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Expressões Trigonométricas

Expressões Trigonométricas

Mensagempor Anderson Alves » Sex Fev 24, 2012 23:16

Olá Pessoal.
Minha dúvida é a seguinte:
Num exercício de trigonometria, a expressão 2 cos 180º - 3 sen 90º + 1/cos 360º - 1/Tan 135º vale:
Fiz o cálculo normal: _ multipicando o 2, o 3 pelos respectivos valores dos senos e cossenos dos ângulos;
_ dividindo o 1 pelos respectivos valores de cosseno e tangentes dos ângulos;
_ e ao final efetuei as operações de ubtração e soma, conforme a expressão, e o resultado foi
diferente das alternativas propostas: -11 ; -10 ; 1 ; -3 e 7.

Ficarei grato se obtiver ajuda.
Obrigado pela atenção....
Anderson Alves
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Re: Expressões Trigonométricas

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Fev 25, 2012 01:16

Anderson Alves escreveu:Olá Pessoal.
Minha dúvida é a seguinte:
Num exercício de trigonometria, a expressão 2 cos 180º - 3 sen 90º + 1/cos 360º - 1/Tan 135º vale:
Fiz o cálculo normal: _ multipicando o 2, o 3 pelos respectivos valores dos senos e cossenos dos ângulos;
_ dividindo o 1 pelos respectivos valores de cosseno e tangentes dos ângulos;
_ e ao final efetuei as operações de ubtração e soma, conforme a expressão, e o resultado foi
diferente das alternativas propostas: -11 ; -10 ; 1 ; -3 e 7.

Ficarei grato se obtiver ajuda.
Obrigado pela atenção....

Olá Anderson,
seja bem vindo!
Inicialmente, façamos:
cos 180º = - 1
sen 90º = 1
cos 360º = 1
tan 135º = - 1

2 cos {180}^o - 3 sen {90}^0 + \frac{1}{cos {360}^0} - \frac{1}{tan {135}^0} =

2 . (- 1) - 3 . (1) + \frac{1}{(1)} - \frac{1}{(- 1)} =

- 2 - 3 + 1 + 1 =

- 5 + 2 =

- 3
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Expressões Trigonométricas

Mensagempor Anderson Alves » Sáb Fev 25, 2012 12:13

Obrigado. Valeu....
Anderson Alves
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Re: Expressões Trigonométricas

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Fev 25, 2012 13:32

Anderson Alves escreveu:Obrigado. Valeu....

Descobriu onde estava errando?
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?