por CarlosC » Qui Set 10, 2009 17:03
Quando o relógio marca 3 horas, o menor ângulo formado pelos ponteiros mede 90º. Qual será o valor do ângulo maior formado pelos ponteiros quando o relógio marcar 12 horas e 15 minutos?
a) 90º
b) 87º
c) 270º
d) 277,5º
e) 272º 30'
Lá vai minha resolução: (Desculpe pela precariedade da imagem uhsahuas.. mas n consegui desenhar e peguei esse relogio e editei)

Como ele disse que quando marca 3 horas o ângulo que se forma é 90º, então cada hora é 30º
Calculando o angulo azul que eu chamei de z
60 min -------- 30º
15 min -------- z .:. z = 7º30'
Bem do ponteiro 12 ao 15 temos 3 horas, que vai ser o total (chamei de t)
60 min -------- 30º
180 min ------- T .:. T = 90º
Para achar o angulo vermelho (verde + azul = total)
z + v = T
7º30' + v = 90º .:. v = 82º30'
Sendo que essa opção nem tem no no gabarito.
E o gabarito >> D) 277,5º
Alguém poderia explicar oq eu fiz errado ? :\
Obrigado :]
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por Molina » Qui Set 10, 2009 17:55
Seja bem-vindo, Carlos.
Note que o ângulo vermelho (que por sinal eu não vi no desenho, mas suponho que seja o maior ângulo formado pelos ponteiros) é na verdade:
360°- (ângulo verde)=
360° - 82°30'=
360° - 82,5°=
277,5°Conseguiu ver isso agora?

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por CarlosC » Qui Set 10, 2009 18:01
Consegui sim.
Com relação ao desenho eu esqueci do angulo mesmo, porém foi oq vc comentou ("o maior ângulo formado pelos ponteiros") .
Muito Obrigado!
Abraços

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por Molina » Qui Set 10, 2009 18:16
É isso mesmo Carlos.
Aí vai uma dica de como calcular o menor ângulo formado pelos ponteiros do relógio:

Com essa fórmula não tem erro. Basta substituir o
H pelo valor correspondente as horas e o
m pelo valor correspondente ao minutos. Lembrando que você sempre descobre o menor ângulo formado pelos ponteiros.
Verifique esta fórmula no seu exemplo, não esquecendo de considerar a hora como sendo 0 e os minutos como sendo 15. Considere as horas como sendo zero pois 12:15 = 00:15pm.
O valor que você vai encontrar vai ser o menor valor.
Logo faça 360° menos este valor.
Depois comente caso tenha dado certo e verifique para outros valores.

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por CarlosC » Qui Set 10, 2009 19:02
Fantástica a dica, funcionou com esse exemplo pelo menos.
Amanhã de manhã irei testar com os que eu fiz hoje pq agora já guardei tudo.
Mais uma vez muito obrigado pela resolução e pela dica! ;D
Vlw!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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