por gouveia » Qui Ago 13, 2009 22:16
Se tenho 8,5% de chance de ser aprovado em um sorteio, qual seria as minhas chances ao final de 10 sorteios iguais?
Grato
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: medicina
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Sex Ago 14, 2009 10:54
Bom dia Gouveia!
Primeiramente, seja bem vindo ao Ajuda Matemática!
Gouveia, vou tentar resolver sua questão..
Como você mesmo diz:
"pergunta simples"..
Essas questões que se apresentam simples demais, costumam esconder pegadinhas..
Acho que seria isso: Chance em um sorteio:

%

.
Como são 10 sorteios, a chance é multiplicada em cada sorteio:
Logo a chance de ser aprovado seria de 85%.Até mais.
Um abraço.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Área/Curso: Matemática UFJF
por gouveia » Sex Ago 14, 2009 13:26
Tem certeza? Fiquei intrigado porque este seria o intuitivo, mas se for assim, significa que caso me espusesse a 20 sorteios teria uma chance de 170%. E após duas tentativas na moeda a minha chance de tirar coroa seria de 100%?
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por Cleyson007 » Sex Ago 14, 2009 17:27
Boa tarde Gouveia!
gouveia escreveu:Tem certeza? Fiquei intrigado porque este seria o intuitivo, mas se for assim, significa que caso me espusesse a 20 sorteios teria uma chance de 170%. E após duas tentativas na moeda a minha chance de tirar coroa seria de 100%?
Creio que realmente seja isso.
Realmente... em 20 sorteios, você teria 170% de chance de ser aprovado (correspondente aos 100%).
Não entendi sua última frase... (E após duas tentativas na moeda...) O que seria?
Até mais.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Área/Curso: Matemática UFJF
por gouveia » Sex Ago 14, 2009 17:33
Acho que está enganado. Há alguma fórmula com base exponencial gerando uma hiperbole tendendo a 100%, porém nunca alcançando. Em todo caso obrigado, continuo na busca
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por Felipe Schucman » Sex Ago 14, 2009 17:41
Cleyson007 escreveu:Bom dia Gouveia!
Primeiramente, seja bem vindo ao Ajuda Matemática!
Gouveia, vou tentar resolver sua questão..
Como você mesmo diz:
"pergunta simples"..
Essas questões que se apresentam simples demais, costumam esconder pegadinhas..
Acho que seria isso: Chance em um sorteio:

%

.
Como são 10 sorteios, a chance é multiplicada em cada sorteio:
Logo a chance de ser aprovado seria de 85%.Até mais.
Um abraço.
Na verdade Cleyson007, não é tão simples assim mas existe um distribuição estatística que abrange esse caso, se chama Distribuição Binomial

P(X = k): probabilidade de k sucessos em n tentativas
n - número de tentativas
p - probabilidade de sucesso em cada tentativa
j - n - k
No nossa caso ficaria,

--->

=>
P(X = 1)= 38,22% ---> é uma aproximação.....
Essa distribuição é usada normalmente para calcular a probabilidade de dado numero de sucessos em um certo numero de tentativas independentes com a mesma probabilidade....e acho que cabe no problema....
Espero ter ajudado!
Um Abraço!
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
- Área/Curso: Economia e Direito
- Andamento: cursando
por gouveia » Sex Ago 14, 2009 18:15
Grato pela formula , mas fiz uma simulação com valores mais altos e o resultado acaba por reduzir a probabilidade o que é um contra senso. Faz uma tentativa com 20 por exemplo
Abs
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por Felipe Schucman » Sex Ago 14, 2009 18:32
gouveia escreveu:Grato pela formula , mas fiz uma simulação com valores mais altos e o resultado acaba por reduzir a probabilidade o que é um contra senso. Faz uma tentativa com 20 por exemplo
Abs
Na verdade seria um contra senso se dissemos que a probabilidade de ganhar diminuiu, mas na verdade dizermos que a probabilidade de ganhar apenas uma vez diminui, isso porque a probabilidade de ganhar mais vezes pode não ter diminuido, alias pode ter aumentando a probabilidade de ganhar 2, 3 ou mais vezes... Essa distribuição te diz a probabilidade de ganhar APENAS 1 vez...mas você pode a calcular a probabilidade de ganhar as 10 de 10 sorteios....caso queira uma forma melhor de calcular descreve melhor a situação.
Um Abraço!
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
por Brown » Sáb Ago 15, 2009 19:28
Uma pessoa gastou 2/7 do que possuia e depois gastou 1/3 do que sobrou ficando ainda com 300.00
-
Brown
- Novo Usuário

-
por Felipe Schucman » Sáb Ago 15, 2009 19:47
Brown escreveu:Uma pessoa gastou 2/7 do que possuia e depois gastou 1/3 do que sobrou ficando ainda com 300.00
Acho melhor a próxima vez abrir outro tópico, mas:
(300,00 ou 30 000?)
Fiz com 300
2/7x + 1/3 . 5/7x + 300 = x
2/7x + 5/21x - x = -300
6/21x + 5/21x - 21/21x = -300
10/21x = 300
x = 630,00R$
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
por Brown » Dom Ago 16, 2009 12:28
Aonde está o botão pra abrir tópicos?
-
Brown
- Novo Usuário

-
por gouveia » Dom Ago 16, 2009 12:49
Felipe Schucman escreveu:gouveia escreveu:Grato pela formula , mas fiz uma simulação com valores mais altos e o resultado acaba por reduzir a probabilidade o que é um contra senso. Faz uma tentativa com 20 por exemplo
Abs
Na verdade seria um contra senso se dissemos que a probabilidade de ganhar diminuiu, mas na verdade dizermos que a probabilidade de ganhar apenas uma vez diminui, isso porque a probabilidade de ganhar mais vezes pode não ter diminuido, alias pode ter aumentando a probabilidade de ganhar 2, 3 ou mais vezes... Essa distribuição te diz a probabilidade de ganhar APENAS 1 vez...mas você pode a calcular a probabilidade de ganhar as 10 de 10 sorteios....caso queira uma forma melhor de calcular descreve melhor a situação.
Um Abraço!
Felipe, acho que não fiu muito claro. Utilizei a fórmula aumentando progressivamente o número de tentativas, mas mantendo o conceito de ganhar apenas uma vez, e, para minha surpresa, a probabilidade de ser premiado acaba por diminuir quando aumentamos o número de tentativas acima de um determinado valor. Parece-me uma parabola com concavidade voltada para baixo e não uma hiprbole tendendo a 100% como seria intuitivamente o mais lógico
Se puder me ajudar
Grato
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por Felipe Schucman » Dom Ago 16, 2009 13:03
Então, vou explicar novamente....essa distribuição que mostrei, calcula a probabilidade de ganhar k vezes, um numero que você escolhe...se você colocar 1, calculará a probabilidade de você ganhar uma vezes. O que ocorre é, quando você aumenta o numero de vezes que se joga, para 20 no caso, a probabilidade de ganhar k > 1< 20(sendo k inteiro) aumenta, então como a probabilidade de ganhar mais de uma vez aumenta a probabilidade de ganhar APENAS uma vez diminui.
Se você tiver a necessecidade de um outro calculo, me relate melhor a sensação que tento encaixar o caso em uma outro distribuição de probabilidade. Pois o que ocorre nessa distribuição que lhe passei é que mesmo que a vitória ocorra na terceira tentativa, por exemplo, as outras vezes você ainda jogará pondendo ou não ganhar novamente.
Espero que não tenha ficado confuso!
Um Abraço!
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
por gouveia » Dom Ago 16, 2009 13:08
corrigindo - não seria apenas uma vez e sim pelo menos uma vez
Abs
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por gouveia » Dom Ago 16, 2009 13:11
[quote="Felipe Schucman"]Então, vou explicar novamente....essa distribuição que mostrei, calcula a probabilidade de ganhar k vezes, um numero que você escolhe...se você colocar 1, calculará a probabilidade de você ganhar uma vezes. O que ocorre é, quando você aumenta o numero de vezes que se joga, para 20 no caso, a probabilidade de ganhar k > 1< 20(sendo k inteiro) aumenta, então como a probabilidade de ganhar mais de uma vez aumenta a probabilidade de ganhar APENAS uma vez diminui.
Se você tiver a necessecidade de um outro calculo, me relate melhor a sensação que tento encaixar o caso em uma outro distribuição de probabilidade. Pois o que ocorre nessa distribuição que lhe passei é que mesmo que a vitória ocorra na terceira tentativa, por exemplo, as outras vezes você ainda jogará pondendo ou não ganhar novamente.
Um Abraço
-
por gouveia » Dom Ago 16, 2009 13:12
gouveia escreveu:Felipe Schucman escreveu:Então, vou explicar novamente....essa distribuição que mostrei, calcula a probabilidade de ganhar k vezes, um numero que você escolhe...se você colocar 1, calculará a probabilidade de você ganhar uma vezes. O que ocorre é, quando você aumenta o numero de vezes que se joga, para 20 no caso, a probabilidade de ganhar k > 1< 20(sendo k inteiro) aumenta, então como a probabilidade de ganhar mais de uma vez aumenta a probabilidade de ganhar APENAS uma vez diminui.
Um Abraço
-
por Felipe Schucman » Dom Ago 16, 2009 14:07
É isso que to tentando explicar, a distribuição leva em conta que se você ganhar 2 ou 3 vezes, não é apenas 1(k=1) então como essas probabilidades aumentam com o aumento das tentativas, o APENAS 1 diminui, porque é masi provavel ganhar 2, 3 talvez mais vezes....é só você pegar e fazer k=2 colocando 20 vezes para ver os resultados....O que quero dizer é que o que esta sendo calculado, é a probabilidade de ganhar APENAS e SÓ uma vez dessa 20 tentativas! Se o ganho provavel for maior que 1, a probabilidade de ganhar 1 diminui....
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
por gouveia » Seg Ago 17, 2009 11:40
Veja estas duas situacoes
P ( x=1) = C10.1.(0,085)^1.(1-0,085)^9= 0,38212.......
Agora esta
P (x=1) = C20.1.(0,085)^1.(1-0,085)^19 = 0,31........
Ou seja mantendo as mesmas condicoes e aumentando o numero de tentativas ha uma reducao da probabilidade de acerto. Esta que e a incongruencia ao meu ver
O que acha
Abs
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por gouveia » Seg Ago 17, 2009 11:44
Li seu post acima com atraso. Neste caso vc conhece uma formula que indique a probabilidade de ganhar AO MENOS uma vez, nao interessando se vai ganhar apenas uma vez, ou 2 vezes, 3 vezes, etc.....
Abs e obrigado pela atencao
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por Felipe Schucman » Seg Ago 17, 2009 13:18
gouveia escreveu:Li seu post acima com atraso. Neste caso vc conhece uma formula que indique a probabilidade de ganhar AO MENOS uma vez, nao interessando se vai ganhar apenas uma vez, ou 2 vezes, 3 vezes, etc.....
Abs e obrigado pela atencao
Nesse caso você deve fazer o seguinte....faça a probabilidade de k=0 que é a de não ganhar ....depois tire da probabilidade total (1), ou seja,
1- P(k=0)....depois me conte o resultado e vemos se chegaremos no procurado!
Um Abraço!
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
por gouveia » Seg Ago 17, 2009 13:45
Se eu entendi bem a formula se k=0 o resultado seria zero, uma vez que sera um dos fatores do produto. Portanto 1-0 traduziria uma probabilidade de ganho independente do numero de tentativas de 100%. Nao deve ser isto
Se tiver algum insight manda aì
Abs
-
gouveia
- Usuário Ativo

-
por Felipe Schucman » Seg Ago 17, 2009 17:33
É isso, a probabilidade 0, é de você perder a cada vez que o sorteio ocorrer, a probabilidade de k=0 (P(k=0)), menos a probabilidade de 1, vai ser igual a probabilidade de k=1+k=2+k=3+....k=10....que vai te responder a pergunta...quala probabilidade de você ganhar jogando 10 vezes.....
-
Felipe Schucman
- Usuário Parceiro

-
Voltar para Estatística
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Pergunta simples de limites
por andre_akuna » Dom Out 17, 2010 11:25
- 0 Respostas
- 2231 Exibições
- Última mensagem por andre_akuna

Dom Out 17, 2010 11:25
Pedidos
-
- Pergunta sobre geratriz
por Balanar » Dom Ago 08, 2010 22:25
- 1 Respostas
- 1749 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Seg Ago 09, 2010 01:58
Desafios Difíceis
-
- Pergunta Teste - Estatistica 2
por gicapo » Qui Jan 12, 2012 13:08
- 1 Respostas
- 9549 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sáb Jan 14, 2012 13:05
Estatística
-
- Cunjutos Numericos ; Pergunta de logica
por moyses » Qua Jan 18, 2012 14:03
- 5 Respostas
- 3440 Exibições
- Última mensagem por moyses

Qui Jan 19, 2012 21:40
Conjuntos
-
- Teoria dos conjuntos, Pergunta de lógica
por moyses » Dom Jan 22, 2012 16:53
- 9 Respostas
- 5518 Exibições
- Última mensagem por moyses

Qua Jan 25, 2012 08:51
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em

substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação

não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta

.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59