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Mensagempor Magda » Sex Jun 19, 2009 18:37

Como resolvo este sistema?
2. (x+y) = x + 3
y+3 = 3. (x-y)
já tentei resolver de algumas formas, mas não consegui. Tentei pela regua de Cramer e depois tentei isolar uma das incógnitas. Ao final tem que se descobrir o valor de (x+y)ao quadrado. O resultado dá 5 19/25. O meu resultado de 81!!
Magda
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Re: sistemas

Mensagempor Marcampucio » Sex Jun 19, 2009 19:14

\begin{cases}2(x+y)=x+3\rightarrow [2x+2y=x+3]\rightarrow [x+2y-3=0]\\y+3=3(x-y)\rightarrow [y+3=3x-3y]\rightarrow [3x-4y-3=0]\end{cases}

multiplicando a primeira por 2 e somando com segunda:

\\2x+4y-6=0\\3x-4y-3=0\\5x-9=0\\x=\frac{9}{5}\rightarrow y=\frac{3}{5}

\\x+y=\frac{12}{5}\\(x+y)^2=\frac{144}{5}=5\frac{19}{5}
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Re: sistemas

Mensagempor Magda » Sex Jun 19, 2009 19:36

Grata pela resposta!!
Magda
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Re: sistemas

Mensagempor Magda » Qui Ago 06, 2009 18:32

No dia 19 de Junho, recebi a reslução do sistema 2(x+y)= x+3
y+3= 3(x-Y)
quanto a resolução da primeira sentença, não houve dúvidas, já quanto a resolução da segunda, não entendi as alterações de sinais:
y+3 = 3(x-y)
y+3 = 3x - 3y (até aqui ok)
3x - 4y - 3 = 0
(se o y está de um lado e o -3y do outro, como podemos somá-los resultando em -4y? Da mesma forma, porque o 3 fica negativo, se é positivo e se foi passado para o lado contrário, porque o 3x não mudou de sinal? Ou não necessário alterar o sinal quando passamos para o outro lado? Ficaria: y +3 -3x + 3y = 0
-3x +4y +3 = 0

e daí, não chego mais ao resultado esperado que é (x+y)² = 5 19/5
Gostaria de mais uma explicação, pois preciso ensinar para minha filha que está na oitava série.

Grata,
Magda
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Re: sistemas

Mensagempor Marcampucio » Qui Ago 06, 2009 20:53

Cara Magda,

note que uma igualdade não se altera se efetuarmos em ambos os membros a mesma operação:

2+3=6-1

1- adição

2+3+8=6-1+8

o valor em cada lado muda, mas a igualdade se mantém.

2- subtração

2+3-25=6-1-25

3- multiplicação

7(2+3)=7(6-1)

4- divisão

\frac{2+3}{5}=\frac{6-1}{5}

é isso que foi feito na passagem em que você teve dúvidas:

y+3=3x-3y

\\y+3-y-3=3x-3y-y-3\\

em cada lado foram subtraídos -3 e {}-y e o resultado fica 0=3x-4y-3
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Re: sistemas

Mensagempor Magda » Sex Ago 07, 2009 19:49

Grata por mais esta ajuda.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.