por Evaldo » Ter Jan 05, 2010 13:03
Um passageiro recebe de uma companhia aérea a seguinte informação em relação à bagagem a ser despachada: por passageiros, é permitido despachar gratuitamente uma bagagem de até 20kg ; para qualquer quantidade que ultrapasse os 20kg , será paga a quantia de R$ 8,00 por quilo excedente. Sendo P o valor pago pelo despacho da bagagem, em reais, e M a massa da bagagem, em kg, em que M > 20, então:
Gabarito: P=8(M-20)
Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis
Bertold Brecht
-
Evaldo
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Ciências Contábeis
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Ter Jan 05, 2010 14:46
Boa tarde Evaldo!
Vamos montar uma pequena tabela, atribuindo valores para a massa da bagagem e vendo qual o preço a pagar, sabendo que a massa tem que ser maior que 20:

Perceba que, para cada aumento na unidade da massa, o preço aumenta de 8 reais. Então, a função é algo do tipo

, onde x é a massa. Usando as letras que ele pediu, fica:

. Note que é fácil de provar que está é realmente a função, pois se a massa for de 20 kg (tecnicamente não poderia pois o enunciado disse explicitamente que é maior) o preço é 0, ou seja, gratuito.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
função demanda
Autor:
ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55
alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear
Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato
Assunto:
função demanda
Autor:
ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30
Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda