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Crescimento populacional

Crescimento populacional

Mensagempor Flordeliz » Ter Dez 14, 2010 20:59

Olá amigos...
Mais uma vez estou pedindo socorro, será qu alguém pode me ajudar?

Eis o problema:

O crescimento populacional de uma determinada cidade obedece ao seguinte modelo de equação. Q(T) = 100 + 32 (1 – e^-kt ),onde t é dado em anos, Q(t) é dado em milhares de habitantes no tempo t, e k é uma constante específica desta cidade a ser determinada. Estima-se que daqui a três anos a população será de 128 mil habitantes. Então, de acordo com esse modelo, daqui a cinco anos a população será de quantos milhares de habitantes ?

Substitui Q(T) por 128 e t por 3, ficando 128 = 100 + 32( 1 - e^-3k)
Fazendo e^-3k = y, temos: 28/32 = 1 - y, logo y = 8^-1
Se y = e^-3k, então, e^-3k = 8^-1 e agora, não consigo prosseguir....podem me ajudar?

Grata!
Abraço a todos.
Flordeliz
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Re: Crescimento populacional

Mensagempor Elcioschin » Qua Dez 15, 2010 15:19

128 = 100 + 32( 1 - e^-3k)

28 = 32*(1 - e^-3k) ----> 7 = 8*(1 - e^-3k) ----> 7/8 = 1 - e^-3k ---> e^-3k = 1/8 ----> (e^k)^-3 = 2^-3 ----> e^k = 2

Q(5) = 100 + 32*[1 - e^-5k] ---> Q(5) = 100 + 32*[1 - (e^k)^-5] ----> Q(5) = 100 + 32*(1 - 2^-5) ----> Q(5) = 100 + 32*(1 - 1/32)

Q(5) = 100 + 32*(31/32) ----> Q(5) = 100 + 31 ----> Q(5) = 131 mil
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Re: Crescimento populacional

Mensagempor Flordeliz » Qua Dez 15, 2010 21:40

Caro Elcioschin , às vezes fico pensando por que temos tendência a complicar ao invés de simplificar....!

Muitíssimo obrigada, por facilitar meu entendimento e simplificar minha vida mais um pouquinho.....!!!!rsrsrs

Um grande abraço e que Deus te abençoe.

Até!
Flordeliz
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Re: Crescimento populacional

Mensagempor Elcioschin » Qua Dez 15, 2010 22:09

FlordeLiz

Esta tendência diminui a medida em que praticamos.
Depois de praticar bastante a gente ganha experiência.
E a experiência facilita tudo: coisas aparentemente complicadas são resolvidas num piscar de olhos.
Continue estudando com afinco e você chegará lá.
Elcioschin
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?