por MateusSobreira » Qui Abr 14, 2011 10:22
Pessoal, eu tenho três dúvidas em relação a umas contas de P.G. que irão cair na prova que é sábado. Então dêem uma ajudinha por favor ^^... ai segue:
1)Num certo dia de inverno, exatamente às 4h40min, horário em que abre uma determinada estação do metrô de São Paulo, chega um único passageiro para acessar o metrô por esta estação. O próximo passageiro chega sozinho 48min depois, e o passageiro seguinte chega também solitário 16min após o segundo. E assim sucessivamente, os passageiros chegam um a um, sempre um tempo depois do anterior igual a um terço do tempo entre este e aquele que o antecedeu. Em algum momento, o intervalo de tempo entre dois passageiros consecutivos será tão curto, que estarão chegando praticamente juntos. O horário limite para que isto aconteça é:
2)Três números reais positivos formam uma progressão artimética, e outros três formam uma progressão geométrica. Multiplicando os termos da progressão geométrica obtém-se 12³. Adicionando os termos correspondentes nas duas progressões obtemos a sequência 50, 17 e 11. Qual a razão da progressão artimética?
3)Se a sequência (x, y - 1, 7x) formar, nesta ordem, uma progressão aritmética e a sequência (y, x + 1, x - 1) formar, nesta ordem, uma progressão geométrica, então o produto entre as razões dessas progressões é igual a:
Quem puder me ajudar eu agradeço muito... de 22 questões da ficha de estudo, tem algumas me incomodando, peço que me ajudem

OBS: Peço, se possível, que postem o passo a passo para a resolução sou meio lerdo pra entender xD. Obrigado desde já!
-
MateusSobreira
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Qui Abr 14, 2011 10:13
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: 2º
- Andamento: cursando
Voltar para Progressões
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- ajuda
por Daiane kelly » Seg Mar 24, 2008 22:38
- 4 Respostas
- 6188 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Ter Mai 12, 2009 17:43
Matrizes e Determinantes
-
- Ajuda
por Umbus » Sáb Out 18, 2008 14:12
- 2 Respostas
- 3539 Exibições
- Última mensagem por lopes

Sáb Jun 20, 2009 15:51
Álgebra Linear
-
- Ajuda.
por VanessaFontela » Qui Dez 04, 2008 10:32
- 0 Respostas
- 2807 Exibições
- Última mensagem por VanessaFontela

Qui Dez 04, 2008 10:32
Matemática Financeira
-
- Ajuda!!!
por GABRIELA » Seg Set 21, 2009 17:28
- 1 Respostas
- 2180 Exibições
- Última mensagem por Molina

Seg Set 21, 2009 19:56
Sistemas de Equações
-
- Ajuda!!!!!!
por GABRIELA » Ter Set 22, 2009 16:35
- 6 Respostas
- 4176 Exibições
- Última mensagem por GABRIELA

Qui Set 24, 2009 16:29
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.