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AJUDA COM MATRIZES

AJUDA COM MATRIZES

Mensagempor feeh1208 » Qui Dez 08, 2011 13:10

fiquei afastado do colegio porque cai de moto e me passaram esse trabalho para fazer, mais eu não sei nem como começar. :/

Ajuda em Matrizes (não consigo resolver esses problemas).?
Para todas as questões a seguir, considere as matrizes.
(1 1) <-A (0 6) <- B (-2 -3) <- C
(5 7) <-A (9 3) <- B (5 3) <- C

1. Determine 2A.2B
2. Determine 2C^t + 2b
3. Determine B^t - 2c
4. Determine A-¹
feeh1208
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Re: AJUDA COM MATRIZES

Mensagempor TheoFerraz » Qui Dez 08, 2011 14:52

Bom, eu aaacho que o que voce quis dizer foi

A = 
\begin{pmatrix}
   1 & 1  \\ 
   5 & 7 
\end{pmatrix}

B = 
\begin{pmatrix}
  9 & 6  \\ 
   0 & 3 
\end{pmatrix}

C = 
\begin{pmatrix}
   -2 & -3  \\ 
   5 & 3 
\end{pmatrix}

Basicamente, o que se deve fazer é...

se voce precisa somar (ou subtrair) duas matrizes. voce soma (ou subtração) termo por termo, respectivamente.

Por exemplo

A + B = 
\begin{pmatrix}
   1+9 & 1+6 \\ 
   5+0 & 7+3 
\end{pmatrix}

Se voce quiser multiplicar por um escalar... tipo 2, voce multiplica todos os membros por 2. (o mesmo vale para divisão por escalar)

Agora o mais chatinho. Se voce precisa Multiplicar duas matrizes, voce vai ter que:

Somar a multiplicação respectiva de uma linha da matriz da esquerda, com uma linha da matriz da direita. o melhor jeito de aprender isso é com exemplos.

Usando a letra a) como exemplo.

calcule antes de qualquer coisa 2A e 2B

2A = 
\begin{pmatrix}
   2 & 2 \\ 
   10 & 14 
\end{pmatrix}
 \;\;\; ; \;\;\;
2B = 
\begin{pmatrix}
   0 & 12  \\ 
   18 & 9 
\end{pmatrix}

agora multipliquemos...

\begin{pmatrix}
   2 & 2 \\ 
   10 & 14 
\end{pmatrix}
\times 
\begin{pmatrix}
   0 & 12  \\ 
   18 & 9 
\end{pmatrix}

Voce deve fazer o seguinte.

pegue a PRIMEIRA linha da matriz da esquerda, e a PRIMEIRA coluna da matriz da direita.

\begin{pmatrix}
   2 & 2 \\ 
   * & * 
\end{pmatrix}
\times 
\begin{pmatrix}
   0 & *  \\ 
   18 & * 
\end{pmatrix}

Multiplique o termo A11 com o B11, e some com A21 vezes o termo B12.

assim:

2 \times 0 + 2 \times 18 = 38

Esse numero ficará no lugar de coordenadas 1,1 da resposta, pois voce pegou a PRIMEIRA linha e a PRIMEIRA coluna... Resposta = 
\begin{pmatrix}
   38 & *  \\ 
   * & * 
\end{pmatrix}


Depois vamos pegar a PRIMEIRA linha e a SEGUNDA coluna

\begin{pmatrix}
   2 & 2 \\ 
   * & * 
\end{pmatrix}
\times 
\begin{pmatrix}
   * & 12  \\ 
   * & 9 
\end{pmatrix}

A11 vezes B21, mais, A12 vezes B22... {Um bom jeito de fazer essa multiplicação de forma automática é não pensar nesses numeros! coloque o dedo no começo de uma linha e outro dedo no começo de uma coluna... Vá andando os dedos e multiplicando termo à termo! Uma dica... eu GARANTO que se voce fizer 5 multiplicações de matriz por 3 dias seguidos (isso da uns 10 minutos) voce vai fazer essa multiplicação automática... eu digo isso pq confunde, essa multiplicação é chata!}

vai resultar em 36 essa ultima 2 \times 12 + 2 \times 9 ... e voce vai posicioná-la no termo de coordenadas 1,2 da resposta, por que usou a PRIMEIRA linha com a SEGUNDA coluna. resultando

Resposta = 
\begin{pmatrix}
   38 & 26  \\ 
   * & * 
\end{pmatrix}


depois voce precisa fazer da SEGUNDA linha com a PRIMEiRA coluna

\begin{pmatrix}
   * & * \\ 
   10 & 14 
\end{pmatrix}
\times 
\begin{pmatrix}
   0 & *  \\ 
   18 & * 
\end{pmatrix}

10 \times 0 + 14 \times 18

e vai resultar 252

Resposta = 
\begin{pmatrix}
   38 & 26  \\ 
   252 & * 
\end{pmatrix}


tente fazer a ultima sosinho.


--> quando voce precisar calcular uma transposta... ou {A}^{t}

só o que se deve fazer é inverter as linhas pelas colunas.

--> Quando voce precisar de uma matriz inversa, ou {A}^{-1} Voce deve multiplicar a matriz A por uma matriz desconhecida... ou seja,
\begin{pmatrix}
   a & b  \\ 
   c & d 
\end{pmatrix}

e tomar como resultado a matriz identidade I =
\begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix}

isso vai resultar num sistema facil de ser resolvido.
.

{{ Eu realmente espero que tenha ajudado! demorei quase uma hora pra responder esse topico! AUSHASUHAHUSAHU }}

bom estudo

.
TheoFerraz
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?