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Como resolvo esse problema envolvendo equação?

Como resolvo esse problema envolvendo equação?

Mensagempor LuizCarlos » Ter Jul 26, 2011 17:15

Numa excursão ao Jardim Zoológico foram 84 alunos. Se o número de rapazes correspondia á sexta parte do número de moças, quantos rapazes foram a essa excursão?

comecei a resolver dessa forma, mas não tenho certeza se a forma de equacionar o problema está correta!

x número de rapazes

\frac{x}{6} sexta parte do número de moças

x . \frac{x}{6} numero de rapazes + x numero de moças = 84

ficando dessa forma x . \frac{x}{6} + x = 84

Obrigado desde ja.
LuizCarlos
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Re: Como resolvo esse problema envolvendo equação?

Mensagempor Molina » Ter Jul 26, 2011 18:02

Boa tarde.

Você está se confundindo na interpretação do problema.

LuizCarlos escreveu:x número de rapazes

\frac{x}{6} sexta parte do número de moças


Dessa forma que você escreveu, você quer dizer que há mais homens do que mulheres, mas releia o enunciado para perceber que há mais mulheres do que homens.

Ou seja, chame de x o número de moças e \frac{x}{6} o número de rapazes (sexta parte do número de moças).


Outra coisa que não entendi foi aquele x multiplicando inicialmente.

LuizCarlos escreveu:x . \frac{x}{6} + x = 84


Retire esse x que está multiplicando e faça a soma normalmente.


:y:
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Re: Como resolvo esse problema envolvendo equação?

Mensagempor LuizCarlos » Ter Jul 26, 2011 18:30

Molina escreveu:Boa tarde.

Você está se confundindo na interpretação do problema.

LuizCarlos escreveu:x número de rapazes

\frac{x}{6} sexta parte do número de moças


Dessa forma que você escreveu, você quer dizer que há mais homens do que mulheres, mas releia o enunciado para perceber que há mais mulheres do que homens.

Ou seja, chame de x o número de moças e \frac{x}{6} o número de rapazes (sexta parte do número de moças).


Outra coisa que não entendi foi aquele x multiplicando inicialmente.

LuizCarlos escreveu:x . \frac{x}{6} + x = 84


Retire esse x que está multiplicando e faça a soma normalmente.


:y:



valeu diego, agora consegui, não interpretei o problema de forma correta, e fiz confusão.

consegui. Obrigado, abraço
LuizCarlos
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59