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Função, inequação modular.

Função, inequação modular.

Mensagempor Sugvato » Qua Abr 10, 2013 10:56

Olá!, Bom dia a todos.

Bom, estou com algumas dúvidas sobre inequação modular. Me deparei com alguns problemas que eu não consegui resolver e outros que a minha resposta não "batia" com o gabarito.

Vou mostra-las:

1- |x^2-4|=|x-6|;

2- |x^2-2x-3| < 3x-3;

Essas duas últimas, por favor, sejam mais didáticos!

3- |2x-3|+|2x-5|\geq6;

4- (x^2-4)|x-6|>0;

Nas duas ultimas tive dificuldade me saber como fazer os sinais, por exemplo na 4 eu resolvi assim:

(x^2-4)|x-6|>0\Rightarrow(x+2)(x-2)|x-6|>0

A partir dai eu fiz as duas possível equações, com o modulo positivo e igual a zero e com o modulo negativo.

(x+2)(x-2)(x-6)>0 \cup(x+2)(x-2)(6-x)>0

na minha visão funcionaria como duas equações de segundo grau tendo raizes 2,-2,6 (ambas) Porem agora fica o problema. Vou fazer a reta com a primeira equação e outra com a segunda.

______-____+_____-____+
-\infty___-2____2____6____+\infty onde o conjunto solução da primeira seria S=]-2,2[\cup]6,+\infty[ testamos e veremos que apenas os > que 6 funcionam na equação e assim S=]6,+\infty[S=]6,+\infty[


e a segunda ficaria assim:

______+____-_____+____-
-\infty___-2____2____6____+\infty onde o conjunto solução seria S=]-\infty,-2[\cup]2,6[ testamos e veremos que apenas os S=]2,6[ funcionam.


Então como resposta final ficaria S=]2,+\infty[, Estou errado????


Por favor! Me ajudem
Sugvato
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Re: Função, inequação modular.

Mensagempor Sugvato » Qui Abr 11, 2013 19:28

Por favor, não sei se estou cometendo algum erro dando um UP.

Mas UP....
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Re: Função, inequação modular.

Mensagempor e8group » Sex Abr 12, 2013 12:47

Na próxima vez post apenas uma dúvida por tópico ,ok ?

Com respeito aos exercícios (1) e (3) terá de considerar no máximo 4 casos . Para explicar o procedimento de solução para ambos exercícios ,vamos considera que |f(x)| + |g(x)| > k .Onde ,f,g são funções e k uma cosntante . Temos então 4 casos a considerar :



Caso 1 :

g(x) \geq 0 e f(x) \geq 0.

Caso 2 :

g(x) < 0 e f(x) < 0

Caso 3 :

g(x) > 0 e f(x) < 0

Caso 4 :

g(x) < 0 e f(x) > 0


Suponha que A_1 , A_2 , B_1, B_2 são conjuntos de números tais que :

\forall x \in A_1 \subset D_f , f(x) \geq 0

\forall x \in A_2 \subset D_f , f(x) < 0

\forall x \in B_1 \subset D_g , g(x) \geq 0

\forall x \in B_2 \subset D_g , g(x) < 0

Assim ,por defenição de módulo ,podemos escrever |f(x)| + |g(x)| > k como :

f(x) + g(x) > k   ,    \forall x \in  A_1 \cap B_1

-f(x) - g(x) > k   ,  \forall x \in  A_2 \cap B_2

-f(x) + g(x) > k   ,  \forall x \in  A_2 \cap B_1

f(x) - g(x) > k   ,  \forall x \in  A_1 \cap B_2 .

OBS.: Poderíamos também ter |f(x)| + |g(x)| \geq k  ,  |f(x)| + |g(x)| \leq k (neste caso obrigatoriamente k \geq 0) , |f(x)| - |g(x)| \geq k  , |f(x)| - |g(x)| \leq k .

Pergunta :

O que acontece se |f(x)| = |g(x)| ou |f(x)| - |g(x)| = k em que f(x) = |x^2 - 4| , g(x) = |x-6| e k = 0 ???

E se f(x) = 2x- 3 , g(x) =2x-5 e k = 6 ,qual a solução da desigualdade |f(x)| + |g(x)| \geq k ????

Se você conseguir resolver ambos exercícios conseguirá resolver o (2) também ,ele é semelhante . Já em relação ao exercício (4) ,note que (x^2-4)|x-6|> 0 \iff x^2 - 4 > 0 e |x-6| \neq 0 pois \forall x \in \mathbb{R}\setminus\{6\} , |x-6|> 0 .

Tente concluir
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Re: Função, inequação modular.

Mensagempor Sugvato » Sex Abr 12, 2013 19:35

Primeiramente, muito obrigado pela ajuda!.


Não tinha "sacado" o as condições do exercício 4. Estava persistindo no meu erro e acabei me segando.

Vou resolver voltar a tentar resolver tomando os conceitos que você me passo! Muito obrigado!

Após qualquer dúvida volto a postar aqui mesmo!.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?