Andrewo escreveu:1-(VUNESP)Duas empreiteiras farão simultaneamente a pavimentação de uma estrada, cada uma trabalhando a partir de uma das extremidades. Se uma delas pavimentar 2/5 da estrada e outra 81 km, a extensão dessa estrada é de:
Considere que x é o tamanho da estrada.
A Empresa 1 pavimentou

.
A Empresa 2 pavimentou 81 Km.
Se juntarmos essas duas partes, devemos ter o tamanho da estrada. Sendo assim, podemos montar a equação:

Agora tente terminar o exercício.
Andrewo escreveu:2-(METODISTA)Um elevador pode levar 20 adultos ou 24 crianças.Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem ainda entrar?
Sejam a e c quantidade de adultos e crianças, respectivamente.
A capacidade máxima do elevador é 20a ou 24c. Ou seja, 20a ou 24c representam um mesmo peso.
Sendo assim, podemos dizer que 20a = 24c. Ou ainda, podemos dizer que o peso de cada adulto corresponde a

do peso de cada criança.
Agora pense no seguinte: Se o peso de 1 adulto corresponde a

do peso de 1 criança, então o peso de 15 adultos corresponde ao peso de quantas crianças?
Tente terminar o exercício.
Andrewo escreveu:3-(FUVEST)-Duas garotas realizam um serviço de datilografia. A mais experiente consegue faze-lo em duas horas, a outra em 3 horas.Se dividirmos o serviço de modo que as duas juntas possam fazer no menor tempo possível esse tempo será:
Suponha que a garota 1 é a mais experiente. Se ela faz o trabalho T em 2 horas, então a cada hora ela faz

do trabalho.
Quanto a garota 2, se ela faz o trabalho T em 3 horas, então a cada hora ela faz

do trabalho.
Se as garotas trabalharem juntas, então a cada hora elas farão

do trabalho.
Agora pense no seguinte: se em 1 hora (ou 60 minutos) elas fazem

do trabalho, então em quantas horas (ou minutos) elas fariam o trabalho todo (isto é, T)?
Tente terminar o exercício.
Andrewo escreveu:(...) me dessem dicas (se existem) pra eu melhorar minha interpretação e ajudar na hora de resolver outros problemas.
Leia mais! A interpretação de texto é fundamental não só na Matemática como em qualquer outra disciplina.
Além disso, procure dividir o enunciado do exercício em diversas partes. Você deve entender cada uma dessas partes. Se uma delas ficar sem entendimento, então é provável que você não consiga concluir o exercício. E por fim, sempre verifique a sua resposta. Confira se ela condiz com os dados do exercício.