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Mensagempor Claudin » Dom Mai 13, 2012 12:43

Determine o centro, os vértices e os focos da elipse 4x^2+y^2-8x+4y-8=0

Reduzindo a equação encontrei:

\frac{(x^2-1)^2}{2^2}+\frac{(y^2+2)^2}{4^2}

a^2=16 \Leftrightarrow a=4 logo, A_1A_2= 2a = 8 (Eixo Maior)
b^2=4 \Leftrightarrow b=2 logo, B_1B_2= 2b = 4 (Eixo Menor)

a^2=b^2+c^2 \Leftrightarrow c=2\sqrt[]{3} logo, F_1F_2 = 2c \Leftrightarrow 4\sqrt[]{3}

e=\frac{c}{a}\Leftrightarrow e = \frac{\sqrt[]{3}}{2}

Portanto:
F_1(x_o, y_o-c) = (1,-2-2\sqrt[]{3})

F_2(x_o, y_o+c) = (1,-2+2\sqrt[]{3})

C(1,-2) ou C(1,2) Não sei direito qual o certo.

E os valores de A_1 e A_2 também não consegui encontrar.
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Re: Cônicas

Mensagempor Claudin » Dom Mai 13, 2012 13:05

Outra dúvida também seria o seguinte:

F_1(x_o - c, y_o) ou F_1(x_o, y_o-c)

F_2(x_o+c, y_o) ou F_2(x_o, y_o+c)

Gostaria de saber quando se usa um ou o outro, ou se essa ordem não altera em nada?!
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Re: Cônicas

Mensagempor Claudin » Dom Mai 20, 2012 16:03

?
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Re: Cônicas

Mensagempor DanielFerreira » Dom Mai 20, 2012 18:39

4x^2 + y^2 - 8x + 4y - 8 = 0 ================> \frac{(x - 1)^2}{4} + \frac{(y + 2)^2}{16} = 1


Para encontrar o centro faça:
x - 1 = 0
x = 1

y + 2 = 0
y = - 2

Centro (1, - 2)

Para encontrar os vétices devemos primeiro achar os eixos:
Marque o centro (1, - 2) da elipse no gráfico cartesiano, agora, marque o eixo maior e o eixo menor no gráfico com relação ao centro (1, - 2). Então, una os vértices.
Agora, olhe para o gráfico e determine os pontos com relação ao centro (0, 0).

Vértices: (- 1, - 2); (3, - 2); (1, 2) e (1, - 6)

Vale rassaltar que, a elipse cujo denominador é maior terá eixo maior na variável do seu numerador; nesse caso, o eixo maior está em "y", por isso a equação será:

\frac{x^2}{b^2} + \frac{y^2}{a^2} = 1 ========> a^2 > b^2

a^2 = b^2 + c^2 =====> 16 = 4 + c^2 =====> c^2 = 12

Daí,
c = 2\sqrt[]{3} e c = - 2\sqrt[]{3}

Como sabemos que o eixo maior está em y, o foco será dado por:
(1, - 2\sqrt[]{3}) e (1, 2\sqrt[]{3})
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Re: Cônicas

Mensagempor Claudin » Dom Mai 20, 2012 18:52

Os focos não seriam:

(1,-2+2\sqrt[]{3})

(1,-2-2\sqrt[]{3})

E ainda não consegui entender como chegar nesses resultados dos vértices, não sei como encontrar.
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Re: Cônicas

Mensagempor DanielFerreira » Dom Mai 20, 2012 18:56

Claudin escreveu:Os focos não seriam:

(1,-2+2\sqrt[]{3})

(1,-2-2\sqrt[]{3})

E ainda não consegui entender como chegar nesses resultados dos vértices, não sei como encontrar.

Tens razão!
Vou desenhar aqui a figura, aí vc tenta seguir o que falei, vlw??
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Re: Cônicas

Mensagempor DanielFerreira » Dom Mai 20, 2012 19:13

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Re: Cônicas

Mensagempor Claudin » Dom Mai 20, 2012 23:08

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?