por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 12:40
Olá amigos e amigas.
Nessa questão preciso de uma ajuda em sua completude.
(ISS-NATAL - 2008 / ESAF) Uma função definida no conjunto dos números inteiros satisfaz a igualdade: f(x) - (x+1). f (Raiz quadrada de 2 - x) = Raiz Cúbica de x , para todo x inteiro. Com estas informações, conclui-se que f(0) é igual a:
Gabarito é - 2 elevado a -1/3.
Peço desculpas que não sei usar o símbolos aqui ainda, mas eu tentei.
Caríssimos minha primeira dúvida paira sobre essa função mesmo, propriamente dita, acredito que quando uma questão pede f(9) por exemplo, é que devemos substituir o 9 pela letra x, correto?
Agora preciso de uma ajuda na resolução mesmo.
Conto com vocês.
Abraços
ViniRFB
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por LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 16:10
ViniRFB escreveu:(ISS-NATAL - 2008 / ESAF) Uma função definida no conjunto dos números inteiros satisfaz a igualdade: f(x) - (x+1). f (Raiz quadrada de 2 - x) = Raiz Cúbica de x , para todo x inteiro. Com estas informações, conclui-se que f(0) é igual a:
Gabarito é - 2 elevado a -1/3.
ViniRFB escreveu:Peço desculpas que não sei usar o símbolos aqui ainda, mas eu tentei.
Por favor, tente mais! Isso deixará as suas mensagens mais legíveis.
Lembre-se que durante a edição de suas mensagens há a opção de usar o Editor de Fórmulas.
Além disso, leia com atenção o tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCodeviewtopic.php?f=9&t=74ViniRFB escreveu:Caríssimos minha primeira dúvida paira sobre essa função mesmo, propriamente dita, acredito que quando uma questão pede f(9) por exemplo, é que devemos substituir o 9 pela letra x, correto?
Sim, correto.
O exercício diz que para todo x inteiro a função satisfaz:
![f(x) - (x+1)f \left(\sqrt{2} - x\right) = \sqrt[3]{x} f(x) - (x+1)f \left(\sqrt{2} - x\right) = \sqrt[3]{x}](/latexrender/pictures/4ec0094aaf9a81bf05069e6f12ef5033.png)
Para calcular f(0), precisamos fazer x = 0. Temos então que:
![f(0) - (0+1)f \left(\sqrt{2} - 0\right) = \sqrt[3]{0} f(0) - (0+1)f \left(\sqrt{2} - 0\right) = \sqrt[3]{0}](/latexrender/pictures/c4aa1a75625678575d69781820ee3638.png)


Ou seja, temos que para
x = 0 ou para

a função possui o mesmo valor.
A relação dada no exercício apenas é válida para
número inteiros. Acontece que
não é um número inteiro. Sendo assim, não podemos substituir x por

na relação.
Para que a reposta seja aquela indicada no gabarito, o texto do exercício deveria dizer que a relação é válida
para todo x real.
Nesse caso, podemos substituir x por

na relação:
![f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(\sqrt{2} - \sqrt{2}\right) = \sqrt[3]{\sqrt{2}} f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(\sqrt{2} - \sqrt{2}\right) = \sqrt[3]{\sqrt{2}}](/latexrender/pictures/3f9d5690b6755fc947e31cf0b9224f01.png)
![f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(0\right) = \sqrt[6]{2} f\left(\sqrt{2}\right) - \left(\sqrt{2}+1\right)f \left(0\right) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/647492661a6cfe3f25aa5d16b08c3ae6.png)
Como sabemos que

, podemos escrever que:
![f(0) - \left(\sqrt{2}+1\right)f(0) = \sqrt[6]{2} f(0) - \left(\sqrt{2}+1\right)f(0) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/c63b9cc953cd5026f39616fbdc2126e1.png)
![\left[1 - \left(\sqrt{2}+1\right)\right]f(0) = \sqrt[6]{2} \left[1 - \left(\sqrt{2}+1\right)\right]f(0) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/455d004fa77e8b7e2f4ffd2b754a9fed.png)
![-\sqrt{2}f(0) = \sqrt[6]{2} -\sqrt{2}f(0) = \sqrt[6]{2}](/latexrender/pictures/ad1b64d356bfa28060c1c52c530f3206.png)
![f(0) = -\frac{\sqrt[6]{2}}{\sqrt{2}} f(0) = -\frac{\sqrt[6]{2}}{\sqrt{2}}](/latexrender/pictures/5c3865e6b9ca6db05b47e395d8c2a03c.png)


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por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 16:58
....
Editado pela última vez por
ViniRFB em Sáb Mar 03, 2012 17:06, em um total de 1 vez.
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por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 17:04
Desconsidere a msg anterior.
Deixa eu ver como eu faço as fórmulas. Já irei postar algo sobre a resolução.
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por ViniRFB » Sáb Mar 03, 2012 19:58
N SEI USAR ESSAS FÓRMULAS. DESISTO
OBRIGADO PROFESSOR.
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por LuizAquino » Sáb Mar 03, 2012 22:19
ViniRFB escreveu:N SEI USAR ESSAS FÓRMULAS. DESISTO
Quais fórmulas?
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por ViniRFB » Dom Mar 04, 2012 01:54
Quero usá-las para explicar minhas dificuldades, mas tem que ser um hiper cara para entender essas fórmulas ou estudar um tempão para poder postar, daí atualmente não tenho esse time para ler entender e tal, pois o tempo que perco nessas fórmulas é algumas questões que deixo para trás.
Que coisa triste para mim, pois vocês os professores ajudam um monte a gente aqui, mas essas fórmulas complicam para expor às dúvidas.
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por LuizAquino » Dom Mar 04, 2012 08:27
ViniRFB escreveu:Quero usá-las para explicar minhas dificuldades (...)
E você pode fazer isso!
ViniRFB escreveu:(...) mas tem que ser um hiper cara para entender essas fórmulas (...)
Não precisa. Além disso, há o
Editor de Fórmulas para ajudar.
ViniRFB escreveu:(...) ou estudar um tempão para poder postar (...)
Se você ler atentamente o
tópico indicado acima, então no máximo em 30 minutos já sabe digitar as notações básicas (frações, potências, raízes, etc).
ViniRFB escreveu:(...) daí atualmente não tenho esse time para ler entender e tal, pois o tempo que perco nessas fórmulas é algumas questões que deixo para trás (...)
Pense no seguinte: se quem está lhe dando ajuda pode "perder" o tempo dele digitando essas fórmulas, então por que você que está recebendo a ajuda também não pode "perder" esse tempo?
Além disso, o (pouquíssimo) tempo que você vai "perder" aprendendo a digitar as notações, vai ser muito útil para todas as outras vezes que você precisar de ajuda aqui no fórum.
ViniRFB escreveu:(...) Que coisa triste para mim, pois vocês os professores ajudam um monte a gente aqui, mas essas fórmulas complicam para expor às dúvidas.
Elas não complicam! Elas facilitam! Seria muito mais difícil ler as mensagens se elas não estivessem em uma notação conveniente.
Só para exemplificar, considere a seguinte passagem da resolução que postei anteriormente:
Sem usar uma notação conveniente, essa passagem seria escrita como:
f(2^(1/2)) - [2^(1/2) + 1]f(2^(1/2) - 2^(1/2)) = [2^(1/2)]^(1/3)
Agora seja sincero: qual das duas formas de escrita facilitou mais a leitura?
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 02:24
Luiz Aquino você tem razão em tudo que falaste.
Então minha dúvida é a seguinte ainda.
f(0) - (0+1) = -1 ?
Se for esse valor -1 foi multiplicado por f

como uma distributiva ou não, se não como foi feita?
Obrigado
ViniRFB
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 14:17
ViniRFB escreveu:f(0) - (0+1) = -1 ?
Se for esse valor -1 foi multiplicado por

como uma distributiva ou não, se não como foi feita?
Você deve estar se referindo a essa passagem:
Quanto vale a expressão -(0 + 1)? Ora, isso é igual a -1.
Além disso, note que escrever

é a mesma coisa que dizer que: multiplique o número -(0 + 1) pelo número

.
Lembrando então que -(0 + 1) é igual a -1, estamos multiplicando -1 por

. Qual é o resultado disso? Ora, o resultado disso será simplesmente

.
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 14:49
Grato professor.
Consegui resolver então!
Abraços e até a próxima.
OBS: Viu que coloquei as fórmulas? Peguei o tópico que me indicaste e imprimi assim vou vendo no papel enquanto digito.
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 15:32
ViniRFB escreveu:Viu que coloquei as fórmulas?
Sim.
ViniRFB escreveu:Peguei o tópico que me indicaste e imprimi assim vou vendo no papel enquanto digito.
Em pouco tempo você estará tão acostumado com os comandos que nem precisará olhar o papel.
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 16:55

por que?
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 18:46
ViniRFB escreveu:
por que?
Subtraindo um número por ele mesmo, qual é o resultado obtido?
Ou seja, sendo x um número, qual é o resultado de x - x?
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por ViniRFB » Seg Mar 05, 2012 21:03
x-x = 0
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por LuizAquino » Seg Mar 05, 2012 21:13
ViniRFB escreveu:x-x = 0
Sendo assim, você já sabe que

.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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