muito bem o que fazer nesse exercício.
como o eixo é y= 0 , a parábola é do tipo, y² = 2px , correto?

sendo assim, 4²=2p3 -> p/2= 2/3 então , V(-2/3, 0) ??

mas eu não sei chegar na equação, pois 2p= 8/3

tentei colocar na fórmula: y²= 8/3*(x+2/3)
mas o resultado não chega nem perto do correto

Resposta: a) y² -4x -4=0, (-1,0) , (0,+-2)
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Sex Nov 30, 2012 10:32

manuel_pato1 escreveu:Encontrar uma equação da parábola e suas interseções com os eixos coordenados, sendo dados:
a) F(0,0) eixo y=0 e passa por A(3,4)

(...)

Então , não entendi muito bem o que fazer nesse exercício.
como o eixo é y= 0 , a parábola é do tipo, y² = 2px , correto?


Pense um pouco: se o foco é em (0, 0), então o vértice não pode ser em (0, 0). Sendo assim, como pode a equação ser esta que você escreveu, na qual o vértice seria em (0, 0)?

Na verdade, como o eixo é y = 0 e o vértice não está em (0, 0), então ele está em (x_v,\,0), com x_v um número diferente de zero. Sendo assim, a equação será do tipo y^2 = 2p(x - x_v) ou y^2 = -2p(x - x_v) (dependendo da concavidade da parábola).

Precisamos então descobrir o valor de p e de x_v .

No exercício foram fornecidos o foco F = (0, 0) e o ponto A = (3, 4). Por outro lado, sabemos que qualquer ponto de uma parábola é tal que sua distância até o foco é igual a sua distância até a reta diretriz.

Calculando a distância de A até F, obtemos:

d(A,\,F) = \sqrt{(0 - 3)^2 + (0 - 4)^2} = 5

Sendo assim, a distância de A até a reta diretriz deve ser 5. Lembrando que o eixo é y = 0, temos que a reta diretriz será do tipo x = k (ou ainda, x - k = 0). Desse modo, temos que:

d(A,\,r) = 5 \implies \dfrac{|3 - k|}{\sqrt{1^2 + 0^2}} = 5 \implies k = -2 \textrm{ ou } k = 8

Podemos ter então duas possibilidades para a reta diretriz: (i) x = -2; (ii) x = 8. (Note que isso significa que na verdade o exercício terá duas respostas corretas.)

Possibilidade (i)

Considerando que a reta diretriz seja x = -2, temos que a distância do foco F = (0, 0) até essa reta será 2. Sendo assim, teremos que p = 2. Disso concluímos que o vértice será V=(-1, 0). Além disso, teremos que a concavidade da parábola está voltada para a direita.

Portanto, a equação da parábola será dada por:

y^2 = 2\cdot 2\cdot [x - (-1)]\implies y^2 - 4x - 4 = 0

Para determinar a interseção dessa parábola com o eixo x, basta substituir y = 0 na sua equação. Obtemos então o ponto (-1, 0).

Já para determinar a interseção dessa parábola com o eixo y, basta substituir x = 0 na sua equação. Obtemos então os pontos (0, -2) e (0, 2).

Possibilidade (ii)

Considerando que a reta diretriz seja x = 8, temos que a distância do foco F = (0, 0) até essa reta será 8. Sendo assim, teremos que p = 8. Disso concluímos que o vértice será V=(4, 0). Além disso, teremos que a concavidade da parábola está voltada para a esquerda.

Portanto, a equação da parábola será dada por:

y^2 = -2\cdot 8 \cdot (x - 4)\implies y^2 + 16x - 64 = 0

Para determinar a interseção dessa parábola com o eixo x, basta substituir y = 0 na sua equação. Obtemos então o ponto (4, 0).

Já para determinar a interseção dessa parábola com o eixo y, basta substituir x = 0 na sua equação. Obtemos então os pontos (0, -8) e (0, 8).

manuel_pato1 escreveu:b) F(0,-1) eixo x=0 e passa por A(4,2)


Tente resolver esse item considerando o procedimento utilizado para o item anterior. Note que nesse caso a equação da parábola será do tipo x^2 = 2p(y - y_v) ou x^2 = -2p(y - y_v) (dependendo da concavidade da parábola).
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Re: Parábola

Mensagempor manuel_pato1 » Qua Dez 05, 2012 11:40

Sendo assim, a distância de A até a reta diretriz deve ser 5. Lembrando que o eixo é y = 0, temos que a reta diretriz será do tipo x = k (ou ainda, x - k = 0). Desse modo, temos que:

d(A,\,r) = 5 \implies \dfrac{|3 - k|}{\sqrt{1^2 + 0^2}} = 5 \implies k = -2 \textrm{ ou } k = 8

Podemos ter então duas possibilidades para a reta diretriz: (i) x = -2; (ii) x = 8. (Note que isso significa que na verdade o exercício terá duas respostas corretas.)


Muito obrigado pela resposta ,cara. Então , meu professor não aceita que distancia de reta a ponto seja feita na fórmula.
Ele pede que façamos através de ponto a ponto.

Aí veio minha dúvida: Qual seria o ponto da diretriz que eu posso fazer D(d,A) ? Eu fiz com o ponto (k,0)

que ficou 5=\sqrt[2]{(k-3)^2 + (0-4)^2}

aí eu elevei os dois lados ao quadrado, porém ficou k² - 6k +25 - 25 = 0

mas aí o k resultou em 6 e 0 ...

Se não for pedir muito, teria como tu me dar uma mão? abraço
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Re: Parábola

Mensagempor LuizAquino » Qua Dez 05, 2012 14:41

manuel_pato1 escreveu:Sendo assim, a distância de A até a reta diretriz deve ser 5. Lembrando que o eixo é y = 0, temos que a reta diretriz será do tipo x = k (ou ainda, x - k = 0). Desse modo, temos que:

d(A,\,r) = 5 \implies \dfrac{|3 - k|}{\sqrt{1^2 + 0^2}} = 5 \implies k = -2 \textrm{ ou } k = 8

Podemos ter então duas possibilidades para a reta diretriz: (i) x = -2; (ii) x = 8. (Note que isso significa que na verdade o exercício terá duas respostas corretas.)


Muito obrigado pela resposta ,cara. Então , meu professor não aceita que distancia de reta a ponto seja feita na fórmula.
Ele pede que façamos através de ponto a ponto.

Aí veio minha dúvida: Qual seria o ponto da diretriz que eu posso fazer D(d,A) ? Eu fiz com o ponto (k,0)

que ficou 5=\sqrt[2]{(k-3)^2 + (0-4)^2}

aí eu elevei os dois lados ao quadrado, porém ficou k² - 6k +25 - 25 = 0

mas aí o k resultou em 6 e 0 ...

Se não for pedir muito, teria como tu me dar uma mão? abraço


Pense um pouco: você sabe que uma reta do tipo x = k é paralela ao eixo y. Desse modo, a distância entre o ponto A = (3, 4) e essa reta, será correspondente a distância entre A e o ponto P = (k, 4) (faça um esboço no plano cartesiano para entender melhor).
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Re: Parábola

Mensagempor renan_a » Qua Dez 05, 2012 16:29

Pô, brigadão cara, não estava prestando atenção.

Aliás, consegui fazer a letra B também depois da tua dica.

Abraço
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?