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Exercício de PA

Exercício de PA

Mensagempor kaeser » Qua Out 07, 2009 12:21

(ITA) Sejam a, b e c constantes reais com a\neq0 formando, nesta ordem, uma progressão aritmética e tais que a soma das raízes da equação ax^2+bx+c=0 é -\sqrt{2}. Então uma relação válida entre b e c é:

a) c=\frac{b}{\sqrt{2}} (\sqrt{2}-1)

b) c=b (2-\sqrt{2})

c) c=b (\sqrt{2}-1)

d) c=b\sqrt{2}

e) c=\frac{b}{2} (4-\sqrt{2})
Minha tentativa:
PA(a,b,c) = PA(a_1,a_2,a_3)

a_1=a
a_2=b=a+r
a_3=c=a+2r

usando b e c na equação: ax^2+bx+c=0 :

ax^2+(a+r)x+(a+2r)=0

\frac{-(a+r)\pm\sqrt{(a+r)^2-4a(a+2r)}}{2a}
x_1+x_2=-\sqrt{2}
\\
\\
\\
\frac{-a-r+\sqrt{-3a^2+8r+2ar+r^2}}{2a}+\frac{-a-r-\sqrt{-3a^2+8r+2ar+r^2}}{2a}=-\sqrt{2}
\\
\\*
\frac{-2a-2r}{2a}=-\sqrt{2}
\\
\frac{-a-r}{a}=-\sqrt{2}
\\
\frac{a+r}{-a}=\sqrt{2}
\\
r=-a\sqrt{2}-a
E eu termino aqui. Não sei como relacionar c e b.
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Re: Exercício de PA

Mensagempor Molina » Qua Out 07, 2009 14:46

Boa tarde.

Há um erro deste passo:

\frac{-a-r}{a}=-\sqrt{2}


para este:

\frac{a+r}{-a}=\sqrt{2}


Verifique que o correto é:

\frac{a+r}{a}=\sqrt{2}

r=a\sqrt{2}-a

Tente a partir daqui substituindo as variáveis de modo a ficar b e c.

Abraços!
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Re: Exercício de PA

Mensagempor kaeser » Qui Out 08, 2009 18:48

Existe outra maneira de responder esse problema?
A resposta correta foi dada por um amigo português que gentilmente fez esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=H4kdxUJVWDY


\\
\\

PA(a,b,c)\\
x_1+x_2=-\sqrt{2}\\
a\neq0\\
ax^2+bx+c=0\\\\

x_1+x_2=-\sqrt{2}\\\\
\frac{-b+\sqrt{b^2-4ac}}{2a}+\frac{-b-\sqrt{b^2-4ac}}{2a}=-\sqrt{2}\\\\
\frac{-2b}{2a}=-\sqrt{2}\\\\
\frac{-b}{a}=-\sqrt{2}\\\\
\frac{b}{a}=\sqrt{2}\\\\
b=\frac{a}{\sqrt{2}}\\\\
\\
\\
a=\frac{b}{\sqrt{2}}


Agora vem a sacada de que c=b+(b-a) por que para que a, b e c sejam uma PA progressiva a diferença de cada termo um pelo outro imediatamente anterior deve ser igual a razão, ou seja, b-a deve ser a razão, ou seja, c é igual a b mais a razão que é (b-a). Nesse caso nós temos a que é a=b/\sqrt{2}

\\
c=b+(b-a)\\\\
c=b+(b-\frac{b}{\sqrt{2}})\\\\
c=2b-\frac{b}{\sqrt{2}}\\\\
\\

Agora temos que racionalizar a raiz para que ela fique no numerador. Os professores, em geral, preferem as raízes no numerador. E quando eles fazem concursos fazem alternativas equivalentes que mostrem a resposta final com as raízes no numerador, eu suponho.

Racionalizando:
\\
c=2b-\frac{b\sqrt{2}}{\sqrt{2}\sqrt{2}}\\\\
c=2b-b\sqrt{2}

A alternativa correta é a resposta e): que aparece como c=\frac{b}{2}(4-\sqrt{2}), que é o mesmo que a resposta final, basta multiplicar.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?