por Levi23 » Dom Set 28, 2008 02:01
Como faço o exercício da imagem?
não sei fazê-lo..creio que seja pelo círculo trigonométrico, mas mesmo assim..não sei como usa-lo.
Abração
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por Neperiano » Dom Set 28, 2008 14:46
Ola levi 23.
Eu não sou formado em nada em matematica, alis eu sou um aluno de médio tenho 15 anos, mas posso te ajudar.
Essa questão é bem simples.
Antes de começar temos que entender alguns conceitos.
Quanto maior o grau do seno maior o seno - concorda - neh. Ex: seno 90 = 1
Quanto maior o grau do coseno menor o cosseno - concorda - neh. Ex: cosseno 90 = 0.
Sendo assim analise cada opção.
a) cos (alfa) o azinho ali, < cos (Beta) o bezinho. vamos analisa
O beta tem uma curva grande então seu grau é alto e seu cosseno é baixo, se lembre do conceito acima. O alfa tem uma curva pequena, seu grau é pequeno, então seu cosseno é grande. então o A esta errado pois o cosseno de Beta não é maior que o cosseno de alfa ele é menor.
Agora tente fazer.
Boa sorte
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por Levi23 » Dom Set 28, 2008 18:03
Explicação bem clara, mas não estou sabendo diferenciar o aumento do seno e do cosseno, porque a a reta vai passando e apenas gerando valores. Não sei se voces vão entender minha dúvida, mas se entenderem tentem me explicar por favor. Não sei quando os valores pertencem a seno ou cosseno, depende do quadrante que a reta estiver?
outra coisa: Eu não sei como determinar qual o valor dos angulos, se eu quisesse saber, como eu faria?
Obrigado pessoal.
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por Neperiano » Dom Set 28, 2008 19:16
Ola Levi 23
Espero que essa seja sua duvida.
É que assim cara, cada algulo tem um valor para seno, cosseno e tangente, por exemplo 1 grau seno = 0,0174, 1 grau cosseno = 0,9998, 45 grau seno = 0,7071, 15 grau cosseno = 0,7071, entendeu agora.
1 grau seno = 89 grau cosseno
2 grau seno = 88 grau cosseno
45 grau seno = 45 grau cosseno
89 grau seno = 1 grau cosseno.
Esses valores tu consegue numa calculadora cientifica.
Espero que entendas.
Se não, pergunte novamente.
Tente resolver agora
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por Neperiano » Dom Set 28, 2008 19:17
Ola Levi 23
Espero que essa seja sua duvida.
É que assim cara, cada algulo tem um valor para seno, cosseno e tangente, por exemplo 1 grau seno = 0,0174, 1 grau cosseno = 0,9998, 45 grau seno = 0,7071, 15 grau cosseno = 0,7071, entendeu agora.
1 grau seno = 89 grau cosseno
2 grau seno = 88 grau cosseno
45 grau seno = 45 grau cosseno
89 grau seno = 1 grau cosseno.
Esses valores tu consegue numa calculadora cientifica.
Espero que entendas.
Se não, pergunte novamente.
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por Neperiano » Seg Set 29, 2008 17:08
Ola
Quer saber a resposta certa?
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por admin » Ter Set 30, 2008 18:51
Olá
Levi23, boas-vindas!
É importante sim você visualizar o círculo trigonométrico para entender as variações do seno e cosseno.
Maligno escreveu:Quanto maior o grau do seno maior o seno - concorda - neh. Ex: seno 90 = 1
Quanto maior o grau do coseno menor o cosseno - concorda - neh. Ex: cosseno 90 = 0.
Maligno, cuidado com esta afirmação pois depende do intervalo que se está, ou seja, depende do tamanho do ângulo.
Pois reparem que se o ângulo está entre

, de fato, quanto maior

, menor

.
Mas se

, conforme

aumenta,

aumenta.
Para o seno:
Se

, conforme

aumenta,

diminui.
Se

ou

, conforme

aumenta,

aumenta.
Sobre sua outra dúvida, imagine o ponto C se movimentando sobre a circunferência e observe como se comportam as medidas para seno e cosseno.
Bons estudos a todos!
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por Neperiano » Qua Out 01, 2008 21:03
Ola fabiosouza
Eu entendi o que voce quis dizer, mesmo assim o jeito que eu expliquei estava certo.
A desculpa pelo o que eu vou falar.
Mas cara a tua explicação ta meio complicado, se tu puder facilitar mais para o levi entender.
Ah outra coisa eu vou mandar uma mp dizendo a resposta confirme comigo
Abraços
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por Molina » Qui Out 02, 2008 14:27
Acho interessante que a pessoa veja que há mais de um jeito de se explicar um exercício. Cada um entende de uma forma, uns por um método mais direto, outros não.
Mas é isso aí. Essa é a ideia do forum... Acumular informações.

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por Levi23 » Sex Out 03, 2008 12:47
Pessoal, consegui fazer!! graças a voces!!
Realmente é bem fácil a questão. Muito obrigado Maligno e o pessoal que ajudou, nem sei como agradecer.
E só pra confirir, a resposta é C, esta correto?
Apenas projetei no eixo dos cossenos e fui analizando cada alternativa.
Novamente, Muito obrigado!!. E gostaria de saber c eu posso postar outra questão nesse mesmo tópico, apesar de o assunto ser diferente, ou devo abrir outro tópico?
Forte Abraço.
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por admin » Sex Out 03, 2008 14:02
Levi23 escreveu:E só pra confirir, a resposta é C, esta correto?
Apenas projetei no eixo dos cossenos e fui analizando cada alternativa.
Olá
Levi23!
Analise novamente para concluir sobre a resposta correta (a afirmação C é uma das 4 falsas).
Sugiro imaginar os ângulos nesta posição para facilitar a visualização das projeções:
Levi23 escreveu:E gostaria de saber c eu posso postar outra questão nesse mesmo tópico, apesar de o assunto ser diferente, ou devo abrir outro tópico?
Para novas dúvidas provenientes de outras questões convém abrir novo tópico na seção correspondente.
Até mais!
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por Neperiano » Sex Out 03, 2008 21:31
o fabiosouza
A resposta certa é a letra cujo pais que se usam no vestibular é um da america do sul que não tem fronteiras com o brasil.
Entendeu o que eu quis dizer.
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por admin » Sáb Out 04, 2008 13:51
Olá Maligno!
Excluindo a letra C, sim, é verdade.
Abraço!
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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