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Exercício Arcos

Exercício Arcos

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Mar 27, 2010 01:12

Boa noite!

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Gostaria de um esclarecimento sobre o procedimento que adotei para resolver o exercício acima.

No primero arco, calculei:

l=\alpha.r

l=930m

Minha dúvida está aqui: "Esse comprimento de 930m é o comprimento total do ângulo?" --> Acredito que seja, por isso, dividi o valor encontrado por 2, dado que o automóvel faz a curva.

No segundo arco, calculei:

l=\alpha.r

l=1100m

No terceiro arco, calculei:

l=\alpha.r

l=240m "Aqui também dividi o valor encontrado por 2, dado que o automóvel faz a curva."

Comprimento total: 3505m

Está correto?

Até mais.
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Re: Exercício Arcos

Mensagempor Lucio Carvalho » Sáb Mar 27, 2010 18:34

Olá Cleyson,
Li atentamente a tua resolução e não concordo com as divisões por "2" que decidiste fazer.
Basta multiplicar a amplitude em radianos de um ângulo ao centro numa circunferência e a medida do raio da circunferência para obter o comprimento do arco correspondente. Assim:
L1 = 600 m
L2 = 3,1 x 300 = 930 m
L3 = 600 m
L4 = 5,5 x 200 = 1100 m
L5 = 500 m
L6 = 2,4 x 200 = 480 m

Comprimento de uma volta na pista = 4210 m
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Re: Exercício Arcos

Mensagempor Cleyson007 » Dom Mar 28, 2010 11:02

Lucio Carvalho escreveu:Olá Cleyson,
Li atentamente a tua resolução e não concordo com as divisões por "2" que decidiste fazer.
Basta multiplicar a amplitude em radianos de um ângulo ao centro numa circunferência e a medida do raio da circunferência para obter o comprimento do arco correspondente. Assim:
L1 = 600 m
L2 = 3,1 x 300 = 930 m
L3 = 600 m
L4 = 5,5 x 200 = 1100 m
L5 = 500 m
L6 = 2,4 x 200 = 480 m

Comprimento de uma volta na pista = 4210 m


Bom dia Lucio!

Lucio, eu estava fazendo essa confusão devido pensar que automóvel percorre a metade dos arcos (devido ele não passar por dentro da pista).

Também estive analisando o exercício e percebi que os comprimento (l) que encontramos se refere ao comprimento formado pelo ângulo e não pelo comprimento total da circunferência.

Obrigado por esclarecer minha dúvida!

Até mais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?