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Analise combinatoria

Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Qui Ago 26, 2010 14:13

Olá estou com duvida neste exercicio.

{A}_{n,3} - {C}_{n,3} = 25  {C}_{n,n-1}

\frac{{C}_{8,n+2}}{{C}_{8,n+1}} = 12

Se alguem puder me ajudar agradeço
cristina
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 15:49

cristina escreveu:Olá estou com duvida neste exercicio.

{A}_{n,3} - {C}_{n,3} = 25  {C}_{n,n-1}

\frac{{C}_{8,n+2}}{{C}_{8,n+1}} = 12

Se alguem puder me ajudar agradeço


Olá amiga a segunda eu consegui fazer vo demonstrar para voce:

\frac{{C}_{8,n+2}}{{C}_{8,n+1}} = 12


\displaystyle { \frac{ \frac {8!}{(n+2)!(n+2-8)!}}{\frac {8!}{(n+1)!(n+1-8)!} }}=12 corta 8! de cima com o debaixo fica assim.



\frac {(n+2)!(n-6)!} {(n+1)!(n-7)!}=12 desenvolve (n+2) e (n-6) para poder cortar em baixo.


\frac {(n+2)(n+1)!(n-6)(n-7)!} {(n+1)!(n-7)!}=12 corta (n+1) e (n-7)!

{(n+2)(n-6)=12 faz a distributiva!

n^2-6n+2n-12=12

n^2-4n-24=0 faz baskara e acha o N!! valeu depois eu resolvo a outra.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Qui Ago 26, 2010 16:50

Obrigada pela dica, onde é 12 coloquei errado é 2, porém nao consigo achar a raiz quadrada, não dá certo.
cristina
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 19:34

cristina escreveu:Obrigada pela dica, onde é 12 coloquei errado é 2, porém nao consigo achar a raiz quadrada, não dá certo.


Oi amiga essa questão é de concurso? tem resposta?
porque eu tambem não consegui achar o valor de n não. vamos esperar uma almar boa ajudar agente.. mas as conta em cima estão tudo certinho ok?
sobre a primera questão que voce postou ela é um pouco trabalhosa consegui fazer mas vai demorar pra min fazer um latex dela então aguarda ai vlw . :y:
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Qui Ago 26, 2010 19:43

Oi amigo, já tentei de tudo tbem e não consegui, as alternativas que tenho são:
a) 5
b) 6
c) 1
d) 7
e) 9
cristina
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 20:21

cristina escreveu:Oi amigo, já tentei de tudo tbem e não consegui, as alternativas que tenho são:
a) 5
b) 6
c) 1
d) 7
e) 9


vo levar ela para um professor tentei substituir umas das opçoes no lugar de N para ver se zera a equação mas não deu.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 26, 2010 21:30

Bom, vamos ao primeiro:

A_{n,3} - C_{n,3} = 25C_{n,n-1} \;\therefore

\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

(3!-1).\frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

5.\frac{n.(n-1).(n-2)}{6} = 25n \;\therefore

n^3 - 3n^2 + 2n = 30n \;\therefore

n^2 - 3n - 28 = 0 \;\therefore

n = 7 \;\mbox{(note que a raiz negativa nao nos interessa)}

Agora para o segundo problema:

\frac{C_{8,n+2}}{C_{8,n+1}} = 2

\frac{8!}{(n+2)!.(8-n-2)!} . \frac{(n+1)!.(8 - n - 1)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{8!}{(n+2)!.(6-n)!} . \frac{(n+1)!.(7- n)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{(7-n)}{(n+2)} = 2 \;\therefore

7-n = 2n + 4 \;\therefore

n = 1

Até a próxima.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 22:10

Douglasm escreveu:Bom, vamos ao primeiro:

A_{n,3} - C_{n,3} = 25C_{n,n-1} \;\therefore

\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

(3!-1).\frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

5.\frac{n.(n-1).(n-2)}{6} = 25n \;\therefore

n^3 - 3n^2 + 2n = 30n \;\therefore

n^2 - 3n - 28 = 0 \;\therefore

n = 7 \;\mbox{(note que a raiz negativa nao nos interessa)}

Agora para o segundo problema:

\frac{C_{8,n+2}}{C_{8,n+1}} = 2

\frac{8!}{(n+2)!.(8-n-2)!} . \frac{(n+1)!.(8 - n - 1)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{8!}{(n+2)!.(6-n)!} . \frac{(n+1)!.(7- n)!}{8!} = 2 \;\therefore

\frac{(7-n)}{(n+2)} = 2 \;\therefore

7-n = 2n + 4 \;\therefore

n = 1

Até a próxima.


Douglas é igual a 12 graças a você percebi que botei a formula na ordem errada! vo postar a resolução:
Editado pela última vez por DanielRJ em Qui Ago 26, 2010 22:36, em um total de 1 vez.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor Douglasm » Qui Ago 26, 2010 22:32

Em seu segundo post, Cristina afirmou ter errado, que na verdade a segunda expressão é igual a 2. Veja só:

cristina escreveu:Obrigada pela dica, onde é 12 coloquei errado é 2, porém nao consigo achar a raiz quadrada, não dá certo.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor DanielRJ » Qui Ago 26, 2010 22:39

aff. to aqui igual um troxa fazendo erradoe entao
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Sex Ago 27, 2010 00:48

Amigo, desulpe te incomodar mais uma vez,
não entendi em relação ao primeiro problema, da onde surgiu o 3 fatorial - 1 e de subtração pasou para multiplicação
não compreendi o seu raciocinio.
abs
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor Douglasm » Sex Ago 27, 2010 09:46

Vou detalhar um pouco mais só essa parte, veja se compreende:

\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n\;\therefore

\frac{3!}{3!}.\frac{n!}{(n-3)!} - \frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n

Agora, colocando o n!/3!.(n-3)! em evidência temos:

(3!-1).\frac{n!}{3!.(n-3)!} = 25n \;\therefore

(6-1).\frac{n.(n-1).(n-2).(n-3)!}{6.(n-3)!} = 25n \;\therefore

5.\frac{n.(n-1).(n-2)}{6} = 25n \;(...)

Ai é só continuar como já fiz anteriormente.
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Re: Analise combinatoria

Mensagempor cristina » Sex Ago 27, 2010 11:37

Obrigada
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.