por iveli » Sáb Jan 08, 2011 21:37
10) Suponha que f :

seja uma função ímpar (isto é, f(-x) = -f(x) e periódica, com período 10 (isto é f(x) = f(x+10)). O gráfico da função no intervalo [0,5] é apresentado abaixo.
a) Complete o gráfico, mostrando a função no intervalo [-10,10], e calcule o valor de f(99).
b) Dada as funções g(y) = y² - 4y e h(x) = g(f(x)), calcule h(3) e determine a expressão de h(x) para

A Resolução completa e o gráfico do exercício estão em:
http://www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/2011/download/comentadas/matematica.pdfna página 22 (é o exercício 10)
Já olhei a resolução e não consegui entender nada. Obrigada desde já.
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iveli
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por Renato_RJ » Sáb Jan 08, 2011 22:46
Seguinte, a questão nada mais é do que descobrir o coeficiente angular da reta e levantar a equação do gráfico nos intervalos dados, vamos ver se consigo explicar.
Primeiramente, o enunciado nos diz que a função é cíclica com um período de 10, isto é, ela repete seus valores a cada 10 "passadas", então se ele deseja descobrir o valor de

basta-nos achar o valor de

pois 99 irá se repetir 9 vezes e terminar no valor 9 (pois 99 dividido por 10 dá 9 com resto 9). Sabendo disso, iremos calcular o valor de

, o que não é complicado, veja:
O valor

está entre 7,5 (cheguei a esse valor verificando que ele está exatamente na metade do intervalo 5 e 10, logo

) e 10, os quais possuem as respectivas imagens

e

, logo o que temos que fazer inicialmente é achar o coeficiente angular da reta, faremos isso dividindo a diferença entre as imagens pela diferença entre as coordenadas, conforme abaixo:

Logo, temos o valor do coeficiente angular daquela reta, vamos chamá-lo de

para facilitar. Agora vamos achar o valor de

, iremos fazer exatamente a mesma coisa, só que já sabemos que o coeficiente angular tem que ser igual a 2 (calculado anteriormente), então temos:

Sabendo disso, temos que

.
A letra b, pode ser feita de maneira bem parecida, primeiro acharemos o coeficiente angular da reta que está no intervalo 2,5 e 5, que chamaremos de k.

Utilizando do mesmo raciocínio, igualemos o coeficiente angular da reta a divisão entre a diferença de

e

e a diferença entre 2,5 e 3, conforme abaixo:

Logo:

Para acharmos a equação de

no intervalo
![[2.5,5] [2.5,5]](/latexrender/pictures/c53057b6c9a3009e1c833f96ff8ce4da.png)
temos que levantar a equação da reta entre os intervalos solicitados, já sabemos que o coeficiente angular é -2, então a equação da reta fica:

Para acharmos o valor de

, devemos igualar

a zero, isso ocorre quando

, logo:

Então temos:

Aplicando essa função na composta

teremos:
no intervalo
![[2.5,5] [2.5,5]](/latexrender/pictures/c53057b6c9a3009e1c833f96ff8ce4da.png)
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, por favor poste.
Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por Renato_RJ » Seg Jan 10, 2011 01:44
A resposta foi satisfatória ? Conseguiu entender o que eu escrevi ?
Grato,
Renato.
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por iveli » Seg Jan 10, 2011 23:17
Desculpe por não ter responder antes.
Demorei para entender, mas enfim compreendi o raciocínio.
Apenas um erro, que não prejudicou a resposta:

Muito obrigada pela ajuda!
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iveli
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por Renato_RJ » Seg Jan 10, 2011 23:27
iveli escreveu:Desculpe por não ter responder antes.
Demorei para entender, mas enfim compreendi o raciocínio.
Apenas um erro, que não prejudicou a resposta:

Muito obrigada pela ajuda!
Sem problemas, valeu pela correção, na tarde da noite as vezes um número nos escapa.... rsss.....
Abraços e boa sorte nos estudos !!
Renato.
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por 0 kelvin » Ter Jan 11, 2011 21:04
Compare a resposta do exemplo acima da média com o abaixo da média da prova comentada. Eles pegaram aquelas duas para ilustrar exatamente que quem fica bitolado com substituição de f(x) para todo x real cai num beco sem saída e não entende a função. A interpretação por semelhança de triângulos do exemplo acima da média é bem prática.
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por Renato_RJ » Ter Jan 11, 2011 21:19
Sim, bem prática mesmo (e até mais rápida)... Fora que o exemplo abaixo da média a pessoa simplesmente não entendeu o que seria uma função cíclica, daí o erro...
Abraços,
Renato.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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