Primeiro eu sei que como as bases são diferentes eu tenho que torná-las iguais. assim eu utilizo a fórmula de mudança de base, então tenho: para colocar tudo na base '2':
então temos no divisor que: agora substituindo temos:
agora passando o 2 para o segundo membro, multiplicando tenho:
.
A partir daqui eu não sei mais como seguir em frente, só sei que a resposta é s= 4
Olá Fernanda. Seu erro foi ao "passar o 2 para o outro lado". As vezes é ruim pensar assim, quando na verdade, o que você faz é multiplicar ambos os lados por 2. Veja como fica:
Sim entendo, agora sei fazer mas para que eu não volte a fazer o mesmo erro gostaria de saber porque não seria possivel passar o 2 multiplicando sendo que esta operação é possível passando o 2 multiplicando daria algo diferente
Na verdade essa história de "passar o 2 para o outro lado" é só modo de dizer, isso não é realmente importante, o que é importante é fazer a operação corretamente. Veja um exemplo mais simples do seu erro:
"Passando o 2 para o outro lado":
O certo é:
Observe agora o que você fez:
("Passando o maldito 2")
Note que para "passar o denominador multiplicando para outro lado" (insisto em dizer que o que acontece realmente é que você multiplica os dois lados da equação pelo valor em questão) TODOS os membros devem estar sobre o denominador. Então o correto fica sendo:
então esse não seria o famoso MMC Colocando um denominador comum que no caso é o '2' Mas porque o termo depois da igualdade participou do MMC isso é novidade pra mim (quero dizer a idéia de MMC que eu tinha era que só os termos do lado do 'denominador' em questão é que participavam tipo o dois depois da igualdade ficava de fora) outra coisa se for mesmo MMC o denominador 'não se perde' continuaria tudo sobre '2' não é ou não se trata de MMC Me desculpem a ignorância mas nunca tive uma base boa em matemática e agora estou tentando aprender
Fique tranquila Fernanda. Tudo se esclarecerá. Não é uma questão de MMC. Pense bem, ao "passar o dois para o outro" lado, este 2 deve dividir todo o lado da equação, não apenas um único membro, por isso é que você tem que fazer o que fez...
Acho que tõ começando a entender... é no caso uma questão de proporcionalidade não é eu quero me livrar do 'meio' então por isso multiplico td por '2' o meio se torna um eu sumo com o denominador e tudo continua sendo proporcional não é:?: Mas me diz uma coisa por se tratar de uma subtração porque eu não faço o MMC Alias em que situações eu faço o MMC e quando eu faço isso
É isso mesmo, tudo tem que se manter proporcional (acho que esse é o melhor jeito de se entender). Bom, como já disse, não acho muito importante se prender a essa terminologia, o melhor é que você entendo o porquê de se fazer as operações. De qualquer modo, o m.m.c. vai acabar servindo para somar frações, por exemplo:
O interessante é você pesquisar um pouco sobre os assuntos que tem dificuldade e dar uma boa lida na teoria, porque realmente não tem mistério.