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(Vestibular-80) Área

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Mensagempor flavio2010 » Qui Jul 15, 2010 12:54

Um poligono do plano Oxy tem área s.
A função f:R^2->R^2 tal que:
f(x,y)=(2x+y,x+2y) o tranforma num polígonode área:
a) s
b) 2s
c) 4s
d) s/2
e) 3s
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Re: (Vestibular-80) Área

Mensagempor Tom » Qui Jul 15, 2010 13:24

Por hora, penso que você poderia fazer um simples estudo.

Dado o triângulo cujos lados tem coordenada (0,0);(0,1);(1,0) cuja área é s=\dfrac{1}{2}

Com a função teríamos as coordenadas (0,0);(1,2);(2,1) , cuja área é s'=\dfrac{3}{2}

Assim, s'=3s



Letra E

Depois resolverei a questão com rigor, mas pode ficar tranquilo...a solução é letra E, mesmo.
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Re: (Vestibular-80) Área

Mensagempor Tom » Sex Jul 16, 2010 01:38

Pronto, uma "solução oficial":

Sejam \vec{u},\vec{v} vetores de um espaço vetorial bidimensional representados no plano Oxy, tais que:

\vec{u}=x_u.\hat_{x}+  y_u.\hat_{y}

\vec{v}=x_v.\hat_{x}+  y_v.\hat_{y}

Sem perda de generalidade, podemos dividir um polígono em triângulos e assim o somatório da área dos triângulos resultará na área do polígono. Ora, se \vec{u} e \vec{v} são lados de um dos triângulos, então o módulo do produto vetorial \vec{u}\times\vec{v} é numericamte igual ao dobro da área do triângulo supracitado.

Calculando o módulo do vetor "produto vetorial", obtemos : 2S_{\triangle}=|(u_xv_y-u_yv_x)|

Com a função de transformação de coordenadas: f(x,y)=(2x+y,x+2y) a área seria:

2S'_{\triangle}=|(2u_x+u_y)(v_x+2v_y)-(u_x+2u_y)(2v_x+v_y)|=|3u_xv_y-3u_yv_x|=2.(3S_{\triangle})

Vemos então que a função triplica a área de qualquer triângulo e, portanto, triplicará a área do somatório, isto é, a área de qualquer polígono.

Concluímos, de fato, que a Letra E é a alternativa correta.

(c.q.d.)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?