por rola09 » Sex Mar 16, 2012 10:34
Bom dia,
Gostaria de ter uma ajuda no seguinte exercicio.
Considere a recta r de equação:

e o ponto P (1,1,1).
- Indique um ponto da recta dada e um vector com a sua direcção.
- Determine as equações cartesianas da recta que contém P e é paralela á recta r.
- Escreva a equação do plano que contém P e é perpendicular a r.
- Determine
a de forma que

seja ponto da recta.
Sei que é um pouco complicado responder a tudo, mas estou mesmo com algumas dificuldades em resolver isto e agradecia qualquer tipo de ajuda.
NOTA: não consegui descobrir como faço a fórmula de dividir. Na equação o 2 é denominador de x-1 e o 3 é denominador de y-3.
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rola09
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por LuizAquino » Sex Mar 16, 2012 14:13
rola09 escreveu:Considere a recta r de equação:

e o ponto P (1,1,1).
rola09 escreveu:NOTA: não consegui descobrir como faço a fórmula de dividir. Na equação o 2 é denominador de x-1 e o 3 é denominador de y-3.
Basta usar o comando "\frac{}{}". Por exemplo, o código ficaria assim:
- Código: Selecionar todos
[tex]\frac{x - 1}{2} = \frac{y-3}{3}[/tex]
O resultado desse código será:

rola09 escreveu:- Indique um ponto da recta dada e um vector com a sua direcção.
Primeiro, todos os pontos dessa reta tem coordenada z igual a 0.
Agora, atribua um valor para x e calcule qual será o valor de y.
Por exemplo, atribuindo x = 1, temos que y = 3.
Sendo assim, um ponto dessa reta é (1, 3, 0).
Para determinar um vetor com mesma direção de r, você precisa determinar outro ponto de r. Por exemplo, temos o ponto (3, 6, 0).
Desse modo, um vetor com mesma direção de r será dado por:

rola09 escreveu:- Determine as equações cartesianas da recta que contém P e é paralela á recta r.
Não há "equação cartesiana" para uma reta que esteja no espaço. O que podemos exibir é uma equação paramétrica ou ainda uma equação vetorial.
Se a reta s é paralela à r, então ela possui o mesmo vetor diretor da reta r. Por exemplo, o vetor

é um vetor diretor de s.
Portanto, uma equação paramétrica para s será dada por:

rola09 escreveu:- Escreva a equação do plano que contém P e é perpendicular a r.
Se a reta r é perpendicular ao plano

, então o vetor diretor da reta r é um vetor normal do plano

. Por exemplo, o vetor

é um vetor normal de

.
Portanto, a equação do plano

será dada por:


rola09 escreveu:- Determine a de forma que

seja ponto da recta.
Você já sabe que todos os pontos da reta r possuem coordenada z igual a 0.
Sendo assim, devemos ter

. Ou seja,

.
Agora verifique que o ponto (-1, 0, 0) de fato pertence a reta r.
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por rola09 » Sáb Mar 17, 2012 11:33
Sr. LuizAquino,
Antes de mais o meu muito obrigado, pois foi muito útil a sua ajuda.
Ainda assim tenho uma dúvida na 2ª pergunta, pois pensava ser possível haver equações cartesianas da recta no espaço através de:

Só que não se aplica a este exercício porque

certo?
E na última questão. Se
a=0, não percebo como é que (-1,0,0) seja um ponto da recta.
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por MarceloFantini » Sáb Mar 17, 2012 14:58
Se

então

.
Futuro MATEMÁTICO
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por rola09 » Sáb Mar 17, 2012 15:16
MarceloFantini escreveu:Se

então

.
Parece-me lógico de mais a resposta a essa questão. Mas já vi que não consigo contrariar..eheh
Obrigado pela ajuda MarceloFantini.
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por LuizAquino » Sáb Mar 17, 2012 21:47
rola09 escreveu:Antes de mais o meu muito obrigado, pois foi muito útil a sua ajuda.
Ainda assim tenho uma dúvida na 2ª pergunta, pois pensava ser possível haver equações cartesianas da recta no espaço através de:

Só que não se aplica a este exercício porque

certo?
Eu presumo que você seja de Portugal, pois escreve palavras como "re
cta", "ve
ctor" e "dire
cção".
Pois bem. Na literatura brasileira, essas equações que você escreveu são chamadas de "
equações simétricas". Mas ao que parece, na literatura portuguesa elas são chamadas de "equações cartesianas".
Na literatura brasileira, a "equação cartesiana da reta" é dada apenas para retas no plano, sendo que o formato dessa equação é:
ax + by + c = 0
No caso desse exercício as equações simétricas não podem ser escritas da forma tradicional, pois

(note que você escreveu errado, pois disse que

) .
Colocamos então as equações simétricas no seguinte formato:

Ou ainda, podemos escrever como você colocou originalmente:

Nessa forma de escrita, usamos o símbolo

(que é o conectivo lógico de conjunção) para indicar que os pontos da reta atendem ao mesmo tempo as duas equações.
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por rola09 » Sáb Mar 17, 2012 22:46
Sim sou. Peço desculpa pela escrita mas ainda não me habituei ao novo acordo ortográfico.
Sim queria escrever

Agora penso que percebi.
A equação "cartesiana" da reta que contém P e é paralela á recta r é:

-
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por LuizAquino » Sáb Mar 17, 2012 22:56
rola09 escreveu:Agora penso que percebi.
A equação "cartesiana" da reta que contém P e é paralela á recta r é:

Usando a definição portuguesa, a resposta é sim.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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