• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Ajuda com alguns exercícios

Ajuda com alguns exercícios

Mensagempor Thiago Silveira » Seg Set 06, 2010 22:18

Pessoal, to fazendo alguns exercícios aqui de funções exponenciais e tive algumas dúvidas, se alguem puder me ajudar, agradeço desde já. Vo colocar tb o que eu tentei fazer...xD
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1-Duas populações, designadas por F e G, têm os respectivos crescimentos expressos por f(t)=36+t^2 e g(t)=10(2^t), sendo t número não negativo que representa o tempo em meses. Então analise as seguinte afirmações:
I. A população G duplica a cada mês.
II. g(51)-g(50)=g(50)
III. Quando t=1, a população F é menor do que a população G
IV. Em nenhum momento a população F será igual à população G

Marque a alternativa correta:

a)as afirmações I, II, e IV são corretas.
b)as afirmações I, III e IV são corretas.
c)as afirmações I, II são corretas.
d)as afirmações I e IV são corretas.

O que eu fiz:

Consegui provar q a I e II são verdadeiras, e que III é falsa, mas a IV eu tive duvidas. Nela eu fiz o seguinte: igualei f(t) com g(t) e ficou assim: 36+t^2=10(2^t), mas agora eu não sei mais o que fazer, não sei resolver uma equação quadrática com uma exponencial.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2- O cuidado com a conservação de alimentos é sempre importante. Uma maionese malconservada causou mal-estar nos frequentadores de um restaurante. Uma investigação revelou a presença de uma bacteria que se multiplica segundo a lei: n(t)=200.2^a^t em que n(t) é o nº de bacterias encotnradas na amostrada de maionese t horas após o inicio do almoço e a é uma constante real.
O número de bacterias após 1 dia de realização do almoço é, aproximadamente: (Use 2^1^0 \approx 10^3)

a) 0,3 * 10^7
b)1,1 * 10^7
c)1,3 * 10^7
d)1,5 * 10^7

O que eu fiz:
Primeiro que a questão tinha mais duas questões antes. Uma pra calcular o nº inicial de bacterias que é 200. E outra perguntando o valor da constante a dando t=3 e nº de bacterias=800, e achei a=2/3. Essas eu fiz. Agora essa ultima eu consegui calcular, somente converti 1 dia pra horas e joguei na formula e ficou assim:
n(t)=200*2^{\frac{2}{3}}*2^t
Agora não sei mais o que fazer. Só desmembrei o 200 e ficou assim: n(t)=2^3*5^2*2^{\frac{2}{3}}*2^t

3- A sentença P(n)=40-40*2^{-0,34n} permite calcular o número de artigos que um opérario recem-contratado é capaz de produzir diariamente após n dias de treinamento. Para que esse operário produza pelo menos 30 artigos por dia, o menor valor inteiro de n é
a)5
b)6
c)4
d)3
O que eu fiz:
Só joguei o valor 30 na função:
P(n)=40-40*2^{-0,34n}
30=40-40*2^{-0,34n}
30-40=-40*2^{-0,34n}
-10=-40*2^{-0,34n}
-10=-40*2^{-0,34n} *(-1)
\frac{10}{40}=2^{-0,34n}
\frac{1}{4}=2^{-0,34n}
2^{-2}=2^{-0,34n}
-2=-0,34n
n=\frac{-0,34}{-2}
n=0,17
cheguei a isso ai mas nao encontrei resposta.
4- A expressão a seguir é equivalente a:

3^0-\frac{4^\frac{1}{2}}{\frac{1}{2^{-1}}-\frac{1}{5^0-3^{-1}}}

a)-3
b)-2
c)3
d)2

O que eu fiz: fiz mas encontrei 1/2, portanto errei, pq nao tem isso ai nao.

5- Efetuando as operações a seguir temos:
\frac{10*0,0001+0,2*10^{-3}}{0,005}-\frac{0,004*3*10^{-5}}{0,0005*10^{-3}}

a)100
b)2,4
c)1
d)0
O que eu fiz:
Fui tirando as potencias e deixando alguns numero mas tb não achei nada que esteja alternativas.

6- O valor de x que soluciona esta equação é:

3^{x-2}=\frac{\sqrt[]{3^4*\sqrt[]{3}}}{27^2*\sqrt[]{3}}

a)-31/12
b)-7/12
c)-7/12
d)-5/8
e)-9/4

O que eu fiz:
Primeiro que tem duas alternativas iguais :-P , mas eu fiz e encontrei 10/3, ou seja nenhuma das alternativas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7- A equação 2^x + 2^{1-x}=3 tem duas raizes reais. O produto delas é:

a)-1
b)0
c)1
d)2

O que eu fiz:
Fiz foi nada nesta. Esse 3 me encucou, aí nao sabia fazer. Pensei até em Girard dividir c/a mas nao deu certo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8- O triplo do valor de x que satisfaz a equação a seguir é

\frac{4^{\frac{x}{2}}}{2}-\frac{2^{x-1}}{3}=\frac{4}{3}

a)2
b)6
c)0
d)9
Isso aí pessoal, tenho essas questões ai que nao consegui fazer. Queria perguntar uma outra coisa tb. Se alguem pudesse me passar o msn pra poder me ajudar na matemática, pq to com dificuldade em resolver exercício de alguns vestibulares. Agradeço desde já.
Thiago Silveira
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: cursando

Voltar para Funções

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem