por Neperiano » Dom Out 19, 2008 11:31
Ola
Aqui alguns exercícios de Matrizes e Sistemas Lineares
1) Discuta e, se for possível, resolva:
y + 2z = 2
2x – 3y = 4
4x – 3y + 6z = 14
4x + y + 14 z = 24
2) Mostre que sempre é possível preencher de uma só maneira os vértices (?) com números tais que a soma de dois consecutivos deles já esteja dada (d1 , d2 , e d3) no lado que une estes vértices.
3) Apresente todas as possibilidades de resultados na discussão de um sistema de 3 equações lineares com 6 incógnitas.
4) Assinale ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso:
( ) Se A é uma matriz do tipo 2x5 então o sistema de equações AxY = B nunca será determinado.
( ) Se T é triangular do tipo nxn então det(T) ? 0
( ) Se det(A) = 0 então o sistema de equações AxZ = B não terá soluções
( ) Com matrizes, YxZ = ZxY, só se Y, Z ou YxZ for a identidade.
( ) Sempre é possível fazer AxAT e o resultado é uma matriz quadrada simétrica.
( ) Se A é uma matriz do tipo 3x5 então o sistema de equações AxX = B será indeterminado.
( ) Se A é triangular do tipo nxn então det(A) = a11 . a22 . a33 . . . ann.
( ) Se det(A) ? 0 então ? A-1.
( ) Se AxB pode ser calculada então BxA tem como resultado uma matriz diferente
( ) Se A é uma matriz quadrada então o sistema de equações AxX = B será determinado.
( ) O cálculo de MTxM sempre é possível e o resultado é uma matriz simétrica.
( ) Se C é triangular então det(C) será o produto da diagonal principal.
( ) det(PxQ) = 0 só se P ou Q tiver determinante zero.
( ) O resultado de YxZ é sempre diferente de ZxY.
5) Apresente todos os possíveis resultados na discussão de um sistema de 6 equações lineares com 4 incógnitas.
6) Mostre que nem sempre é possível preencher os vértices (?) com números tais que a soma de dois consecutivos deles já esteja dada (d1, d2, d3, e d4) no lado que une estes vértices.
Mostre, ainda, que quando for possível, pode-se preencher os vértices de diversas maneiras.
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
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por Molina » Dom Out 19, 2008 13:15
Boa tarde, Maligno.
Esses exercícios são dúvidas suas ou são exercícios de auxilio para quem está aprendendo matrizes e SL?

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por Molina » Dom Out 19, 2008 13:34
Eis aqui uma lista com poucos exercícios.
To preparando para aplicar no estágio que estou fazendo.
Assim que eu terminar coloco mais,
Abraços
- Anexos
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[O anexo não pode ser exibido, pois a extensão pdf foi desativada pelo administrador.]
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por Giles » Dom Out 19, 2008 13:53
Valew-se! Molina e Maligno!
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por Neperiano » Qui Out 30, 2008 20:02
Ola
Não sei se isso é possivel, mas mudar esse topico de lugar seria o ideal, porque ele esta em algebra.
Abraços
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por Molina » Qui Out 30, 2008 23:46
Maligno escreveu:Ola
Não sei se isso é possivel, mas mudar esse topico de lugar seria o ideal, porque ele esta em algebra.
Abraços
É possível.
O Fábio fará isso.
Abraços!
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por SUELI SILVA » Qui Dez 11, 2008 23:00
podem me ajuda a resolver. resolva o sistema pela regra de craner x-3x+2=-4
2x+x-2=11
-x+2x-52=r5
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por jsperes » Qui Ago 13, 2009 00:32
molina escreveu:Eis aqui uma lista com poucos exercícios.
To preparando para aplicar no estágio que estou fazendo.
Assim que eu terminar coloco mais,
Abraços
OI MOLINA!!!
ME REGISTREI HOJE NO SITE, ESTOU NO 1º ANO DE LIC. COMPUTAÇÃO E ESTAMOS COM A DISCIPLINA MATEMÁTICA ELEMENTAR DISCRETA, O PROF. PEDIU UMA PESQUISA EM SITES E DESCREVER O ENUNCIADO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA COM A OPERAÇÕES COM MATRIZES E SISTEMAS LINEARES.
ESTIVE OLHANDO OS SEUS EXERCÍCIOS E GOSTARIA DE SABER SE VC TEM OS GABARITOS DELES?
E SE PODERIA ME AJUDAR.
OBRIGADO
JSPERES
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por vanessacosta » Sex Ago 14, 2009 11:19
(UFRJ) João, Pedro e Maria se encontraram para
bater papo em um bar. João e Pedro trouxeram R$
50,00 cada um, enquanto Maria chegou com menos
dinheiro.
Pedro, muito generoso, deu parte do que tinha
para Maria, de forma que os dois ficaram com a
mesma quantia.
A seguir, João resolveu também repartir o que
tinha com Maria, de modo que ambos ficassem com
a mesma quantia. No final, Pedro acabou com R$ 4,00
a menos do que os outros dois.
Determine quanto Maria possuía quando chegou
ao encontro.
Bom, eu tentei resolver assim:
J = 50
P = 50
M = x
Pedro deu Y para Maria então P = 50-y
e Maria => M = x+y sendo que M = P
João deu z para Maria... J = 50 - z
e Maria => M = x+y+z sendo que M=J
aí depois não consegui sair dai ... Me ajudeeem?!
a Resposta do gabarito é R$34,00
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por Molina » Sex Ago 14, 2009 14:26
jsperes escreveu:molina escreveu:Eis aqui uma lista com poucos exercícios.
To preparando para aplicar no estágio que estou fazendo.
Assim que eu terminar coloco mais,
Abraços
OI MOLINA!!!
ME REGISTREI HOJE NO SITE, ESTOU NO 1º ANO DE LIC. COMPUTAÇÃO E ESTAMOS COM A DISCIPLINA MATEMÁTICA ELEMENTAR DISCRETA, O PROF. PEDIU UMA PESQUISA EM SITES E DESCREVER O ENUNCIADO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA COM A OPERAÇÕES COM MATRIZES E SISTEMAS LINEARES.
ESTIVE OLHANDO OS SEUS EXERCÍCIOS E GOSTARIA DE SABER SE VC TEM OS GABARITOS DELES?
E SE PODERIA ME AJUDAR.
OBRIGADO
JSPERES
Boa tarde, JSPERES.
Bem-vindo ao fórum. As questões do arquivo são de simples resolução. Acho que você que está cursando não terá grandes problemas em resolver. Até porque é um bom treinamento para você. Eu não tenho as soluções digitadas, mas caso você tenha dúvida nas resoluções é só avisar que eu coloco as respostas.
Abraços,

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Sistemas de Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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