por tiagofe » Qui Mar 31, 2011 20:09

Boa tarde pessoal, estou com um duvida que está me matando!
segue a imagem onde esta o problema.
http://postimage.org/image/drrc8lwk/ou está em
http://www.freeimagehosting.net/image.p ... fff57c.jpgja tentei de todas as maneiras mas não chego a resoluçao certa, no livro a resposta da
17.1) é as torres 1 e 2 distam do lago 18 pés e 32 pés respectivamente.
17.2) alpha = 43.15º beta 82.39º
não encontro relação nenguma com a distancia 50 com a hipotenusa dos triangulos ( distancia em que os pombos percorreram.)
penso que as hipotenusas são iguais pois os pombos chegaram ao mesmo tempo.
alguem me de uma ajuda

Muito Obrigado.
-
tiagofe
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 17
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
por FilipeCaceres » Qui Mar 31, 2011 20:25
Vou lhe dar uma dica, observe a figura abaixo (fora de escala).Como os dois pássaros tem a mesma velocidade, eles vão levar o mesmo tempo até atingir o solo, então ambos percorrem a mesma distância d. Aplicando pitágoras nos dois triângulo e igualando d, você descobrirá quanto vale x.

- torres.GIF (2.29 KiB) Exibido 5768 vezes
Se tiver mais alguma dúvida compartilhe conosco.
Abraço.
-
FilipeCaceres
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 351
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Tec. Mecatrônica
- Andamento: formado
por tiagofe » Qui Mar 31, 2011 20:35
filipecaceres escreveu:Vou lhe dar uma dica, observe a figura abaixo (fora de escala).Como os dois pássaros tem a mesma velocidade, eles vão levar o mesmo tempo até atingir o solo, então ambos percorrem a mesma distância d. Aplicando pitágoras nos dois triângulo e igualando d, você descobrirá quanto vale x.
torres.GIF
Se tiver mais alguma dúvida compartilhe conosco.
Abraço.
Muito Obrigado pela rapida resposta, aqui ja é tarde e estou cansado para analisar bem o problema, mas acho que ja chego la sozinho, amanha de manha volto a força!

muito obrigado mais uma vez

-
tiagofe
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 17
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
por Elcioschin » Qui Mar 31, 2011 22:47
Existe um erro no gabarito ----> Beta ~= 65,77º
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por tiagofe » Sex Abr 01, 2011 07:25
Muito Obrigado a todos, vou postar a minha resolução os resultados batem certo mas qualquer erro que detectarem digam para eu corrigir
http://img190.imageshack.us/i/img015tr.jpg/ aqui está.
PS. desculpem a letra mas a culpa é do scanner!

-
tiagofe
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 17
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
por Elcioschin » Sex Abr 01, 2011 12:05
Existem vários erros na sua solução: você elevou (50 - x) ao quadrado de forma indevida.
d² = 40² + x² ----> d = 1600 + x²
d² = 30² + (50 - x)² ----> d² = 900 + 2500 - 100x + x² ----> d² = 3400 - 100x + x²
1600 + x² = 3400 - 100x + x²
100x = 3400 - 1600
100x = 1800
x = 18
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por tiagofe » Sex Abr 01, 2011 13:09
Elcioschin escreveu:Existem vários erros na sua solução: você elevou (50 - x) ao quadrado de forma indevida.
d² = 40² + x² ----> d = 1600 + x²
d² = 30² + (50 - x)² ----> d² = 900 + 2500 - 100x + x² ----> d² = 3400 - 100x + x²
1600 + x² = 3400 - 100x + x²
100x = 3400 - 1600
100x = 1800
x = 18
Boa tarde Elcioschin
não entendi a parte do
-100x de onde vc tirou esse valor?
Muito Obrigado.
-
tiagofe
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 17
- Registrado em: Qui Mar 31, 2011 19:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: matematica
- Andamento: cursando
por FilipeCaceres » Sex Abr 01, 2011 13:15
-
FilipeCaceres
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 351
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Tec. Mecatrônica
- Andamento: formado
Voltar para Trigonometria
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- fibonacci
por GehSillva7 » Dom Fev 28, 2016 18:16
- 0 Respostas
- 1016 Exibições
- Última mensagem por GehSillva7

Dom Fev 28, 2016 18:16
Aritmética
-
- Indução Finita FIbonacci
por Garota nerd » Ter Mai 03, 2011 17:52
- 3 Respostas
- 2813 Exibições
- Última mensagem por Garota nerd

Qui Mai 05, 2011 00:43
Álgebra Elementar
-
- Problema
por fabio muniz » Qui Out 23, 2008 16:14
- 1 Respostas
- 10596 Exibições
- Última mensagem por admin

Ter Out 28, 2008 17:47
Problemas do Cotidiano
-
- Problema
por Lima » Dom Dez 14, 2008 18:08
- 3 Respostas
- 9574 Exibições
- Última mensagem por blangis

Dom Dez 14, 2008 20:15
Sistemas de Equações
-
- Problema..
por ANDRE RENATO PROFETA » Sex Mar 13, 2009 00:36
- 1 Respostas
- 3221 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sex Mar 13, 2009 14:58
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.