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[Geometria Analítica] Produto Escalar

[Geometria Analítica] Produto Escalar

Mensagempor felipe10 » Qua Ago 01, 2012 19:45

Boa noite... Gostaria de uma dica, ajuda com a seguinte questão:

Encontrar os vetores unitários paralelos ao plano yOz e que são ortogonais ao vetor v = (4, 1, -2).

Minha dúvida é em relação a informação ''... unitários paralelos ao plano yOz''
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Re: [Geometria Analítica] Produto Escalar

Mensagempor e8group » Qua Ago 01, 2012 20:16

felipe10 escreveu:Minha dúvida é em relação a informação ''... unitários paralelos ao plano yOz''


Note que os vetores // yOz tem o formato (0,a,b) (1ª componente nula ) para todos reais a,b .

A parti daí,obtemos vetores unitários usando a definição \vec{u} = \frac{  \vec{u}}{| \vec{u}|}

Mas ! \vec{u} \cdot  \vec{v} = 0 . Há infinitas soluções . Tente concluir .
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Re: [Geometria Analítica] Produto Escalar

Mensagempor felipe10 » Qua Ago 01, 2012 22:03

Ok... Eu pensei em fazer desse jeito, mas não sei pq nesse caso tem a componente nula... Tem uma explicação mais aprofundada sobre a questão de ser paralelo ao eixo yOz ???
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Re: [Geometria Analítica] Produto Escalar

Mensagempor e8group » Qua Ago 01, 2012 23:59

yoz.png


Boa noite , é melhor vermos geometricamente .Veja porque ,

pela figura nota-se o vetor v paralelo ao plano Yoz que podemos decompor por soma de vetores ,onde :




\vec{v} // (y0z) = \vec{w} + \vec{q} ,



Observe que os vetores \vec{w} , \vec{q} são dos seguintes formatos ,



\vec{w}  = (0,a,0) (Variação apenas para "y") e


\vec{q}  = (0,0,b) (Variação apenas para "z") donde ,




\vec{v} = \vec{w} + \vec{q}  = (0,a,b)


OBS.: Desenha fique mais fácil para solucionar os problemas ,acho que a forma geométrica diz tudo quanto a este exemplo .
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Re: [Geometria Analítica] Produto Escalar

Mensagempor Russman » Qui Ago 02, 2012 09:29

O plano yOz tem por equação x=0. Veja, que o vetor normal esse plano é o vetor (1,0,0), isto é, o proóprio vetor \widehat{i}.

Assim, se um vetor qualquer \overrightarrow{v} = (a,b,c) deve ser paralelo ao plano yOz então este deve ser perpendicular ao vetor normal desse plano. Em outras palavras, é necessário que o produto interno de \overrightarrow{v} e \widehat{i} seja nulo!

Segue

(a,b,c) \cdot (1,0,0) = 0 \Rightarrow a+0+0=0 \Rightarrow a=0 .

Logo concluí-se que o vetor \overrightarrow{v} para ser paralelo ao plano yOz deve ter a primeira componente nula!
Isto é, \overrightarrow{v} = (0,b,c).
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?