por Cleyson007 » Qua Jun 10, 2009 09:47
Bom dia!
Encontrei um exercício (que por achei muito interessante), mas não estou conseguindo desenvolver o raciocínio da resolução. Alguém pode me ajudar?
--> Um teste de literatura, com 5 alternativas (onde, uma única é verdadeira), refere-se à data de nascimento de um famoso escritor, apresenta as seguintes alternativas:
a) Século XIX
b) Século XX
c) Antes de 1860
d) Depois de 1830
e) N.R.A.
Gabarito: Resposta c.
Agradeço sua ajuda.
Até mais.
Um abraço.
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por Molina » Qua Jun 10, 2009 11:25
Não saquei a jogada dessa questão
Tem certeza que trata-se de um problema envolvendo matemática?
HAHAHAHAHA.. Pensei em até procurar os escritores mais famosos
em literatura e ver a data do nascimento.
Mas a idéia deve ser outra.
Abraços!

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por Cleyson007 » Qua Jun 10, 2009 13:43
Boa tarde Molina!
Também não consegui entender a jogada da questão...
Encontrei esse problema em uma apostila de Matemática, na parte que refere-se ao "estudo dos conjuntos numéricos".
Eu também pensei em consultar algumas referências biográfica... HAHAHA
Vou continar tentando por aqui... se conseguir, comento!
Até mais.
Um abraço.
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por Marcampucio » Qua Jun 10, 2009 14:42
Na verdade é uma questão de lógica e tem solução. O escritor nasceu antes de 1860, mais precisamente
antes de 1801.
Só uma alternativa pode ser verdadeira:

A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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por Cleyson007 » Qua Jun 10, 2009 14:51
Marcampucio escreveu:Na verdade é uma questão de lógica e tem solução. O escritor nasceu antes de 1860, mais precisamente
antes de 1801.
Só uma alternativa pode ser verdadeira:

Boa tarde Marcampucio!
Você poderia explicar o
porque da alternativa
c correta, e as demais alternativas estarem erradas?
Agradeço sua ajuda.
Até mais
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por Marcampucio » Qua Jun 10, 2009 15:59
Só pode haver uma resposta correta. Qualquer outra alternativa comtempla mais de uma resposta. A figura é uma intersecção de conjuntos.
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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por ginrj » Qua Jun 10, 2009 18:04
bem interessante, no primeiro instante nao consegui compreender, agora com a ajuda do amigo ficou mais claro
Os números governam o Universo
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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