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Problema de log

Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 10:58

:idea: Por favor, como resolver:
{log (x+4)}_{2} - {log x }_{4}= 2

:arrow: Primeiro eu sei que como as bases são diferentes eu tenho que torná-las iguais. assim eu utilizo a fórmula de mudança de base, então tenho:
para colocar tudo na base '2':

log{(x + 4)}_{2} - \frac{log{x}_{2}}{log{4}_{2}} = 2 :arrow: então temos no divisor que: log{4}_{2}= x \rightarrow{2}^{x} = 4 \rightarrow x = 2 agora substituindo temos:

log{(x + 4)}_{2} - \frac{log{x}_{2}}{2} = 2 :arrow: agora passando o 2 para o segundo membro, multiplicando tenho:

log{(x + 4)}_{2} - log{x}_{2} = 4.

A partir daqui eu não sei mais como seguir em frente, só sei que a resposta é s= 4

Alguém poderia me ajudar :?:
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 12:00

Olá Fernanda. Seu erro foi ao "passar o 2 para o outro lado". As vezes é ruim pensar assim, quando na verdade, o que você faz é multiplicar ambos os lados por 2. Veja como fica:

\log_2(x+4) - \frac{\log_2 x}{2} = 2 \; \therefore

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4

Agora é só continuar:

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4 \; \therefore

\log_2(x+4)^2 - \log_2 x = 4\;\therefore

\log_2{\frac{(x+4)^2}{x} = 4 \; \therefore

\frac{(x+4)^2}{x} = 16 \;\therefore

x^2 + 8x + 16 = 16x \; \therefore

x^2 - 8x + 16 = 0 \;\therefore

x = 4

E está ai a resposta. Até a próxima.
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 15:24

Sim entendo, agora sei fazer mas para que eu não volte a fazer o mesmo erro gostaria de saber porque não seria possivel passar o 2 multiplicando sendo que esta operação é possível :?: passando o 2 multiplicando daria algo diferente :?: :$
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 16:03

Na verdade essa história de "passar o 2 para o outro lado" é só modo de dizer, isso não é realmente importante, o que é importante é fazer a operação corretamente. Veja um exemplo mais simples do seu erro:

1 + \frac{1}{2} = 1,5

"Passando o 2 para o outro lado":

1 + 1 = 3 \; \rightarrow \mbox{errado}

O certo é:

1 + \frac{1}{2} = \frac{2}{2} + \frac{1}{2} = \frac{3}{2} = 1,5 \;\rightarrow \mbox{certo}

Observe agora o que você fez:

\log_2(x+4) - \frac{\log_2 x}{2} = 2

("Passando o maldito 2")

\log_2(x+4) - {\log_2 x} = 4 \;\rightarrow \mbox{totalmente errado}

Note que para "passar o denominador multiplicando para outro lado" (insisto em dizer que o que acontece realmente é que você multiplica os dois lados da equação pelo valor em questão) TODOS os membros devem estar sobre o denominador. Então o correto fica sendo:

\frac{2\log_2(x+4) - \log_2 x}{2} = 2

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 20:18

então esse não seria o famoso MMC :?:
Colocando um denominador comum que no caso é o '2' :?: Mas porque o termo depois da igualdade participou do MMC :?: isso é novidade pra mim (quero dizer a idéia de MMC que eu tinha era que só os termos do lado do 'denominador' em questão é que participavam tipo o dois depois da igualdade ficava de fora) outra coisa se for mesmo MMC o denominador 'não se perde' continuaria tudo sobre '2' não é :?: ou não se trata de MMC :?:
:$ Me desculpem a ignorância mas nunca tive uma base boa em matemática e agora estou tentando aprender :$ :$ :$
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 20:45

Fique tranquila Fernanda. Tudo se esclarecerá. Não é uma questão de MMC. Pense bem, ao "passar o dois para o outro" lado, este 2 deve dividir todo o lado da equação, não apenas um único membro, por isso é que você tem que fazer o que fez...
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Ter Jun 29, 2010 09:20

Acho que tõ começando a entender... é no caso uma questão de proporcionalidade não é eu quero me livrar do 'meio' então por isso multiplico td por '2' o meio se torna um eu sumo com o denominador e tudo continua sendo proporcional não é:?:
Mas me diz uma coisa por se tratar de uma subtração porque eu não faço o MMC :?: Alias em que situações eu faço o MMC e quando eu faço isso :?:
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Ter Jun 29, 2010 10:09

É isso mesmo, tudo tem que se manter proporcional (acho que esse é o melhor jeito de se entender). Bom, como já disse, não acho muito importante se prender a essa terminologia, o melhor é que você entendo o porquê de se fazer as operações. De qualquer modo, o m.m.c. vai acabar servindo para somar frações, por exemplo:

\frac{5}{3} + \frac{6}{7} = \frac{35 + 18}{21} = \frac{53}{21}

O interessante é você pesquisar um pouco sobre os assuntos que tem dificuldade e dar uma boa lida na teoria, porque realmente não tem mistério.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.