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Ajuda com um problema

Ajuda com um problema

Mensagempor spookybuk » Sex Ago 14, 2009 00:29

Eu fiz um concurso para a Finep, elaborado pela Cespe. Uma das questões de raciocínio lógico me parece muito mal pensada - mas reconheço que pode ser minha gigantesca ignorância no assunto. Assim, estou buscando alguém capacitado para me dar uma opinião e uma explicação razoável para esta questão.

Eis o enunciado da questão:

Segundo o sítio http://www.finep.gov.br, são 16 os Fundos Setoriais de
Ciência e Tecnologia e há um Comitê de Coordenação dos
Fundos Setoriais. Suponha que esses fundos sejam numerados de
1 a 16 e que esse comitê promoveu ações formando conjuntos de
4 fundos e entre esses selecionou 4 conjuntos de fundos para
financiar as primeiras ações. Nesse caso, a probabilidade de que
esses 4 conjuntos de fundos selecionados coincidam com os
conjuntos formados pelos fundos {1, 2, 3, 4}, {5, 6, 7, 8},
{9, 10, 11, 12}, {13, 14, 15, 16} é

(A) inferior a 0,001.
(B) superior a 0,001 e inferior a 0,003.
(C) superior a 0,003 e inferior a 0,063.
(D) superior a 0,063 e inferior a 0,230.
(E) superior a 0,230.


A probabilidade de que um dos grupos formados seja igual a um dos conjuntos propostos, acredito, é obtida através do cálculo:

16!/12!.4!

Isso dá 1820

Como esse conjunto poderia ser qualquer um dos 4 propostos, teríamos:

4/1820

Isso estaria dentro do gabarito da questão - que segundo a Cespe é a letra B.

No entanto, esta é a probabilidade de que APENAS UM dos grupos coincida com os conjuntos propostos, e a questão claramente diz "a probabilidade de que
esses 4 conjuntos de fundos selecionados coincidam com os conjuntos..."

Assim, teríamos que calcular ainda a probabilidade do segundo e do terceiro conjunto (já que o quarto já estaria selecionado, depois disso, por exclusão)

Então, para o segundo, seria um grupo de 4 fundos entre os 12 fundos restantes:

12!/8!.4! = 495

Para o terceiro:

8!/4!.4! = 70

Então multiplicaríamos os resultados:

4/1820 . 3/495 . 2/70

Um resultado que seria muito inferior a 0,001 - correspondente à letra A do gabarito, que foi o que eu marquei.

Tem algo errado com meu raciocínio, ou a Cespe realmente errou na questão?

Antecipadamente grato pela ajuda:)
spookybuk
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?