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Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

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Mensagempor joaoalbertotb » Ter Set 01, 2009 14:08

1) O trinômio 9x²+3x+0,25 representa a medida da área de um quadrado.
O lado do quadrado mede a)1,5 b)3x+0,5 c)0,5
o termo 0,25 representa a medida da área de um quadrado cujo lado mede a)1,5 b)3x+0,5 c)0,5
o termo 3x representa a medida da área de dois retângulos.A medida da area de cada um mede a)1,5 b)3x+0,5 c)0,5

2)O trinômio 4x²+x+1/16 representa a área de um quadrado. O termo x representa a soma das áreas de dois retângulos. As medidas dos lados de um desses retângulos são expressas por:
a)4xe1/4
b)2xe1/4
c)xe1/4

3) o trinômio 0,25x²+0,5x+___ representa a área de um quadrado se o termo que falta for igual a 0,5.
a)verdadeiro
b)falso
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor Marcampucio » Ter Set 01, 2009 15:57

1) a área de um quadrado é dada por a^2 sendo a o seu lado.

o trinômio 9x^2+3x+0,25 pode ser fatorado como (3x+0,5)(3x+0,5) e portanto o lado do quadrado será (3x+0,5)

se 0,25=a^2 então a=0,5

A figura abaixo faz a interpretação geométrica do trinômio:
Imagem

os outros são do mesmo jeito.
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Estou com uma tremenda duvida podem me ajudar

Mensagempor robson » Qua Set 02, 2009 21:57

ola boa noite essa equação esta correta
y+3=(-1/6).(x-2)
y+3=-1/6x +2/6
1/6x+y+3-2/6=0
x/6+y+3-1/3=0
x+6y+18-2/6=0
x+6y+18-2=0
x+6y+16=0
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Re: Estou com uma tremenda duvida podem me ajudar

Mensagempor Marcampucio » Qui Set 03, 2009 01:08

robson escreveu:ola boa noite essa equação esta correta
y+3=(-1/6).(x-2)
y+3=-1/6x +2/6
1/6x+y+3-2/6=0
x/6+y+3-1/3=0
x+6y+18-2/6=0
x+6y+18-2=0
x+6y+16=0


\\y+3=(-\frac{1}{6})(x-2)\\y+3=-\frac{x}{6}+\frac{2}{6}\\y+3=\frac{-x+2}{6}\\y=\frac{-x+2}{6}-3\\y=\frac{-x+2-18}{6}\\y=\frac{-x-16}{6}
Editado pela última vez por Marcampucio em Qui Set 03, 2009 17:20, em um total de 1 vez.
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor Elcioschin » Qui Set 03, 2009 12:13

Marcampucio

A solução do Robson estava correta ----> x + 6y + 16 = 0

A sua solução ficou errada porque você inverteu o sinal de +3 para -3 na terceira linha.

De qualquer maneira, o caminho mais simples para chegar na solução é:

y + 3 = (-1/6)*(x - 2) ----> y + 3 = (1/-6)*(x - 2) ----> Multiplica os dois membros por -6

-6*(y + 3) = 1*(x - 2) -----> - 6y - 18 = x - 2 -----> x + 6y + 16 = 0
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:05

Numa PA de termos positivos o 1°, o 5° eo 21° termo formam, nessa ordem, uma PG. A razão drssa PG é:
a)2
b)4
c)16
d)20
e) impossível de ser determinado.

A resposta tem que ser a letra b. Mas, por quê? Não entendi.
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:07

Numa PG estritamente decrescente, sabe-se que a1 + a10 = -513 e a4.a7 = 512. Determine a razão dessa PG.
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:08

Adicionando-se a mesma constante a cada um dos números 6,10 e 15 nessa ordem, obtemos uma p.g de razão:
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:19

Uma PG tem primeiro termo igual a 1 e a razão igual a raiz quadrada de 2. Se o produto dos termos dessa progressão é 2^39, então o números de termos é igual a:
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:21

Uma PG de 8 termos tem primeiro termo igual a 10. O logaritmo decimal do produto de seus termos vale 36. Ache a razão dessa progressão.
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:23

O número de ancestrais de uma pessoa, em seis gerações é:
a)63
b)126
c)127
d)32
e)64
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor Elcioschin » Qui Set 03, 2009 17:02

Paty

1) Por favor, não utilize um tópico aberto por outra pessoa, para postar suas dúvidas.
2) Quando tiver UMA dúvida abra um novo tópico.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?