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[Trignometria] Equações

[Trignometria] Equações

Mensagempor rola09 » Sex Mar 16, 2012 10:34

Bom dia,

Gostaria de ter uma ajuda no seguinte exercicio.

Considere a recta r de equação: x - 1 / 2 = y - 3 / 3 \wedge\ z = 0 e o ponto P (1,1,1).

- Indique um ponto da recta dada e um vector com a sua direcção.

- Determine as equações cartesianas da recta que contém P e é paralela á recta r.

- Escreva a equação do plano que contém P e é perpendicular a r.

- Determine a de forma que \left(-1, -a, 1/2 \;a \right) seja ponto da recta.

Sei que é um pouco complicado responder a tudo, mas estou mesmo com algumas dificuldades em resolver isto e agradecia qualquer tipo de ajuda.

NOTA: não consegui descobrir como faço a fórmula de dividir. Na equação o 2 é denominador de x-1 e o 3 é denominador de y-3.
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 16, 2012 14:13

rola09 escreveu:Considere a recta r de equação: x - 1 / 2 = y - 3 / 3 \wedge\ z = 0 e o ponto P (1,1,1).


rola09 escreveu:NOTA: não consegui descobrir como faço a fórmula de dividir. Na equação o 2 é denominador de x-1 e o 3 é denominador de y-3.


Basta usar o comando "\frac{}{}". Por exemplo, o código ficaria assim:

Código: Selecionar todos
[tex]\frac{x - 1}{2} = \frac{y-3}{3}[/tex]


O resultado desse código será:

\frac{x - 1}{2} = \frac{y-3}{3}

rola09 escreveu:- Indique um ponto da recta dada e um vector com a sua direcção.


Primeiro, todos os pontos dessa reta tem coordenada z igual a 0.

Agora, atribua um valor para x e calcule qual será o valor de y.

Por exemplo, atribuindo x = 1, temos que y = 3.

Sendo assim, um ponto dessa reta é (1, 3, 0).

Para determinar um vetor com mesma direção de r, você precisa determinar outro ponto de r. Por exemplo, temos o ponto (3, 6, 0).

Desse modo, um vetor com mesma direção de r será dado por:

\vec{u} = (3,\,6,\,0) - (1,\,3,\,0)  = (2,\,3,\,0)

rola09 escreveu:- Determine as equações cartesianas da recta que contém P e é paralela á recta r.


Não há "equação cartesiana" para uma reta que esteja no espaço. O que podemos exibir é uma equação paramétrica ou ainda uma equação vetorial.

Se a reta s é paralela à r, então ela possui o mesmo vetor diretor da reta r. Por exemplo, o vetor \vec{u} =  (2,\,3,\,0) é um vetor diretor de s.

Portanto, uma equação paramétrica para s será dada por:

\begin{cases}
x = 1 + 2t \\
y = 1 + 3t \\
z = 1
\end{cases}

rola09 escreveu:- Escreva a equação do plano que contém P e é perpendicular a r.


Se a reta r é perpendicular ao plano \pi , então o vetor diretor da reta r é um vetor normal do plano \pi. Por exemplo, o vetor \vec{u} =  (2,\,3,\,0) é um vetor normal de \pi.

Portanto, a equação do plano \pi será dada por:

2(x - 1) + 3(y - 1) + 0(z -1) = 0

2x + 3y - 5  = 0

rola09 escreveu:- Determine a de forma que \left(-1, -a, 1/2 \;a \right) seja ponto da recta.


Você já sabe que todos os pontos da reta r possuem coordenada z igual a 0.

Sendo assim, devemos ter \frac{1}{2}a = 0 . Ou seja, a = 0.

Agora verifique que o ponto (-1, 0, 0) de fato pertence a reta r.
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor rola09 » Sáb Mar 17, 2012 11:33

Sr. LuizAquino,

Antes de mais o meu muito obrigado, pois foi muito útil a sua ajuda.
Ainda assim tenho uma dúvida na 2ª pergunta, pois pensava ser possível haver equações cartesianas da recta no espaço através de:
\frac{x-a}{{\mu}_{1}}=\frac{y-b}{{\mu}_{2}}=\frac{z-c}{{\mu}_{3}}

Só que não se aplica a este exercício porque {\mu}_{3}\neq0 certo?

E na última questão. Se a=0, não percebo como é que (-1,0,0) seja um ponto da recta.
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mar 17, 2012 14:58

Se a=0 então (-1,-a, \frac{a}{2}) = \left( -1, -(0), \frac{0}{2} \right) = (-1, 0, 0).
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor rola09 » Sáb Mar 17, 2012 15:16

MarceloFantini escreveu:Se a=0 então (-1,-a, \frac{a}{2}) = \left( -1, -(0), \frac{0}{2} \right) = (-1, 0, 0).


Parece-me lógico de mais a resposta a essa questão. Mas já vi que não consigo contrariar..eheh
Obrigado pela ajuda MarceloFantini.
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 17, 2012 21:47

rola09 escreveu:Antes de mais o meu muito obrigado, pois foi muito útil a sua ajuda.
Ainda assim tenho uma dúvida na 2ª pergunta, pois pensava ser possível haver equações cartesianas da recta no espaço através de:
\frac{x-a}{{\mu}_{1}}=\frac{y-b}{{\mu}_{2}}=\frac{z-c}{{\mu}_{3}}

Só que não se aplica a este exercício porque {\mu}_{3}\neq0 certo?


Eu presumo que você seja de Portugal, pois escreve palavras como "recta", "vector" e "direcção".

Pois bem. Na literatura brasileira, essas equações que você escreveu são chamadas de "equações simétricas". Mas ao que parece, na literatura portuguesa elas são chamadas de "equações cartesianas".

Na literatura brasileira, a "equação cartesiana da reta" é dada apenas para retas no plano, sendo que o formato dessa equação é:

ax + by + c = 0

No caso desse exercício as equações simétricas não podem ser escritas da forma tradicional, pois {\mu}_{3} = 0 (note que você escreveu errado, pois disse que {\mu}_{3} \neq 0) .

Colocamos então as equações simétricas no seguinte formato:

\begin{cases}
\dfrac{x - 1}{2} = \dfrac{y-3}{3} \\ \\
z = 0
\end{cases}

Ou ainda, podemos escrever como você colocou originalmente:

\dfrac{x - 1}{2} = \dfrac{y-3}{3} \, \land \, z = 0

Nessa forma de escrita, usamos o símbolo \land (que é o conectivo lógico de conjunção) para indicar que os pontos da reta atendem ao mesmo tempo as duas equações.
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor rola09 » Sáb Mar 17, 2012 22:46

Sim sou. Peço desculpa pela escrita mas ainda não me habituei ao novo acordo ortográfico.

Sim queria escrever {\mu}_{3}=0

Agora penso que percebi.
A equação "cartesiana" da reta que contém P e é paralela á recta r é:
\begin{cases}\frac{x-1}{2}=\frac{y-1}{3}\\z=1\end{cases}
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Re: [Trignometria] Equações

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 17, 2012 22:56

rola09 escreveu:Agora penso que percebi.
A equação "cartesiana" da reta que contém P e é paralela á recta r é:
\begin{cases}\frac{x-1}{2}=\frac{y-1}{3}\\z=1\end{cases}


Usando a definição portuguesa, a resposta é sim.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?