por Raphael Feitas10 » Qui Dez 08, 2011 01:54
Um grupo de jovens é formado por rapazes e moças.Dois meses apos a formação do grupo, 15 moças abandonaram o grupo e ai, se observou que cada rapaz podia abraçar exatamente 2 moças.Decorrendo mais seis meses 45 rapazes deixaram o grupo e ai, cada rapaz poderia ser abraçado exatamente por 5 moças.Calcule o numero de rapazes e moças quando o grupo foi formado.R: rapazes=75 e moças=165
Interpretei ate aqui parceiro mais ñ cheguei nesse resultado resolvendo...
Me ajuda aew brother desde ja muito agradecido abraço.

-
Raphael Feitas10
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 162
- Registrado em: Ter Jan 04, 2011 20:10
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por TheoFerraz » Qui Dez 08, 2011 12:02
Em matemática é sempre assim... Para o problema ser resolvido, ele tem que te dar algumas pistas... só que como são sempre as mesmas eles resolvem tentar ser criativos para "mascarar" a dica... mas no fundo no fundo é a lesma lerda!
Observe:
(...) cada rapaz podia abraçar exatamente 2 moças (...) cada rapaz poderia ser abraçado exatamente por 5 moças (...)
Isso na verdade ele está te dando a razão! tantos rapazes para cada moça, tantas moças para cada rapaz...
no primeiro momento duas moças para cada rapaz. e no segudo. 5 moças para cada rapaz!
Então. no primeiro momento (no qual 15 moças sairam) a razão, moças por rapaz é 2:

e no segundo no qual além das 15, 45 homens saem:

com isso voce tem um sistema. 2 equações, 2 variáveis.
-
TheoFerraz
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 107
- Registrado em: Qua Abr 13, 2011 19:23
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Bacharelado em Física
- Andamento: cursando
por Raphael Feitas10 » Qui Dez 08, 2011 14:55
Brother nossa muito facil de fazer valeu memos por ter me ajudado nessas duas questões muito obrg abraço.
-
Raphael Feitas10
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 162
- Registrado em: Ter Jan 04, 2011 20:10
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
Voltar para Sistemas de Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- números inteiros
por thadeu » Qui Nov 19, 2009 11:41
- 2 Respostas
- 1940 Exibições
- Última mensagem por thadeu

Qui Nov 19, 2009 13:46
Álgebra Elementar
-
- numeros inteiros
por edwilsoncrep » Qui Mar 04, 2010 20:03
- 5 Respostas
- 6180 Exibições
- Última mensagem por adriana_borges

Dom Mai 09, 2010 12:04
Sequências
-
- Numeros inteiros
por Raphael Feitas10 » Qua Jan 05, 2011 00:16
- 3 Respostas
- 2510 Exibições
- Última mensagem por PedroSantos

Qua Jan 05, 2011 19:49
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Numeros inteiros
por Raphael Feitas10 » Qui Jan 13, 2011 13:18
- 15 Respostas
- 9132 Exibições
- Última mensagem por Raphael Feitas10

Qua Jan 19, 2011 00:40
Números Complexos
-
- Numeros inteiros 2
por Raphael Feitas10 » Qua Jan 19, 2011 00:28
- 1 Respostas
- 2774 Exibições
- Última mensagem por Renato_RJ

Qua Jan 19, 2011 01:52
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.