por LuizCarlos » Ter Mar 13, 2012 17:58
Olá amigos. Minha dúvida é a seguinte:
Estou conseguindo resolver questões de subtração de números inteiros, mas não estou conseguindo entender a ideia de diferença entre números inteiros, não estou conseguindo fazer uma analogia com alguma coisa, para que eu consiga entender o conceito de diferença entre números inteiros.
Na adição de números inteiros consigo fazer a analogia com dinheiro, pensando em dívida , e o que tenho para paga-la.
Mas já na subtração não consigo fazer essa analogia.
Gostaria de exemplos para tornar minha mente clara nesse assunto.
Agradeço desde já a todos.
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LuizCarlos
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por LuizAquino » Ter Mar 13, 2012 18:29
LuizCarlos escreveu:Estou conseguindo resolver questões de subtração de números inteiros, mas não estou conseguindo entender a ideia de diferença entre números inteiros, não estou conseguindo fazer uma analogia com alguma coisa, para que eu consiga entender o conceito de diferença entre números inteiros.
Na adição de números inteiros consigo fazer a analogia com dinheiro, pensando em dívida , e o que tenho para paga-la.
Mas já na subtração não consigo fazer essa analogia.
Pense em uma régua diferente, que no seu meio temos o número 0. Antes do número 0, vamos colocar os números negativos. Já depois do número 0, os positivos.
A figura abaixo ilustra essa régua.

- régua.png (931 Bytes) Exibido 1090 vezes
Nessa régua, o que significa -5 - (-2)? E o que significa -2 - (-5)?
A subtração a - b, com a e b números nessa reta, significa o tanto que devemos andar para ir de b até a, sendo que o sinal do resultado indica se devemos andar da esquerda para direita ou se devemos andar da direita para a esquerda.
Por exemplo, temos que -5 - (-2) = -3. Isso significa que partindo de -2, devemos andar 3 unidades para a esquerda de -2 até chegar no -5.
Por outro lado, temos que -2 - (-5) = 3. Isso significa que partindo de -5, devemos andar 3 unidades para a direita de -5 até chegar no -2.
Agora tente fazer outras subtrações entre inteiros seguindo essa ideia.
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por LuizCarlos » Ter Mar 13, 2012 19:20
Agora consegui intender amigo Luiz Aquino, fazendo essa analogia, dessa forma fica mais fácil de perceber.
Muito obrigado, continue ajudando quem precisa de ajuda.
Abraço e sucesso.
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LuizCarlos
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Dom Mai 09, 2010 12:04
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Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20
1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em

substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação

não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta

.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59
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