por leandro moraes » Ter Jan 19, 2010 18:37
taninha fez 2/5 de um bordado em 8h e clarisse fez 1/3 do resto em 6 h. em quanto tempo poderão conclui-lo, se trabalharem juntas?
resolva o problema passo a passo por gentileza!
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por Elcioschin » Qua Jan 20, 2010 21:51
T ----> Faz em 1 hora (2/5)/8 = 2/40 = 1/20 do trabalho
C ----> Faz em 1 hora (1/3)*(3/5)/6 = 1/30 do trabalho
Juntas fazem em 1 hora 1/20 + 1/30 = 1/12 do trabalho
Para fazer o trabalho completo as duas levam 12 horas
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por leandro moraes » Qui Jan 21, 2010 05:43
Elcioschin escreveu:T ----> Faz em 1 hora (2/5)/8 = 2/40 = 1/20 do trabalho
C ----> Faz em 1 hora (1/3)*(3/5)/6 = 1/30 do trabalho
Juntas fazem em 1 hora 1/20 + 1/30 = 1/12 do trabalho
Para fazer o trabalho completo as duas levam 12 horas
professor elcio você esta correto de acordo com a resposta de meu livro, mas gostaria que ensinasse, como é que somando 1/2 + 1/30 encontrarei 12h pois achei que deveria tirar o mmc ? desculpe estou muito enferrujado rsrsrs
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por Elcioschin » Qui Jan 21, 2010 09:00
MMC(20, 30) = 60
Juntas fazem em 1 hora 1/20 + 1/30 = 3/60 + 2/60 = 5/60 = 1/12
Agora é só fazer uma regra de três:
Tempo ...... Trabalho
1 hora ...... 1/12 do trabalho
x ............ 1 trabalho inteiro
x = 1*1/(1/12) ----> x = 12 horas
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por leandro moraes » Qui Jan 21, 2010 09:19
Elcioschin escreveu:MMC(20, 30) = 60
Juntas fazem em 1 hora 1/20 + 1/30 = 3/60 + 2/60 = 5/60 = 1/12
Agora é só fazer uma regra de três:
Tempo ...... Trabalho
1 hora ...... 1/12 do trabalho
x ............ 1 trabalho inteiro
x = 1*1/(1/12) ----> x = 12 horas
muito obrigado professor, suas explicações são de grande avalia para quem esta tendo gostar de matemática rsrsrs!
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por Elcioschin » Qui Jan 21, 2010 15:09
Leandro
Parabéns pelo fato de você estar tentando aprender e eventualmente gostar de matemática.
Entenda que a matemática é assunto importantíssimo em qualquer profissão, e, sem ela, qualquer profissional tende a não ter sucesso na vida.
Continue assim!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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