por jose henrique » Ter Abr 26, 2011 23:34
para encontrar o gráfico da função
![y=4-\sqrt[]{{x}^{2}-1} y=4-\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/f03db12452616018d3835422e0d97332.png)
podemos fazer o seguinte:
![y-4=-\sqrt[]{{x}^{2}-1} y-4=-\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/69d3aa2573440eb890cd5e1571d4f4fe.png)
agora podemos elevarmos os dois lados ao quadrado, feito isso eu achei
![{(y-1)}^{2}={(-\sqrt[]{{x}^{2}-1})}^{2} \Rightarrow {(y-1)}^{2}={x}^{2}-1 \Rightarrow {x}^{2}-{(y-1)}^{2}=1 {(y-1)}^{2}={(-\sqrt[]{{x}^{2}-1})}^{2} \Rightarrow {(y-1)}^{2}={x}^{2}-1 \Rightarrow {x}^{2}-{(y-1)}^{2}=1](/latexrender/pictures/cfcd086641b963872c9f7ed5c7852891.png)
Porém o enunciado do exercício diz eu iria encontrar uma equação do segundo grau, que geometricamente representa uma curva. Onde eu errei ...
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jose henrique em Qua Abr 27, 2011 15:06, em um total de 5 vezes.
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por jose henrique » Ter Abr 26, 2011 23:37
jose henrique escreveu:para encontrar o gráfico da função
![y=4-\sqrt[]{{x}^{2}-1} y=4-\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/f03db12452616018d3835422e0d97332.png)
podemos fazer o seguinte:
![y-4=-\sqrt[]{{x}^{2}-1} y-4=-\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/69d3aa2573440eb890cd5e1571d4f4fe.png)
agora podemos elevarmos os dois lados ao quadrado, feito isso eu achei
![{(y-1)}^{2}={(-\sqrt[]{{x}^{2}-1})}^{2} \Rightarrow {(y-1)}^{2}={x}^{2}-1 \Rightarrow {x}^{2}-{(y-1)}^{2}=1 {(y-1)}^{2}={(-\sqrt[]{{x}^{2}-1})}^{2} \Rightarrow {(y-1)}^{2}={x}^{2}-1 \Rightarrow {x}^{2}-{(y-1)}^{2}=1](/latexrender/pictures/cfcd086641b963872c9f7ed5c7852891.png)
Porém o enunciado do exercício diz eu iria encontrar uma equação do segundo grau, que geometricamente representa uma curva. Onde eu errei
uma equação de segundo grau representa uma parábola, mas com esta equação eu não irei conseguir
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por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 00:35
Primeiro, você errou aqui:

e não

como você disse. Segundo, isso representa uma hipérbole, e ele quer apenas um dos ramos.
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por jose henrique » Qua Abr 27, 2011 09:24
Fantini escreveu:Primeiro, você errou aqui:

e não

como você disse. Segundo, isso representa uma hipérbole, e ele quer apenas um dos ramos.
primeiramente, obrigado!! desculpa mas isso foi um erro de digitação que eu não percebi na hora que postei, agora minha maior dúvida era relacionado a equação que resulta, pois isso aí dá uma hipérbole, o que eu não consegui achar foi a tal equação do segundo grau até agora.
agora outra dúvida que surgiu, como eu vou ter os denominadores iguais, as hipérboles dessa equação estariam voltadas para baixo-cima ou para os lados?
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por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 19:45
Aqui está a curva pedida:
http://www.wolframalpha.com/input/?i=x^2+-+%28y-4%29^2+%3D+1
Não entendo porque o enunciado teria dito que cairia numa equação do segundo grau. Pode postar por completo?
P.S.: O link não funciona direito, então copie e cole no navegador.
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por jose henrique » Qua Abr 27, 2011 20:33
Conseidere as funções F(x)=
![4-\sqrt[]{{x}^{2}-1} 4-\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/1c74965952e87b0578955204a4be2fa8.png)
g(x)=
![4+\sqrt[]{{x}^{2}-1} 4+\sqrt[]{{x}^{2}-1}](/latexrender/pictures/e852991ab18839e64965d28c18bb8804.png)
.
(a) observe que o domínio das duas funções são iguais. qual o domínio?
Dom= (-

, -1]

[1, +

) (foi que eu achei)
B) para encontrar o gráfico da função y=f(x) podemos fazer o seguinte:
![y=4-\sqrt[]{{x}^{2}-1} \Rightarrow y-4=-\sqrt[]{{x}^{2}-1} \Rightarrow {(y-4)}^{2}={(-\sqrt[]{{x}^{2}-1})}^{2} y=4-\sqrt[]{{x}^{2}-1} \Rightarrow y-4=-\sqrt[]{{x}^{2}-1} \Rightarrow {(y-4)}^{2}={(-\sqrt[]{{x}^{2}-1})}^{2}](/latexrender/pictures/e263b914ea3a8848d4dd3df4378d9745.png)
, se elevarmos os dois lados ao quadrado, encontraremos uma equação do segundo grau, que geometricamente representa uma curva.
que curva é essa?
justifique como descobriu qual é essa curva?
Essa curva não é um gráfico de função porque qualquer reta vertical corta essa curva em mais de um ponto, ou seja, para um mesmo valor de x há mais um valor de y.
Mas parte da curva é o gráfico da função y=f(x)
qual parte da curva é o gráfico da função y=f(x)? esboce esse gráfico
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por jose henrique » Qua Abr 27, 2011 20:57
minha maior dúvida foi essa pois também achei a hipérbole com centro (0, 4), mas não entendi o porque da equação do segundo grau
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por jose henrique » Qua Abr 27, 2011 21:08
minha maior dúvida foi essa pois também achei a hipérbole com centro (0, 4), mas não entendi o porque da equação do segundo grau.
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Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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