por luishennrique » Qui Dez 30, 2010 20:15
Bom gente preciso de uma ajudinha com este problema.
Um casal de namorados marca um encontro numa ciclovia;ele vem do norte e ela do sul. O rapaz pedala a uma velocidade de
32 km/h e a moça pedala a
24 km/h. No instante em que a distancia entre eles é de
28 km, uma abelha, que voa a
20 km/h, parte de um ponto entre os dois até encontrar um deles; então ela volta em direção ao outro e continua nesse vaivém até morrer prensada pelas rodas das bicicletas no momento em que o casal se encontra. Quantos quilômetros voou a abelha?
gente em não sei nem por onde começar, o livro até tem a resposta, mas eu não consigo resolver a questão. Alguem pode me ajudar ?
Obrigado.

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por Elcioschin » Sex Dez 31, 2010 15:14
Tempo para os dois se encontrarem:
D = (V + v)*t ------> 28 = (32 + 24)*t ----> 28 = 56*t ----> t = 0,5 h (ou 30 min)
Este tempo é o mesmo em que a abelha voou -----> d = v'*t ----> d = 20*0,5 ----> d = 10 km
Coitada da abelha: deve ter morrido extenuada
Coitado também do casal de namorados: como as rodas bateram de frente numa velocidade equivalente a 56 km/h o tombo de ambos dever sido bem feio.
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por luishennrique » Sáb Jan 01, 2011 19:06
Elcioschin escreveu:Tempo para os dois se encontrarem:
D = (V + v)*t ------> 28 = (32 + 24)*t ----> 28 = 56*t ----> t = 0,5 h (ou 30 min)
Este tempo é o mesmo em que a abelha voou -----> d = v'*t ----> d = 20*0,5 ----> d = 10 km
Coitada da abelha: deve ter morrido extenuada
Coitado também do casal de namorados: como as rodas bateram de frente numa velocidade equivalente a 56 km/h o tombo de ambos dever sido bem feio.
Muito Obrigado
Elcioschin.
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por PedroSantos » Dom Jan 02, 2011 07:52
Fiquei com dúvidas em relação à proposta de resolução apresentada pelo Elcioschin. Por isso recorri-me do metodo experimental
Inicialmente a abelha parte de um ponto intermédio entre o rapaz e a rapariga. Por isso apliquei a expressão

para
a igual à velocidade da abelha e
b para a velocidade de um dos outros.Seja
b a velocidade do rapaz.

O que resulta em aproximadamente 16 min.
Imaginemos que o rapaz, e a rapariga se posicionam na reta real. Onde, inicialmente, o rapaz ocupa o ponto de abscissa -14 e a rapariga a abscissa 14. Após este primeiro momento de 16 min o rapaz percorreu:

e ocupa agora a abscissa -5,5.
A rapariga percorreu

e ocupa a abscissa 7,6.
Agora, e até ao final, utilizo as velocidades do rapaz e da rapariga.



Ou seja
t=14 min
Assim a abelha percorreu um total de (14min+16min)*20km/h. Provavelmente a primeira parte da minha demonstração é indeferente para a resolução do problema.
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por luishennrique » Dom Jan 02, 2011 23:00
PedroSantos escreveu:Fiquei com dúvidas em relação à proposta de resolução apresentada pelo Elcioschin. Por isso recorri-me do metodo experimental
Inicialmente a abelha parte de um ponto intermédio entre o rapaz e a rapariga. Por isso apliquei a expressão

para
a igual à velocidade da abelha e
b para a velocidade de um dos outros.Seja
b a velocidade do rapaz.

O que resulta em aproximadamente 16 min.
Imaginemos que o rapaz, e a rapariga se posicionam na reta real. Onde, inicialmente, o rapaz ocupa o ponto de abscissa -14 e a rapariga a abscissa 14. Após este primeiro momento de 16 min o rapaz percorreu:

e ocupa agora a abscissa -5,5.
A rapariga percorreu

e ocupa a abscissa 7,6.
Agora, e até ao final, utilizo as velocidades do rapaz e da rapariga.



Ou seja
t=14 min
Assim a abelha percorreu um total de (14min+16min)*20km/h. Provavelmente a primeira parte da minha demonstração é indeferente para a resolução do problema.
Me parece complicado, mas de qualquer forma valeu ?

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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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