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Equacao Modular, DUVIDA

Equacao Modular, DUVIDA

Mensagempor RenanRodrigues » Dom Set 18, 2011 15:40

Gente, to com uma grande duvida em um exercicio de equacao modular. se alguem puder me ajudar ficarei grato .. (desculpe se eu estiver postando em local errado, pois sou novo nesse forum)

o exercicio é esse, to com dificuldades pra começar a resolver ele, pelo fato do mesmo ter fracao no modulo ..

|10 -x/2| = 5




x/2 = x sobre 2 HEHE Fracao rs

Aguardo respostas

Obrigado
Renan
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Re: Equacao Modular, DUVIDA

Mensagempor gvm » Seg Set 19, 2011 21:19

É um exercício de módulo simples, independente da fração o processo de resolução é o mesmo.
Se

\left|10 - \frac{x}{2} \right| = 5

Então

10 - \frac{x}{2} = 5

ou

10 - \frac{x}{2} = -5

Aí é só resolver
gvm
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Re: Equacao Modular, DUVIDA

Mensagempor RenanRodrigues » Ter Set 20, 2011 07:02

Amigo, como seria a resolucao dele?
pode me ajudar

Abraçao
RenanRodrigues
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Re: Equacao Modular, DUVIDA

Mensagempor gvm » Ter Set 20, 2011 21:21

Então, módulo funciona assim:

\left|x \right| = a \Rightarrow x = a ou x = -a

Foi isso que eu fiz ali quando "tirei" o módulo. Nesse caso cheguei em duas equações, aí é só resolver as duas, a solução da equação vai ser a solução de todas as equações que você achar.
Por exemplo, no exercício em questão, ficaria assim:

Resolvendo a primeira equação:
10 - \frac{x}{2} = 5

\frac{x}{2} = 5

x = 10

Resolvendo a segunda equação:
10 - \frac{x}{2} = -5

\frac{x}{2} = 15

x = 30

Na primeira equação eu encontrei a solução x = 10 e na segunda encontrei a solução x = 30, portanto, o conjunto solução da equação \left| 10 - \frac{x}{2} \right| = 5 é S = {10 ; 30}

Se você substituir esses valores na equação inicial, vai ver que o resultado confere.
\left| 10 - \frac{x}{2} \right| = 5

\left| 10 - \frac{10}{2} \right| = 5

\left| 10 - 5 \right| = 5

\left| 5 \right| = 5 (A igualdade é verdadeira)

e

\left| 10 - \frac{x}{2} \right| = 5

\left| 10 - \frac{30}{2} \right| = 5

\left| 10 - 15 \right| = 5

\left| -5 \right| = 5 (A igualdade é verdadeira)
gvm
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?