por santiago alves » Sex Jul 15, 2011 00:13
Olá galera...
Estou estudando por este livro na esperaça de conseguir acompanhar o curso de calculo...
Bem, minha duvida é como faço pra resolver estes exercícios::
5-) log2^x . ln(x) + ln(x-2) = 0
6-) 35=(1+x)4
8-) (2^(3x+1))/(3^(2x-1))=5^x
creio que com as resoluções destes o restante, dos exercicios ficaram mais claros!!!
desde ja agradeço...
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santiago alves
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por Claudin » Sex Jul 15, 2011 00:18
Editado pela última vez por
Claudin em Sex Jul 15, 2011 01:36, em um total de 1 vez.
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por santiago alves » Sex Jul 15, 2011 00:40
Perdão pelo inconviniente....
a primeira formula eu escrevi errado, as demais estao de acordo com a forma expressa no livro...
esta é a formula certa!!!!
5-)

É motivante saber que existe um suporte de tao alto nível disponível na internet aos que realmente tem o interesse de aprender a arte da matemática....
Meu problema em sí, esta em uma parte da resoluçao dessa eq. logaritmica:




não sei oq fazer com o "ln(x-2)" e ainda nao encontrei resposta na net e nem exemplos desse tipo mais detalhados...
se alguem tiver paciencia pra explicar um pouco mais detalhado seria de grande ajuda mesmo!!!
vlws!!!!
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por LuizAquino » Sex Jul 15, 2011 10:44
santiago alves escreveu:
Imagine que você tenha um número n diferente de zero. Quanto vale a fração

? Ora, isso vale 1! Desse modo, o correto seria escrever:

Tome cuidado com as simplificações!
Agora, você tem a equação:

Para resolvê-la eu vou dar uma dica. Lembre-se da propriedade de logaritmos que diz que:

Aproveito também para lhe dar mais duas dicas:
- Para fazer uma revisão dos conteúdos do ensino fundamental ou médio, um bom lugar para começar é o canal do Nerckie no YouTube:
http://www.youtube.com/nerckie
- Se você desejar assistir um curso no YouTube sobre Cálculo Diferencial e Integral I, então eu espero que o meu canal possa ajudar:
http://www.youtube.com/LCMAquino
Observaçãosantiago alves escreveu:Livro: Matematica basica para ensino Superior. LOGARITMOS
Olá galera...
Estou estudando por este livro na esperaça de conseguir acompanhar o curso de calculo...
Bem, esse é um livro muito básico para um aluno do curso de engenharia. Procure não passar muito tempo utilizando ele como referência. É recomendado que você use um livro como, por exemplo, Cálculo Vol. 1 de James Stewart.
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LuizAquino
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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